Briófitas

Description

ciencias Ciências Slide Set on Briófitas, created by Nicole Soeira on 06/05/2016.
Nicole Soeira
Slide Set by Nicole Soeira, updated more than 1 year ago
Nicole Soeira
Created by Nicole Soeira almost 8 years ago
67
2

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    O que são?
    São plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados (pedras ou troncos de árvores).

Slide 3

    Do que são formados?
    O corpo do musgo é formado basicamente de três partes ou estruturas: rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente; cauloide - pequena haste de onde partem os filoides; filoides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.

Slide 4

    Reprodução
    Nas briófitas, os gametófitos em geral têm sexos separados. Em certas épocas, os gametófitos produzem uma pequena estrutura, geralmente na região apical - onde terminam os filoides. Ali os gametas são produzidos. Os gametófitos masculinos produzem gametas móveis, com flagelos: os anterozoides. Já os gametófitos femininos produzem gametas imóveis, chamados oosferas. Uma vez produzidos na planta masculina, os anterozoides podem ser levados até uma planta feminina com pingos de água da chuva que caem e respingam. Na planta feminina, os anterozoides nadam em direção à oosfera; da união entre um anterozoide e uma oosfera surge o zigoto, que se desenvolve e forma um embrião sobre a planta feminina. Em seguida, o embrião se desenvolve e origina uma fase assexuada chamada esporófito, isto é, a fase produtora de esporos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Vírus
Alessandra S.
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Orgão Coração Humano
Alessandra S.
Transformações Químicas e Físicas
Andrea Barreto M. Da Poça
Transformações Químicas e Físicas
Andrea Barreto M. Da Poça
Glossário de Biologia Geral
Alessandra S.
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
Tipos: Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça