Art Noveau e Art Déco

Description

Slide para a apresentação no dia 17/05 da disciplina de Artes (Professora Meire).
Leticia Barros
Slide Set by Leticia Barros, updated more than 1 year ago
Leticia Barros
Created by Leticia Barros almost 8 years ago
429
13

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Art Nouveau: Contexto Histórico
    Surgiu na França, foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento arts & crafts e que teve grande destaque durante a Belle époque, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX. Relaciona-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Euroupa com a exploração de novos materiais (como o ferro e o vidro, principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética) e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida que teve grande influência nos cartazes.

Slide 3

    Inspirava-se na natureza; Abandono de linhas retas; Riqueza de detalhes; Valorização do artesanato; Linhas curvas e assimétricas; Uso de flores e plantas para dar ideia de movimento, ou então insetos, para dar dinâmica às formas; Se opunha às máquinas e seus produtos industrializados e produzidos em massa; Percursor da arquitetura moderna; Visa inserir-se a vida cotidiana, atendendo as mudanças sociais e o ritmo movimentado da vida moderna. 
    Art Nouveau: Características

Slide 4

    O movimento social e estético inglês liderado por William Morris (1834-1896), Arts & Crafts, está nas origens do Art Nouveau. Rompendo com a distinção entre Belas-artes e artesanato, lutando pela valorização dos ofícios e trabalhos manuais, e tentando recuperar o ideal de produção artesanal colectiva, segundo o modelo das guildas medievais.
    Art Nouveau: William Morris

Slide 5

    Art Nouveau: Arthur Heygate Mackmurdo
    Situou-se na Inglaterra a primeira manifestação concreta do art nouveau: um desenho feito em 1883 por Arthur Heygate Mackmurdo para a capa de seu livro Wren's City Church (A igreja de Wren em Londres).  

Slide 6

Slide 7

Slide 8

Slide 9

    Art Déco: Contexto Histórico
    Vigorou nas décadas de 1920 e 1930 (aproximadamente). Foi a transição de dois momentos bem distintos: o eclético e o moderno. Seu nome teve origem na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas (em francês: Exposition Internacionale dês Arts Décoratifs et Industriels Modernes) que ocorreu em Paris em 1925. Numa época em que o estilo eclético já não dava mais conta da produção que o século XX demandava, emerge o Art Deco, com suas formas menos rebuscadas e mais geometrizadas.

Slide 10

Slide 11

    Art Déco: Características
    Possuem linhas geométricas, ecalonares, privilegiando a aerodinâmica; Inspiração em culturas antigas, como Grécia, Egito, África e as culturas sul-americanas; Movimento ligado ao American Way Of Life; É uma mistura de arte nova e arte primitiva; Influenciado pelo cubismo, construtivismo e futurismo; É um movimento heterogêneo, requintado e exótico; No urbanismo, valorizam a esquina e surgemvários fios elétricos que passavam em frente as edifícações, tornando assim o local mais poluído, por causa da revolução indústrial; Divisão do edifício em 3 partes (base, corpo e coroamento); No padrão decorativo Art Deco predominam linhas retas e circulares estilizadas, e formas abstratas; Emprego dos materiais: marfim, jade e laca.
    Caption: : Cristo Redentor, maior escultura Art Déco do mundo

Slide 12

    Art Déco: Arquitetura
    Art Déco foi essencialmente um estilo decorativo que combinava luxo, e ornamentação formal, e que apresentava cores discretas, traços sintéticos, formas estilizadas ou geométricas; Muitos designers da Arte Déco rejeitaram os materiais tradicionais (ou industriais) e preferiam materiais nobres — como o ébano, o mármore, a laca e madeiras raras; Uma característica da Art Déco é a exaltação da monumentalidade, muito de acordo com o novo-riquismo da «Golden Age» norte-americana, numa era onde o poder industrial e a expansão capitalista servia uma élite afluente, dedicada ao lazer.

Slide 13

    Pintura: Tamara de Lempicka
    Pintora polaca art déco, sua primeira grande exposição teve lugar em Milão em 1925, tendo pintado 28 novas obras em seis meses. Rapidamente tornou-se uma das mais importantes artistas de sua geração, pintando membros da nobreza europeia e socialites. As Linhas Art Deco são retas e angulares, mas também curvas, circulares e oval, não no sentido de Art Nouveau floral, mas com formas geométricas como o hexágono e pentágono. Silhuetas humanas são finas e leves, com vestidos de seda em linha reta ou encaixotados e brilhante.
    Caption: : Tamara de Lempicka, auto-retrato

Slide 14

Slide 15

Slide 16

    Mais exemplos de Art Nouveau na arquitetura, artes plásticas, design e etc:                         http://art-noveau-love.tumblr.com/                                                                                                              https://br.pinterest.com/sharla39/botanical-william-morris/ Mais exemplos de Art Déco na arquitetura, artes plásticas, design e etc:                                         http://decoarchitecture.tumblr.com/
    Extras

Slide 17

    Fontes:
    https://arquitracobrasil.wordpress.com/art-deco/ http://tuxedoronny.tumblr.com/post/26354032073/dear-tumblr-users-art-nouveau-is-not-art-deco http://globomidia.com.br/educacao/art-nouveau http://tipografos.net/designers/art-deco.html
Show full summary Hide full summary

Similar

ArqFlashcards
Carlos Eduardo Plens
Timeline of World War One
amayagn
Biology- Genes, Chromosomes and DNA
Laura Perry
GCSE Biology 4 OCR - The Processes of Life
blairzy123
Geography: Population
ameliaalice
BELIEVING IN GOD- UNIT 1, SECTION 1- RELIGIOUS STUDIES GCSE EDEXCEL
Khadijah Mohammed
Stave One - A Christmas Carol
hannahshields58
“The knower’s perspective is essential in the pursuit of knowledge.” To what extent do you agree with this statement?
Lucia Rocha Mejia
Biology B2.1 Cells, tissues and organs
Corey Meehan
Literary Techniques in Othello
Rebecca Hunter