James Watt

Description

A vida de James Watt
Carlos Eduardo F1464
Slide Set by Carlos Eduardo F1464, updated more than 1 year ago
Carlos Eduardo F1464
Created by Carlos Eduardo F1464 almost 8 years ago
286
1

Resource summary

Slide 1

    Ativida de Português
    Professora: Paula DanielleAlunos:GabrielyAmandaJulio CesarCarlos Eduardo FilhoIsabella Veloso

Slide 2

    Caption: : James Watt foi um matemático e engenheiro escocês. Construtor de instrumentos científicos, destacou-se pelos melhoramentos que introduziu no motor a vapor, que se constituíram num passo fundamental para a Revolução Industrial.
    James Watt

Slide 3

    Inicialmente, Watt foi educado em casa com a sua mãe. Mais tarde, porém, Watt ingressou na escola, onde aprendeu latim, grego e matemática. Além disso, uma das fontes da sua educação foi as oficinas do seu pai, onde ele podia, com as suas próprias ferramentas e banca de trabalho, criar modelos mecânicos (por exemplo, guindastes e realejos) e familiarizar-se com muita instrumentação, principalmente naval. 
    Aos 17 anos, Watt decidiu tornar-se fabricante de instrumentos matemáticos e, para isso, viajou para Glasgow, onde um dos parentes da sua mãe dava aulas na Universidade. Posteriormente, em 1755, Watt rumou a Londres, local onde encontrou um mestre para ensiná-lo. Ao voltar para Glasgow, Watt abriu uma loja na Universidade, em 1757, e começou a criar instrumentos matemáticos (quadrantes, bússolas, escalas, entre outros). Watt conheceu muitos investigadores e tornou-se amigo de Joseph Black (1728 – 1799), que desenvolveu o conceito de calor latente.
    A vida de James Watt

Slide 4

    Em 1764, ao reparar num modelo da máquina a vapor de Thomas Newcomen (1663 – 1729), Watt ficou impressionado com a sua perda de vapor. Em maio de 1765, depois de batalhar no problema, Watt conseguiu encontrar uma solução – um condensador separado da máquina, a sua primeira grande invenção. Watt tinha percebido que a perda de calor latente (o calor envolvido na mudança de estado da substância) era o pior defeito do motor de Newcomen e que, por conseguinte, a condensação devia ser efetuada numa câmara distinta do cilindro, mas ligada a ele. Pouco depois, Watt conheceu John Roebuck (1718 – 1794), que o encorajou a criar um motor. Desta forma, Watt formou uma sociedade com Roebuck para a produção de motores. 
    "A luta de James Watt"

Slide 5

    Construtor de instrumentos científicos, destacou-se pelos melhoramentos que introduziu no motor a vapor, que se constituíram num passo fundamental para a Revolução Industrial. Foi um importante membro da Lunar Society. Muitos dos seus textos estão atualmente na Biblioteca Central de Birmingham.
    James Watt era...

Slide 6

    Aos dezoito anos, falece sua mãe e a saúde de seu pai começa a decair. Então Watt resolve viajar para Londres a fim de estudar fabricação de instrumentos, durante um ano, porém teve que deixar a cidade em 1756 devido a problemas de saúde. Posteriormente retornou para a Escócia, e investiu na fabricação de seus próprios instrumentos. Todavia, por não ter servido como aprendiz durante os sete anos obrigatórios, a "Glasgow Guilg Hammermen" (associação local dos artesãos que utilizam "martelos") não permitiram dar continuidade em suas atividades[2] , assim proibindo a prática de confeccionador de instrumentos na Escócia
    James Watt

Slide 7

    A partir de 1766, Watt tornou-se agrimensor durante os oito anos seguintes, até ter emigrado para São Paulo, em 1774. Depois da renovação da patente de Watt, este prosperou nos negócios e, mais tarde, em 1782, ainda patenteou um motor de ação dupla. As suas realizações foram amplamente reconhecidas em vida: foi nomeado Doutor em Direito pela Universidade de Glasgow, em 1806, foi membro estrangeiro da Academia Francesa de Ciências, em 1814, e foi presenteado com um baronato, ao qual ele recusou. 
    A Watt se deve o conceito de Horse-Power (cavalo-vapor), uma unidade de potência ainda hoje em uso (1 hp = 745,69 W) Este conceito foi mais tarde utilizado em termos continentais nomeadamente nos países latinos como Cavalo-vapor (cv) mas com um valor que corresponde a cerca de 98% do valor original (usando outra metodologia de cálculo) e designado como metric horsepower ou seja 75 kgf-m por segundo o que é aproximadamente equivalente a 735,5 watts. Em sua homenagem, a unidade de potência, no sistema internacional, é designada por watt (símbolo: W).
    James...

Slide 8

    Caption: : James Watt e a máquina a vapor criada em 1579
    Não é possível falar da máquina a vapor sem  mencionar James Watt. Embora não tenha sido o inventor da máquina a vapor, pertencendo esta honra a Thomas Newcomen (a quem raramente é atribuído este crédito), foi Watt quem produziu os avanços que seriam cruciais a esta nova tecnologia.
    James Watt e sua máquina de vapor

Slide 9

      Engenheiro, mecânico e inventor escocês nascido em Greenock, inventor da moderna máquina a vapor, que possibilitou a revolução industrial. Aos 19 anos foi para Londres aprendizado de mecânico especializado na construção de instrumentos. Por problemas de saúde teve que voltar para Glasgow (1756) sem conseguir o certificado do curso. Porém conseguiu ser escolhido e foi contratado como aprendiz de mecânico para o serviço de manutenção de instrumentos científicos da Universidade de Glasgow (1757), onde conheceu Joseph Black. Ao receber para conserto (1763) uma máquina a vapor do tipo Newcomen, a mais avançada de então, observou que a perda de grandes quantidades de calor era o defeito mais grave da máquina, e, a partir dos estudos teóricos sobre calor, de Black, idealizou então o condensador, seu primeiro grande invento (1764), dispositivo que seria mantido separado do cilindro mas conectado a ele. No condensador a temperatura do vapor seria mantida baixa (cerca de 37o C), enquanto que no cilindro permaneceria elevada. Procurou, assim, alcançar o  máximo de vácuo no condensador. Fechou o cilindro, que antes permanecia aberto, eliminou totalmente o ar e assim criou uma verdadeira máquina a vapor. Obteve a primeira patente do  invento e de vários aperfeiçoamentos por ele próprio concebidos (1769). Endividado, associou-se a John Roebuck, que o ajudou financeiramente. Aperfeiçoou, então, a máquina a vapor  construída por Newcomen, introduzindo o condensador separado para motores a vapor (1775), revolucionando este tipo de máquina, tornando-a economicamente viável e deflagrando a  revolução industrial. Após inventar o motor rotativo de ação dupla, o industrial Matthew Boulton, dono de uma firma de engenharia, comprou a parte de Roebuck e começou a construir as máquinas a vapor projetadas por ele (1785), e que se tornaram universalmente empregadas, a partir de então. Também criou diversos dispositivos tais como o regulador de força centrífuga e o mecanismo de comando da gaveta de distribuição de vapor, o volante e o indicador de Watt. Com grande fortuna acumulada, resolveu aposentar-se e voltar para Birmingham (1790) e morreu em Heathfield Hall, perto de Birmingham, Inglaterra. Watt, no Sistema Internacional, é a unidade de medida de potência igual à potência duma fonte capaz de fornecer, contínua e uniformemente, um joule por segundo.
    (1736 - 1819)

Slide 10

    A máquina de vapor dele
    É a denominação dada a qualquer motor que funcione pela transformação da energia térmica em energia mecânica através da expansão do vapor de água. A pressão adquirida pelo vapor é utilizada para deslocar êmbolos que permitem o movimento das rodas de potentes locomotivas. Pode ainda ser empregada, pela transformação em energia cinética, ou energia de movimento, em imensas turbinas que impulsionam geradores elétricos e gigantescos transatlânticos. Bombas, bate-estacas e muitas outras máquinas potentes são comandadas por máquinas a vapor.

Slide 11

Slide 12

Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Vestibular - Crase
GoConqr suporte .
Português para Vestibular
GoConqr suporte .