CICLO DE VIDA DO PRODUTO

Description

CICLO DE VIDA DO PRODUTO
mariapresrlak
Slide Set by mariapresrlak, updated more than 1 year ago
mariapresrlak
Created by mariapresrlak almost 8 years ago
1038
8

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Ciclo de vida do Produto
    É uma ferramenta para decisões de estratégia de marketing. Tem os objetivos de: Avaliar comportamento do produto; Tomar decisões em relação ao produto. Kotler (1996) argumenta que: Os produtos têm vida limitada;- As vendas dos produtos passam por estágios distintos, cada um deles com desafios,oportunidades e problemas diferentes para as empresas; Os lucros sobem e descem nos diferentes estágios do ciclo de vida do produto; Os produtos necessitam de diferentes estratégias de produção, financeira, marketing,compras e recursos humanos de acordo com cada estágio do seu ciclo de vida.
    Caption: : Ciclo de vida do produto

Slide 3

    Caption: : Fase da Introdução
    Fase da INTRODUÇÃO
    É a fase inicial da vida de um produto. Se caracteriza por: Alto custo distribuição e produção; Deficiências na produção, venda e distribuição; Baixo volume de produção e venda; Baixa taxa de crescimento; Baixo número de clientes; Altos investimentos em tecnologia, propaganda, distribuição e embalagem/design; Baixa concorrência.

Slide 4

    Estratégias de INTRODUÇÃO
    PENETRAÇÃO LENTA: Baixo preço e Baixa comunicação; Para mercado amplo, baixa concorrência e consumidor sensível ao preço; Preço baixo encoraja a rápida aceitação; Poucos gastos com marketing.
    PENETRAÇÃO RÁPIDA: Baixo preço e Alta comunicação; Para mercado amplo, alta concorrência e consumidor sensível ao preço; Preço baixo e alta comunicação conquista mais mercado mais rapidamente.

Slide 5

    Estratégias de INTRODUÇÃO
    SKIMMING (DESNATAMENTO) LENTO: Alto preço e Baixa comunicação; Para mercado pequeno, baixa concorrência e consumidor com poder de compra; Pouco gasto com marketing para gerar mais lucratividade.
    SKIMMING (DESNATAMENTO) RÁPIDO: Alto preço e Alta comunicação; Para mercado pequeno, alta concorrência e consumidor com poder de compra; Alto gasto com marketing para obter alta lucratividade.

Slide 6

    Estratégia de marketing - INTRODUÇÃO
    Acompanhar o grau de aceitação no mercado; Corrigir eventuais falhas identificadas; Analisar os concorrentes diretos e indiretos; Comunicar ao mercado, induzindo o consumidor a experimentar o produto ou serviço; Investir nas validações: melhor forma de produzir, de atrair clientes e escalar vendas.

Slide 7

    Caption: : Fase do crescimento
    Fase do CRESCIMENTO
    É a fase onde o produto ganha mercado, começa a firmar-se no mercado. Se caracteriza por: Aumento das vendas; Aumento dos lucros; Alta taxa de crescimento; Aumento da concorrência; Quedas nos preços e custos; Recuperação dos investimentos.

Slide 8

    Estratégias de marketing - CRESCIMENTO
    Melhorar a qualidade e adicionar novas características ao produto; Acrescentar novos modelos; Aumentar os canais de distribuição; Administrar os preços no mercado; Mudar o apelo na propaganda; Reduzir preços para atrair consumidores sensíveis ao preço.

Slide 9

    Caption: : Fase da maturidade
    Fase do MATURIDADE
    É a fase onde as vendas e o número de concorrentes se estabilizam. Se caracteriza por: Estabilidade das vendas; Início da diminuição dos lucros; Saturação de concorrentes; Concorrentes começam a deixar o mercado; Risco de acomodação; Menores investimentos em inovação.

Slide 10

    Estratégias de marketing - MATURIDADE
    Expandir mercado com conversão de novos usuários, entrada em novos segmentos; Conquistar clientes da concorrência; Modificar/diversificar o produto (melhorar qualidade e estilo; implantar novos modelos); Descobri novas utilizações para  o produto; Enfatizar as diferenças e benefícios do produto/marca; Melhorar a distribuição (novos pontos de venda); Aumentar promoções; Igualar preço ou melhorar em relação à concorrência; Investir em inovação.

Slide 11

    Caption: : Fase do declínio
    Fase do DECLÍNIO
    É a fase onde o produto começa a perder participação no mercado por mudança de gosto e atitude do consumidor, obsolescência, progresso tecnológico, comprometimento da imagem; momento econômico. Se caracteriza por: Queda das vendas e lucros; Saída de concorrentes do mercado; Lançamento de novos produtos pelos concorrentes.

Slide 12

    Estratégias de marketing - DECLÍNIO
    Eliminar modelos fracos; Eliminar pontos de venda não lucrativos; Garantir venda do estoque para evitar perdas; Dominar o mercado através do aumento dos investimentos e eliminando a concorrência; Continuar com o mesmo volume de investimento até que as incertezas do mercado sejam resolvidas; Reduzir custos; Conter o investimento da empresa como uma forma de recuperar o caixa; Desfazer-se do negócio mais rapidamente, recuperando os ativos da melhor forma possível antes que se percam mais investimentos; Eliminar o produto; Introduzir novo produto no mercado.

Slide 13

    Caption: : Matriz BCG
    Matriz BCG / Ciclo de vida
    A Matriz BCG foi criada nos anos 70 por Bruce Henderson para a empresa americana Boston Consulting Group, e tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores de marketing e vendas.Ela pode ser utilizado em conjunto com a análise do Ciclo de vida do produto, possibilitando uma análise mais criteriosa para a tomada de decisão.

Slide 14

Slide 15

Slide 16

    Mari Presrlak
    mariapresrlak@gmail.comMariPresrlak (Facebook)MariPresrlak (Instagram)MariPresrlak (Twitter)45 9914 1396 (WhatsApp)
Show full summary Hide full summary

Similar

Reforçando conceitos básicos
Mariane Resende
Sequências
andreiapinkgirl_
ANCILOSTOMÍASE
Emanueli Carboneze
Operacional
Bryce Caniçali
MARKETING
Camila Amaro
Ciclo de vida de desenvolvimento de software
Rafaella Matos
Cirque Du Soleil
Cleber Gatti
INFLAÇÃO
Jordana Pasko