Unificação Alemã e Italiana

Description

Unificação Alemã e Italiana
Antonio Augusto
Slide Set by Antonio Augusto, updated more than 1 year ago
Antonio Augusto
Created by Antonio Augusto over 7 years ago
87
1

Resource summary

Slide 1

    Unificação Italiana.Parte¹
    *Península Itálica antes da Unificação:Na segunda metade do século XIX, a Península Itálica estava dividida em vários reinos, que eram Estados independentes. Alguns destes reinos eram, inclusive, governados de forma autoritária por famílias reais da Áustria e da França. A Igreja Católica também tinha grande poder político em algumas regiões.Neste contexto, não havia unificação de leis, moeda, língua e sistema político. Portanto, ainda não havia um país com nome de Itália com poder centralizado.
    *Causas da unificação:A região norte da Península Itálica, principalmente o reino de Piemonte-Sardenha, era muito mais desenvolvida do que o centro e o sul. Interessava à nobreza e, principalmente, à burguesia industrial que ocorresse a unificação, pois assim aumentaria o mercado consumidor, além de facilitar o comércio com a unificação de padrões, impostos, moeda, etc.Portanto, o movimento de unificação teve início e foi liderado pelo reino de Piemonte-Sardenha.

Slide 2

    Formou-se assim o Reino da Itália que teve como primeiro rei Vitor Emanuel II.No ano de 1866, os italianos, com apoio da Prússia, anexaram o reino de Veneza que até então era governado pelos austríacos.Faltava apenas anexar Roma que era a capital do Estado da Igreja Católica.Nesta época, Roma era muito bem protegida por militares da França. Porém, em 1870, a França entrou em guerra contra a Prússia, sendo que as tropas francesas instalada em Roma foram convocadas para a guerra. Sem a proteção militar francesa, os italianos conquistaram a cidade, transformando-a na capital do Itália, que teve sua unificação concluída.
    Processo e Guerras de Unificação:O processo de unificação italiana não foi pacífico. O Império Austro-Húngaro não queria ceder os reinos controlados pelas famílias reais austríacas.Em 1859, com apoio de movimentos populares, liderados por Giuseppe Garibaldi, e de tropas francesas, os piemonteses entraram em guerra contra o Império Áustro-Húngaro. Vencedores, os piemonteses conquistaram o reino da Lombardia.Foi o primeiro passo em direção à unificação.No ano seguinte, com apoio de movimentos populares, ocorreu a anexação ao Piemente dos reinos papais de Parma, Modena, Romagna e Toscana.Ainda em 1860, tropas piemontesas e os "camisas vermelhas", liderados por Garibaldi, incorporam o reino das Duas Sicílias (sul da Península Itálica).Em 1861, os Estados Pontifícios (governados pela Igreja Católica) foram anexados à Alta Itália
    Unificação Italiana.Parte²

Slide 3

    Unificação Alemã.Parte¹
    *Contexto histórico:Antes da unificação, o território germânico estava fragmentando em 39 estados que formavam a Confederação Germânica. A Confederação era governada por uma assembleia com representantes de todos os estados. Porém, eram os representantes dos maiores estados, Prússia e Áustria, que tinham maior poder e acabam por decidir quase tudo.Havia também um conflito de interesses entre Áustria e Prússia. Enquanto a Áustria era contrária a unificação, a Prússia era favorável, pois pretendia aumentar seu poder sobre o território germânico e ampliar o desenvolvimento industrial.
    *O Zollverein:Em 1834, a Prússia liderou a criação do Zollverein (união aduaneira dos Estados Germânicos) com o objetivo de facilitar o comércio entre os Estados e incentivar o desenvolvimento industrial. Grande parte dos estados entrou nesta união, porém a Áustria optou por ficar de fora. A criação desta união fez aumentar muito o poder da Prússia e diminuir o da Áustria na Confederação.

Slide 4

    Unificação Alemã.Parte²
    O Chanceler de Ferro:No ano de 1862, o rei prussiano Guilherme I escolheu para ser o primeiro-ministro da Prússia o político e diplomata Otto von Bismarck, o Chanceler de Ferro. A ideia de Guilherme I era unificar os Estados Germânicos, processo que seria organizado por Bismarck. Porém, o Chanceler de Ferroacreditava que para isso seria necessário o caminho militar.Para atingir seu objetivo, Bismarck passou a aumentar o poder bélico da Prússia, ampliando o número de militares e investindo na produção de armamentos.A Guerra dos Ducados:Foi a primeira etapa do plano militar de unificação germânica colocado em prática por Bismark. Em 1864, com apoio da Áustria, a Prússia conquistou os ducados de Holstein e Schleswig que eram habitados por germânicos, porém estavam sob posse da Dinamarca.
    Caption: : Otto von Bismarck

Slide 5

    A Guerra contra a Áustria:Após a Guerra dos Ducados, a Áustria havia ficado com o ducado de Holstein. Bismarck ficou descontente com a administração austríaca no condado e declarou guerra à Àustria no ano de 1866.A Prússia venceu a Áustria na guerra e passou a dominar os estados do norte da Confederação.A Guerra Franco-Prussiana e a unificação:Para concluir o objetivo de unificar todos os Estados Germânicos, a Prússia precisava conquistar os estados do sul. Porém, o imperador da França, Napoleão III, se opôs a ideia de Bismark. Após um problema de sucessão no trono da Espanha, um parente do rei da Prússia teria direito a ocupar o cargo. Porém, Napoleão III, temendo o aumento do poder prussiano na Península Ibérica, foi contra e declarou guerra a Prússia em 1870.Com um exército formado por militares prussianos e de outros estados germânicos, a Prússia comandou a invasão e conquista da França.Guilherme I foi proclamado Imperador da Alemanha em 1871, concluindo assim o processo de unificação da Alemanha.Ainda em 1871 foi assinado o Tratado de Frankfurt entre França e Alemanha. Como derrotados, os franceses tiveram de pagar uma elevada indenização de guerra, além de ceder à Alemanha os territórios da Lorena e da Alsácia.
    Unificação Alemã.Parte³
    Consequências da unificação alemã: Criação do II Reich na Alemanha (Império Alemão);  - Desenvolvimento econômico e militar da Alemanha;  - Crescimento do poder geopolítico da Alemanha na Europa;  - Entrada da Alemanha na disputa por território no processo de neocolonização da África e Ásia, aumentando a disputa por territórios com o Reino Unido no final do século XIX. Este fato fez aumentar as tensões entre Alemanha e Reino Unido, um dos fatores desencadeantes da Primeira Guerra Mundial;  - Formação da Tríplice Aliança em 1882, bloco político-militar composto por Áustria, Itália e Alemanha.
Show full summary Hide full summary

Similar

Business Studies Unit 2
tara.springate
Important Spanish Verbs
madiywarner
Chemistry Equations / Maths
Georgia B
Of Mice and Men
amyk4321
Algebraic Fractions
Olivia McKenzie
Restless Earth Notes
Gladys Mba
A2 Ethics - Virtue Ethics
Heloise Tudor
Algebra Quiz
Norman McBrien
THE PRESENT CONTINUOUS
neworld2030
Leaving Cert Poetry 2017
Mark O'M
1PR101 2.test - Část 15.
Nikola Truong