Aula 1

Description

CS Lewis Materiais CS Lewis (Slides) Slide Set on Aula 1, created by Luis Corso on 20/09/2016.
Luis Corso
Slide Set by Luis Corso, updated more than 1 year ago
Luis Corso
Created by Luis Corso over 7 years ago
24
0

Resource summary

Slide 1

    Quem foi C. S. Lewis?
    Nome: Clive Staples Lewis, nascido na Irlanda do Norte na cidade de Belfast.Ocupação: Professor universitário, escritor, poeta, teólogo...Algumas Obras: O problema do sofrimento, Cristianismo puro e simples, As crônicas de Nárnia, etc Biografia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clive_Staples_Lewis

Slide 2

    Um Breve Histórico...
    Nascimento, infância e Adolescência.       Nascido em 1898, criado nas tradições da igreja da Irlanda, tornou-se ateu convicto na adolescência seguindo até parte da fase adulta, quando por intermédio de Talkien, amigo, colega de profissão e escritor de Senhor dos Anéis, voltou a professar a fé cristã, tornando-se um dos maiores defensores do Cristianismo.     Reconhecido como "Jack" apelido que ele próprio criara para si, Lewis era visto como uma "criança sonhadora".      Lewis foi criado em meio a biblioteca de sua família. Na adolescência, ele e seu irmão se dedicavam a leitura de livros clássicos e após a morte de sua mãe, ele se isolara mais ainda nos estudos e nas fantasias de infância, até que aos 18 naos entrou na University College, em Oxford. 
    Fase adulta e falecimento     Lewis foi chamado para a Primeira Guerra Mundial, onde conheceu Moore e fez um acordo com ele de que o que morresse o outro tomaria conta da família do que morreu. Moore morreu e Lewis cumpriu o acordo, desagradando seu pai com isso, porque passou a morar com a família de Moore.     Aos 20 anos voltou a Universidade, onde se formou em letras, literatura, teologia e linguística e depois começou a lecionar em outras universidades como Cambrigde.      Voltou a ser cristão na década de 1930 e tornou-se popular durante na Segunda Guerra Mundial com seus escritos e programas em rádio, sendo reconhecido como apóstolo dos céticos, principalmente nos EUA.     No início de 1961 começou a ter uma série de doenças que culminou em sua morte uma semana antes do 65 anos de idade. 

Slide 3

    Apresentação do Livro e das Aulas...
    Aula 1 - Quem foi C.S. Lewis?                Livro e Aulas                Introdução ao Pensamento de LewisAula 2 - Introdução ao Livro               Onipotência e Bondade DivinaAula 3 - Maldade Humana e Queda do HomemAula 4 - O Sofrimento HumanoAula 5 - O InfernoAula 6 - O Sofrimento AnimalAula 7 - O Céu
    Caption: : Ele em PDF: https://sumateologica.files.wordpress.com/2009/07/c-s-lewis-o-problema-do-sofrimento.pdf

Slide 4

    Introdução a forma de pensar do Lewis.
    O problema do Sofrimento.Lewis não queria dar conselhos para alguém que estivesse sofrendo, até porque ele mesmo se diz incapaz para isso. Ele diz: "Devo também acrescentar que o único propósito do livro é resolver o problema intelectual criado pelo sofrimento; para a tarefa mais elevada de ensinar coragem e paciência jamais fui tolo o bastante para considerar-me qualificado, nem tenho qualquer coisa a oferecer aos meus leitores exceto minha convicção de que quando é preciso suportar a dor, um pouco de coragem ajuda mais do que muito conhecimento, um pouco de simpatia humana tem mais valor do que muita coragem, e a menor expressão do amor de Deus supera tudo." Então, do que ele trata?Lewis queria solucionar a questão que lhe foi proposta, que era o suposto paradoxo entre um Deus bom e uma Humanidade que sofria.
        "Se Deus é onipotente, não poderia Ele acabar com o mal no mundo?Se Deus é bom, não poderia Ele querer que o mal acabasse?" O que iremos estudar gira em torno desse questionamento. Me falem o que vocês acham. Jesus: Deus, mentiroso ou lunático.Link : https://bibliacomentada.com/ArtigosDetalhes.aspx?IdArtigo=2092Discutido em turma.
Show full summary Hide full summary

Similar

4 Passos para Aplicar o Método da ABP
GoConqr suporte .
Apresentação da aula 1 - Desenvolvimento Humano e Social - Saúde
Emmanuela Pimenta
Divisões da Filosofia
André Matias
Exatas - Aula 1 - Variedades linguísticas
Ramon Pablo Barros
Apresentação da aula 1 - Desenvolvimento Humano e Social - Diversos
Emmanuela Pimenta
Comunicação - Simulado - Aula 1
Ramon Pablo Barros
Apresentação da aula 1-Informação Científica
Bárbara Bezerra
Apresentação Psicomotricidade
anne reche
AULA 1 - INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Educação
Bárbara Bezerra
Múltiplos e divisores: números primos, mmc
Tania Goncalves