Avaliação

Alexia Carpediem
Slide Set by Alexia Carpediem, updated more than 1 year ago
Alexia Carpediem
Created by Alexia Carpediem over 3 years ago
67
1

Description

Série de slides sobre Aula 3 da Unidade 2 de Políticas e Gestão da Educação Básica

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Políticas e Gestão da Educação Básica
    Unidade 2 - Aula 3 - AVALIAÇÃOAs Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade 

Slide 4

    AVALIARdo  francês évaluer; ação ou efeito de avaliar; atribuir valor, valorar alguma coisa;  estimar ou calcular o valor de algo.

Slide 5

          Conforme Mésaros (1981, p. 273), duas são as funções da avaliação escolar em sociedade capitalista:Produção das qualificações necessárias ao funcionamento da economia. Formação de quadros e elaboração dos métodos para um controle político.

Slide 6

Slide 7

    Feita em um tipo único iguala os desiguais resultando injusta, tendenciosa e não representativa; além de legitimar a seletividade e alijar os menos favorecidos.Deve-se variar e dar pesos distintos. 
    A avaliação tem função social

Slide 9

    Pedagógica  - envolve professor-aluno Institucional  - escola    em Larga Escala - sistema educacional
    AVALIAÇÕES

Slide 11

    Índice de Desenvolvimento da Educação BásicaIndicador que reúne o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Seu cálculo utiliza: Taxa de rendimento escolar (aprovação) e média de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo INEP.  As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para IDEBs de escolas e municípios) e do SAEB (no caso dos IDEBs dos estados e nacional).
    IDEB

Slide 12

    O SAEB -  Sistema Nacional de Avaliação da Educação BásicaPrincipal objetivo: Avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica;. Oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados. 
    SAEB

Slide 13

Slide 14

    Avaliação Nacional da Educação Básica Abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. 
    ANEB

Slide 15

    Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc ("Prova Brasil")Avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, Objetivo:Avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas.É uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras.
    ANRESC (ou "Prova Brasil")

Slide 17

    Avaliação Nacional da Alfabetização  Avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria n. 482, de 7 de junho de 2013 .
    ANA

Slide 19

    Programme for International Student Assessment  Programa Internacional de Avaliação de EstudantesAvaliação ou exame internacional que testa as habilidades nas competências de leitura, escrita,  matemática e ciências de estudantes de 15 anos, idade em que a maioria dos estudantes já concluiu ou estão próximos de concluir o ciclo da Educação Básica e obrigatória de seus países.
    PISA

Slide 21

    Exame Nacional do Ensino Médio Objetivo: Avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade;Mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.;Acesso a programas do Governo Federal como Universidade para todos (Prouni).
    ENEM

Slide 22

Slide 23

    BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em outubro de 1988. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas, 2001.______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília: Ano CXXXIV, nº 248, 23 dez. 1996_______. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.______. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Senado Federal, 2001.______. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências._______. Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Diário Oficial da União, mai. 1998._______. Portaria nº 69, de 04 de maio de 2005a. Institui a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC como um dos processos de avaliação que passam a integrar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Brasília, 2005._______.Portaria nº 89, de 25 de maio de 2005b. Institui a Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB como um dos processos de avaliação que passam a integrar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Brasília, 2005.

Slide 24

    _______. Portaria nº 931, de 21 de março de 2005c. Institui o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, que será composto por dois processos de avaliação: a Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC. Brasília, 2005.______. Lei de diretrizes e bases e perspectivas da educação nacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, 1998, n. 8, p. 72-85.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de amostra por domicilio – 2001. São Paulo: IBGE, 2002.______. Pesquisa nacional de amostra por domicilio – 2007. São Paulo: IBGE, 2008.INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Retrato das desigualdades de gênero e raça. 3. ed. Brasília: IPEA, 2008.INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo escolar da educação básica: 2008. Brasília: INEP, 2009a.______. Censo da educação superior: resumo técnico: 2008. Brasília: INEP, 2009b.______. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Relatório pedagógico ENEM 2008. Brasília: INEP, 2009cLEITE, Denise. Reformas universitárias: avaliação institucional participativa. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005LIBÂNEO. José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática, 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: Alternativa, 2004.SOARES, J. Francisco.; ALVES, M. T. G.; MARI, F. A. de O. Avaliação de escolas de ensino básico. In: FREITAS, Luis Carlos (Org.) Avaliação de escolas e universidades. Campinas: Komedi, 2003, p. 59-92.
Show full summary Hide full summary

Similar

Avaliação de Alunos
Alessandra S.
Avaliação de Alunos em preparação para Vestibular e Enem
Alice Sousa
Avaliação de aprendizagem em EaD
Tais Bressane
USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: perspetiva do processo ensino aprendizagem
Deyse Cristina Frizzo Sampaio
Avaliação Teórica - Sistemas Operacionais
niltonoliveira
Embriologia
Lucia Grande Conrado
Climas
tomaz.jm
Prova para Estudos
felixtec
AVALIAÇÃO - SISTEMAS OPERACIONAIS
Leandro almeida
Avaliação de Handebol
fekhouri
Avaliação de Voleibol
fekhouri