As escolas pré-socráticas

Description

SURGIMENTO DA FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICOS PLATÃO ARISTÓTELES
Joyce Shimura
Slide Set by Joyce Shimura, updated more than 1 year ago
Joyce Shimura
Created by Joyce Shimura about 7 years ago
271
2

Resource summary

Slide 1

    O SURGIMENTO DA FILOSOFIA
    - Colônias gregas no final do século VII a. C. - Primeiros filósofos foram chamados de naturalistas,- Investigavam a natureza (phýsis), - o princípio mais geral de tudo o que existe (arché)- Esses filósofos elegeram como princípio da natureza uma matéria primordial.

Slide 2

    AS ESCOLAS PRÉ-SOCRÁTICAS
    - escola jônica: Tales, Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito; - a escola pitagórica: Pitágoras; - a escola eleata: Parmênides e Zenão; e - os pluralistas: Empédocles, Anaxágoras, Leucipo e Demócrito.

Slide 3

Slide 4

    -  diálogo como forma de filosofar-  "Só sei que nada sei” e “Conhece-te a ti mesmo”. - viver bem é ter uma vida virtuosa,  alcançada por meio do conhecimento, da razão e do pensamento.
    SÓCRATES
    - método socrático: era o diálogo que se iniciava pela ironia, ou seja, mostrar ao interlocutor que as conclusões sem reflexão leva ao engano, ao erro. Em seguida, Sócrates o ajudava a pensar claramente, trazendo à luz ideias verdadeiras, essa parte do diálogo é chamada de maiêutica (arte de realizar partos).

Slide 5

    OS SOFISTAS: PROTÁGORAS E GÓRGIAS
    -  o conhecimento, a verdade e os valores humanos eram relativos.-  Protágoras dizia que “O homem é a medida de todas as coisas”- Górgias ficou famoso pela sua capacidade retórica, isto é, pela capacidade de convencer as pessoas por meio do discurso (capacidade de persuasão).

Slide 7

    PLATÃO
    - TEORIA DA REALIDADE OU TEORIA DAS IDEIAS- duas realidades: o mundo visível e o mundo inteligível- No mundo visível só se conheceria a aparência das coisas e no mundo inteligível, estaria a essência das coisas.

Slide 8

    ARISTÓTELES
    TEORIA DAS QUATRO CAUSAS- Elaborou a explicação para o movimento e a teoria das quatro causas: - - causa formal: forma que adquire ou essência;  - causa material: do que é feito;- causa eficiente: causa da geração, quem molda a causa material; - causa final: objetivo ou finalidade.

Slide 9

    ARISTÓTELES
    O movimento na natureza poderia ser compreendido pelos conceitos de ato e potência. - ato mostra o estágio atual do ser, o que ele é no presente, - potência indica o que ele virá a ser, o que ele será no futuro. Por exemplo, uma semente em ato é uma árvore em potência; um bebê em ato é uma criança em potência; uma lagarta em ato é uma borboleta em potência.

Slide 10

Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227