MATERIAIS DIDÁTICOS EM EAD

Aglemar Zildélia Alencar
Slide Set by Aglemar Zildélia Alencar, updated more than 1 year ago
Aglemar Zildélia Alencar
Created by Aglemar Zildélia Alencar about 4 years ago
8
0

Description

SLIDES DA PÓS

Resource summary

Slide 1

    ROTEIRO DE UMA VÍDEO-AULA
    A VÍDEO-AULA CONTARÁ COM:APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR;SLIDES SOBRE O ASSUNTO DA AULA;VÍDEOS EXPLICATIVOS;IMAGENS ILUSTRATIVAS;TEXTO PARA REFLEXÃO;FECHAMENTO.

Slide 2

    APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR
    BOM DIA, CURSISTAS!MEU NOME É AGLEMAR ZILDÉLIA, SOU GRADUADA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES), PÓS GRADUADA PELA MESMA INSTITUIÇÃO E ESTOU FINALIZANDO A SEGUNDA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG).ESTOU À DISPOSIÇÃO DE VOCÊS PARA SANAR QUAISQUER DÚVIDAS QUE POSSAM SURGIR AO LONGO DO CURSO, SINTAM-SE À VONTADE PARA QUALQUER QUESTIONAMENTO.
    Caption: : PROFESSORA AGLEMAR ZILDÉLIA

Slide 3

    MATERIAIS DIDÁTICOS NA EAD
    Os materiais didáticos desempenham papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, seja na modalidade de Educação a Distância (EaD), seja na educação presencial. Especialmente quando professores e estudantes não estão numa mesma sala de aula quando os conteúdos estão sendo estudados, como ocorre na EaD, os materiais didáticos revertem-se de importância para que o estudante realize uma boa formação. Por isso, a preparação desses materiais didáticos merece atenção especial dos educadores e gestores envolvidos com sistemas de Educação a Distância.O que difere a educação a distância (EaD) da educação presencial é basicamente a organização dos tempos e espaços educacionais. Especialmente na EaD virtual, experimentamos o redimensionamento (HARVEY, 2001) espaçotemporal de quase tudo ora consolidado na educação tradicional. A ideia de sala de aula, duração da aula, intervalos, biblioteca, pátio, sala de professores, semestre letivo e outros tempos ou espaços conhecidos na educação presencial são reformulados para efetivar a educação a distância. 

Slide 4

    A presencialidade docente cotidiana na sala de aula libera o professor de pensar em materiais didáticos que dispensem sua relação direta e frequente com o aluno. Na EaD é essencial ter um material didático bem pensado e adequadamente elaborado – o que traz novos desafios ao docente-autor. Nesse processo, Franco (2007, p.24) estabelece três questões simples, claras e importantes que o especialista deve fazer-se sempre que estiver preparando o seu conjunto de materiais didáticos para EaD:  O que os alunos deverão saber após o estudo da unidade/disciplina?  O que os alunos deverão estar aptos a fazer após o estudo da unidade/disciplina?  Em que aspectos os alunos deverão comportar-se de maneira diferente após o estudo da unidade/disciplina? Antes de discutir essas questões e outras questões sobre os materiais didáticos, traremos inicialmente uma noção abrangente sobre os materiais didáticos.

Slide 5

    Segundo os autores como Moore e Kearsley (2008) e Mill (2012), o desenvolvimento dos materiais didático-pedagógicos para disciplinas de cursos EaD está entre as principais funções docente dos educadores que se envolvem com esta modalidade educacional. De certa forma, o docente deve configurar seus saberes/conteúdos em suportes midiáticos diversos para que os estudantes os estudem e construam seu próprio conhecimento.
    Caption: : Michael Moore e Greg Kearsley

Slide 6

Slide 7

Slide 8

    TEXTO PARA REFLEXÃO
    Assim, em qualquer instituição, um sistema de educação a distância deve incorporar no seu projeto pedagógico diferentes tipos de materiais didáticos em suportes diversificados para atender a estudantes com estilos de aprendizagem distintos. As habilidades e competências que se pretende que o aluno desenvolva dependerão da diversidade de materiais didáticos disponibilizados. Geralmente, o material didático-pedagógico de cursos EaD é composto em diferentes suportes midiáticos. Os suportes mais recorrentes são materiais impressos, eletrônicos, digitais e virtuais. Uma instituição mantenedora de cursos em EaD pode adotar uma mídia como principal fonte de acesso à informação pelos estudantes, mas é recomendável que tenha sempre os conte- údos das disciplinas organizados em outras mídias complementares. Ou seja, uma universidade pode adotar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como principal fonte de materiais para os estudos, tendo os materiais didáticos impressos e audiovisuais como complemento ao AVA. O próprio Ministério da Educação (MEC) orienta/exige que as instituições adotem, ao menos, três tipos de materiais didáticos. Assim, os estudantes teriam acesso ao conteúdo organizado em três ou mais formas/mídias. Na modalidade de EaD os materiais didáticos são tecnologias multimidiáticas intensamente utilizadas para mediação da aprendizagem, que incluem em um suporte específico conteúdos curriculares articulados com procedimentos e atividades pedagógicas, aliadas a um sistema de comunicação que permita a interatividade entre professores, tutores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Além de ser o principal canal de comunicação do docente com o aluno, o material didático é um dos mais importantes fatores para a qualidade de um curso ou programa de formação pela EaD. 

Slide 9

    FECHAMENTO
    BOM PESSOAL, ASSIM FINALIZAMOS MAIS UMA VÍDEO AULA!ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DO ASSUNTO.NA PRÓXIMA AULA DAREMOS CONTINUIDADE AO ASSUNTO, ABORDANDO A IMPORTÂNCIA DE SE PRODUZIR MATERIAIS DE QUALIDADE NA EAD.UM GRANDE ABRAÇO, FIQUEM COM DEUS!AGLEMAR ZILDÉLIA.
Show full summary Hide full summary

Similar

Using GoConqr to study science
Sarah Egan
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
ESTEFANI YAJAIRA AMAYA MENDOZA
mi mapa conceptual
Magda Hernandez
VANGUARDISMO
Luna Henao jaramillo
COMUNICACION VERBAL Y NO VERBAL
ivan dreew
LINEA DEL TIEMPO DE LA EVOLUCION DEL MICROSCOPIO
Naitha Hernandez
Contabilidad en México
sergio garcia espinoza
BIOÉTICA
Gary Grefa
economia america latina durante la guerra mundial
juan fore
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
carlos ramirez
FICHAS ETICA
JANIS LILIANA BAUTISTA