Musicalização

Description

Os slides conceituam o que é musicalização
Claudia Luisa Piva Plata
Slide Set by Claudia Luisa Piva Plata, updated more than 1 year ago
Claudia Luisa Piva Plata
Created by Claudia Luisa Piva Plata about 7 years ago
69
0

Resource summary

Slide 1

    MUSICALIZAÇÃO  Para Bréscia (2003) a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da     sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.                                                                  

Slide 2

           “A criança é um ser “brincante” e, brincando, faz música, pois assim se relaciona com o mundo que descobre a cada dia. Fazendo música, ela, metaforicamente, “transforma-se em sons” num permanente exercício: receptiva e curiosa, a criança pesquisa materiais sonoros, “descobre instrumentos” inventa e imita motivos melódicos e rítmicos e ouve com prazer a música de todos os povos”. (Brito, 2003, p.35)

Slide 3

    As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Tais atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.   A Educação Musical não deve visar à formação de possíveis músicos de amanhã, mas sim à formação integral das crianças de hoje. (BRITO, 2003, p.46)

Slide 4

    MLT (MUSIC LEARNIN THEORY(GORDON)“A MÚSICA É ÚNICA PARA OS SERES HUMANOS E, COMO AS OUTRAS ARTES, É TÃO BÁSICA COMO A LINGUAGEM PARA A EXISTÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO HUMANOS. ATRAVÉS DA MÚSICA, AS CRIANÇAS APRENDEM A CONHECER-SE A SI PRÓPRIAS, AOS OUTROS E A VIDA. E, O QUE É MAIS IMPORTANTE, ATRAVÉS DA MÚSICA AS CRIANÇAS SÃO MAIS CAPAZES DE DESENVOLVER E SUSTENTAR A SUA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE OUSADA.” 

Slide 5

    AUDIAÇÃO •BASE DA MLTPREPARAÇÃO PARA TODO O APRENDIZADO MUSICAL POSTERIOR. É A BASE PARA A CONSTRUÇÃO DO “VOCABULÁRIO MUSICAL” DA CRIANÇA, QUE SE INICIA COM OS BALBUCIOS TONAL E/OU RÍTMICO.   A AUDIAÇÃO ACONTECE QUANDO A CRIANÇA DESENVOLVE A COMPREENSÃO, REFLEXÃO E CRIAÇÃO SOBRE AQUILO QUE ELA OUVE, É COMO O PENSAMENTO EM RELAÇÃO À FALA.

Slide 6

    AUDIAÇÃO PREPARATÓRIA FASES DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM MUSICAL DA CRIANÇA:1-“ACULTURAÇÃO” (0 A 2 ANOS)2-“IMITAÇÃO” (2 A 4 ANOS)3-“ASSIMILAÇÃO” (4 A 6 ANOS)

Slide 8

    REFERÊNCIAS:  BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1988. v. 3  BRÉSCIA, V.L.P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. Campinas, SP: Ed. Átomo, 2003.  BRITO, T. A. de. (BRITO, M. T. A. de) Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Petrópolis, 2001.  BRITO, T. A. de. (BRITO, M. T. A. de) Música na Educação Infantil. Propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Petrópolis, 2003.  DALCROZE, E. J. Rítmo, música e educacione. Milano: Ubrico Hoepli, 1995.  GAINZA, V. H. de. Estudos de psicopedagogia musical. Tradução de Beatriz A. Canna-Brava. São Paulo: Summus, 1988. (Coleção Novas Buscas em Educação. V. 31).  GORDON, Edwin E. Roots of Music Learning Theory and Audiation. Chicago: GIA Publications, Inc., 2011. GORDON, Edwin E. A Music Learning Theory for Newborn and Young Children. Chicago: GIA Publications, Inc., 1980.  GORDON, Edwin E; VALERIO, Wendy H.; REYNOLDS,  Alison M.; BOLTON,  Beth M.; TAGGART,  Cynthia C. Music Play – The Early Childhood Music Curriculum – Guide for Parents, Teachers and Caregivers. Chicago: GIA Publications, Inc., 1998. PAREJO, E. Iniciação e sensibilização musical pré-escolar. Módulo I. Escuta Musical e Expressão corporal. [SD] [SN]  ZAMPRONHA, M. de L. S. Da música, seus usos e recursos. 2.ed. Ver. E ampl. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
Show full summary Hide full summary

Similar

Diretrizes curriculares de educação infantil
alinecatiele
Cont. Met. Prat. Ensino Creches E Ed. Infantil
vanessasenez
Música Na Educação Infantil
Jairo Junior de Oliveira
Música
Philosophus Rex
Vogais - Flashcard
melprandato
FLASH CARDS- LDB
Di Toledo
RCNEI - Componetes Curriculares
yannacrysley
Quiz aferir conhecimentos de Música
Germano Capela
Arte Românica
Pedro Harzer
IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fátima Amorim
Figuras rítmicas - Nome /Valor
Claudina Quintino