Sistema Digestório

Description

O Sistema Digestório é formado por um conjunto de órgãos cuja função é transformar os alimentos, por meio de processos mecânicos e químicos.
Leonardo Fernando
Slide Set by Leonardo Fernando, updated more than 1 year ago
Leonardo Fernando
Created by Leonardo Fernando over 6 years ago
4
0

Resource summary

Slide 1

    O Sistema Digestório é formado por um conjunto de órgãos cuja função é transformar os alimentos, por meio de processos mecânicos e químicos.
    Sistema Digestório

Slide 2

    O Sistema Digestório (nova nomenclatura) divide-se em: Tubo digestório (propriamente dito) e os Órgãos anexos. O tubo digestório divide-se em: alto, médio e baixo: Tubo digestório alto: boca, faringe e esôfago. Tubo digestório médio: estômago e intestino delgado. Tubo digestório baixo: intestino grosso. Órgãos anexos: glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
    Componentes do Sistema Digestório

Slide 3

    Tubo Digestório Alto
    Boca Faringe Esôfago

Slide 4

    A boca é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo. Corresponde a uma cavidade forrada por mucosa, onde os alimentos são umidificados pela saliva, produzida pelas glândulas salivares.
    Boca

Slide 5

    A faringe é um tubo muscular membranoso, que se comunica com a boca, através do istmo da garganta e na outra extremidade com o esôfago. Para chegar ao esôfago, o alimento, depois de mastigado, percorre toda a faringe, que é um canal comum, para o sistema digestório e o sistema respiratório.
    Faringe

Slide 6

    O esôfago é um conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autônomo. Assim, por meio de ondas de contrações, conhecidas como peristaltismo ou movimentos peristálticos, o conduto musculoso vai espremendo os alimentos e levando-os em direção ao estômago.
    Esôfago

Slide 7

    Estômago Intestino delgado
    Tubo Digestório Médio

Slide 8

    O estômago é uma grande bolsa que se localiza no abdômen, responsável pela digestão das proteínas. A entrada do órgão recebe o nome de cárdia, porque fica muito próxima ao coração, separada dele somente pelo diafragma.
    Estômago

Slide 9

    O intestino delgado é revestido por uma mucosa enrugada que apresenta inúmeras projeções. Está localizado entre o estômago e o intestino grosso e tem a função de segregar as várias enzimas digestivas. Isto dá origem a moléculas pequenas e solúveis: a glicose, aminoácidos, glicerol, etc.
    Intestino Delgado

Slide 10

    Intestino grosso
    Tubo Digestório Baixo

Slide 11

    O intestino grosso mede cerca de 1,5 m de comprimento e 6 cm de diâmetro. É local de absorção de água (tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas), de armazenamento e de eliminação dos resíduos digestivos. Está dividido em três partes: o ceco, o cólon (que se subdivide em ascendente, transverso, descendente e a curva sigmoide) e reto.
    Intestino Grosso
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
Digestão Intracelular e Extracelular
marta_teque_1997
Digestão humana
Laryssa Valencise
Transformações enzimáticas na digestão humana
Laryssa Valencise
Sistema Digestório
Leonardo Fernando
Sistema Digestório
Isabela Marques
O Corpo Humano
Larissa Guimarães
Sistema Digestório - Anatomia
Teka Araujo
Sistema reprodutor masculino e feminino.
Arlete Santana
Medicina
Gabriel Lombarde
Tecidos Do Corpo Humano
Jéssica Frocel