O CONTRATO DIDÁTICO

Description

pós-graduação Educação básica Slide Set on O CONTRATO DIDÁTICO, created by HELLIENE CARVALHO on 20/08/2017.
HELLIENE CARVALHO
Slide Set by HELLIENE CARVALHO, updated more than 1 year ago
HELLIENE CARVALHO
Created by HELLIENE CARVALHO over 6 years ago
97
1

Resource summary

Slide 1

    FILME - ESCRITORES DA LIBERDADE
    TÍTUTO ORIGINAL: THE FREEDOM WRITERS DIARY   PAIS: EUA        GÊNERO:  DRAMA       ANO: 2007   TEMÁTICA: A HISTÓRIA DA INSERÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL PUBLICADA NO LIVRO  O DIÁRIO DOS ESCRITORES DA LIBERDADE (PUBLICADO EM 1999)  - ALUNOS DA SALA 203 DA ESCOLA WOODROW WILSON H.S (ENSINO MÉDIO), NOS EUA.    ROTEIRO: ALUNOS DECIDIRAM CONTAR SUA HISTÓRIA PARA FOMENTAR INSPIRAÇÃO E  ESPERANÇA AOS SEUS PARES - ESTUDANTES ESTRANGEIROS, NEGROS, POBRES QUE ENFRENTAM GUERRAS DIÁRIAS POR RESPEITO E SOBREVIVÊNCIA NAS PERIFERIAS DAS CIDADES DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.  

Slide 2

    A Escola em questão trabalha cm um PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO, era o contrato didático pactuado pela Instituição de Ensino , professores , pais, instituições públicas de assistência educacional e apoio aos jovens em conflito com a Lei e também os alunos. As praticas assumidas não eram condizentes com esta proposta educacional e  social. A prof.ª ERIN GRUWELL, em uma de suas primeiras aulas, oferece aos alunos um tema para discussão - A Odisseia. Os alunos não se identificam com a  proposta didática da disciplina e não interagem e não respondem às dinâmicas propostas em sala de aula. A partir da descoberta de um desenho que critica sua postura  aparentemente elitista, possivelmente racista e conservadora, da professora,  ela propõe discutir sobre arte e correlaciona o desenho a fatos históricos ocorridos no Holocausto. Comentário:  Os alunos não se sentiram inclusos na abordagem proposta; O tema está distante de sua compreensão e realidade (Engenharia da Devolução, segundo Guy Brousseau,2004 ); Os alunos não foram informados sobre a disciplina, qual sua proposta, objetivo, metodologia de trabalho e isto facilita o sentimento de não inserção ou não pertencimento, ou ainda falta de integração. Alunos e professores devem interagir a partir da informação sobre as tratativas e objetivo da participação de alunos, professores, pais e instituição de ensino.  Embora o Contrato didático esteja estabelecido, é preciso ter sensibilidade e abertura para adequações e mudanças.
    Contrato Didático: Características
    Caption: : CENA 1 - PROFESSORA IDENTIFICA DIFICULDADES EM DESENVOLVER O CONTRATO DIDÁTICO. ASSUME ADAPTAÇÕES E MUDANÇAS PARA PROMOVER INTEGRAÇÃO E INTERAÇÃO COM OS ALUNOS.

Slide 3

    Caption: : Filme: The Freedom Writers Diary: Cena 2 - Museu do Holocausto.
    Um dos dilemas enfrentados por professores e  alunos, em ambiente de sala de aula são as "divergências e desentendimentos comuns entre as expectativas e as possibilidades recíprocas do professor e do aluno " (GUY BROUSSEAU, 2004). Nesta cena alunos e professores desenvolveram um processo de transferência de saberes envolvendo a engenharia da devolução( onde alunos e professores tem metas esclarecidas, dialogadas e compatíveis com o interesse e objetivos mútuos para o alcance do resultado proposto na disciplina).  Os alunos responderam muito bem ao estímulo de conhecer a realidade a partir da leitura do Livro: O Diário de Anne Frank e conhecer o Museu do holocausto onde a realidade dos judeus permitiu que traçassem paralelos com sua história, seus desafios pessoas e também de suas comunidades, a proposta de trabalhar pela mudança e transformação social, etc. Portanto: 1 - Apresentação da sinstruções, devolução do professor gerando demandas para o aluno; incentivo ao protagonismo e autogestão do processod e aprendizado pelo aluno e a integração dos saberes e experiencias vividas por alunos e professores como análise dos incentivo oferecido, resultados alcançados, metodologia de avaliação, etc.    
    Favorecendo a dinâmica da aprendizagem

Slide 4

    Caption: : Cena 3 - Um brinde a Mudança
    Nesta cena, a professora Erin Gruwell convida seus alunos para um brinde e porque a todos, a  partir de suas leituras, experiencias, a visitação ao museu, sua nova interação com os alunos da sala, a compreensão de sua realidade, enfim... a partir da resignificação de cada aluno sobre sua realidade social, educacional e os desafios para a transformação social, uma atitude como marco referencial: UM BRINDE A MUDANÇA.  Os alunos receberam novos livros para leitura e e ouviram as seguintes palavras: " vozes que disseram: vocês não podem, serão silenciadas. Todos os motivos que dizem que as coisas não vão mudar, desaparecerão. E a pessoa que vocês eram antes deste momento, a vez desta pessoa acabou. Agora é a sua vez!" Um encorajamento a novos enfrentamentos a partir do aprendizado individual e coletivo, sobre valores, princípios, a realidade vista sob um novo olhar, desafios, transformações, mitos, etc.  Como disse Paulo Freire: "ENSINAR EXIGE A CONVICÇÃO DE QUE A MUDANÇA É POSSÍVEL".
    Gestão da mudança: ações em sala de aula

Slide 5

      Um paralelo interessante sobre o Filme e o desafio de ensinar, sob a ótica de Paulo Freire nos mostra o quanto a integração pode funcionar como "ponte" entre saberes compreendidos e compartilhados no cenário do processo de aprendizagem. Segundo Mizukami (2016),  a aceitação das múltiplas implicações e relações do fenômeno educativo na realidade do processo de ensino-aprendizagem permitem entender que a relação sujeito-ambiente e as possíveis e diferentes aplicações pedagógicas de facilitação do fenômeno de educar. Respeitar diferenças, crenças, raízes, cultura, identidade, bem como estabelecer regras claras e dialogadas para o processo de ensino-aprendizagem são premissas para a construção de um ambiente onde os alunos e professores encontrem estímulo para o desenvolvimento de suas atividades em sala de aula.
    Atores do ensino-aprendizagem: Interface
    Caption: : ENSINAR EXIGE A CONVICÇÃO DE QUE A MUDANÇA É POSSÍVEL (PAULO FREIRE)

Slide 6

Show full summary Hide full summary

Similar

5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
Educação Financeira para o Ensino Fundamental 1
Luciana Lopes Moreira Rocha