Teoria das Necessidades Adquiridas

Description

Teoria de McClelland - Teoria das necessidades adquiridas
AndeR Monzani
Slide Set by AndeR Monzani, updated more than 1 year ago
AndeR Monzani
Created by AndeR Monzani over 6 years ago
208
0

Resource summary

Slide 1

    Gestão Estratégica de Pessoas
      Teoria de McClelland - Teoria das necessidades adquiridas   A Teoria das Necessidades Adquiridas, também conhecida como Teoria de R.A.P. (Realização, Associação e Poder) ou Teoria da Necessidade Aprendida, ou ainda Teoria da Motivação pelo Êxito e/ou Medo, foi desenvolvida pelo psicologo norte-americano David McClelland (1917-1998). Ela parte do principio de que as pessoas são motivadas por três necessidades básicas: realização, associação e poder, a partir da sua experiência de vida e de suas interações com outros indivíduos e com o ambiente.

Slide 2

    Características de pessoas com necessidades de realização Desejo de manter/estabelecer relações pessoais estreitas e de amizade; A amizade e o bom relacionamento social são importantes, muitas vezes acima de sua própria realização pessoal; Geralmente escolhem amigos ao invés de especialistas para trabalharem consigo e tendem a evitar decisões impopulares, mesmo que isso traga algum prejuízo ao andamento das tarefas. Dessa forma, indivíduos com alta necessidade de associação trabalham bem em equipe, mas são deficientes quando em posições de liderança.
    Caption: :
    Gestão Estratégica de Pessoas

Slide 3

    Caption: :
    Características de pessoas com necessidades de afiliação Desejo de manter/estabelecer relações pessoais estreitas e de amizade; A amizade e o bom relacionamento social são importantes, muitas vezes acima de sua própria realização pessoal; Geralmente escolhem amigos ao invés de especialistas para trabalharem consigo e tendem a evitar decisões impopulares, mesmo que isso traga algum prejuízo ao andamento das tarefas. Dessa forma, indivíduos com alta necessidade de associação trabalham bem em equipe, mas são deficientes quando em posições de liderança.
    Gestão Estratégica de Pessoas

Slide 4

    Caption: :
    Características de pessoas com necessidades de poder Possuem o desejo de controlar, decidir e de influenciar e ser responsável pelo desempenho dos outros; Alta necessidade de poder e tentam se destacar ou causar impacto de alguma forma diante de outros, em detrimento de trabalhar com algo em que possam ter bom desempenho; Tendem a assumir mais riscos, desde que isso lhes dê mais visibilidade diante dos que desejam impressionar; Buscam posições de liderança, nas quais suas idéias prevaleçam, mesmo que através de ordens e exigências, e com isso consigam status e prestígio. Alta necessidade de poder e preferem situações competitivas a situações de cooperação.
    Gestão Estratégica de Pessoas
Show full summary Hide full summary

Similar

Gestão de Pessoas: 6 dicas para ser mais eficiente
Liliane Tubino
Liderança
Liliane Tubino
GESTÃO DE PESSOAS
cesarfabr
Gestão por Competências
alexrocksilva
12 maiores atributos dos líderes
Liliane Tubino
Levantamento de Necessidades de Treinamento
psico_aline
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
eduarda Fernandes
Os três pilares de uma gestão eficaz
Liliane Tubino
Recrutamento e seleção de pessoas
brunocmt
Os processos de gestão de pessoas
brunocmt
Liderança e Gestão de Equipes
Pierre Curi