Questões discursivas: 6 Dicas para construir boas respostas

Description

Questões discursivas: 6 Dicas para construir boas respostas
GoConqr suporte .
Slide Set by GoConqr suporte ., updated more than 1 year ago
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . over 8 years ago
76
0

Resource summary

Slide 1

    Escrever bem, mas do que talento, requer prática e leitura. E não apenas para desenvolver bons textos em provas de redação. Na maioria dos exames, seja Vestibular, Enem, OAB ou concursos, a parte das questões discursivas também avalia as habilidades de leitura, interpretação e produção de texto do candidato. E, por isso, é imprescindível uma boa compreensão da questão para que, então, se possa elaborar uma reposta adequada. E isso vale para qualquer prova!Para ajudá-lo nessa empreitada, reunimos aqui 6 dicas simples que irão lhe ajudar a construir boas respostas para questões discursivas em qualquer exame.
    6 Dicas para construir boas respostas

Slide 2

    1. Pratique Simulados
    Realmente não há melhor maneira de se preparar para uma prova. Fazer exercícios com questões discursivas de provas anteriores lhe mostra o caminho para entender como as perguntas discursivas são elaboradas, quais os conteúdos mais abordados, como estruturar sua resposta, o tempo que precisará e as informações que lhe farão se destacar na pontuação final.Se você precisa de uma maneira fácil de testar a si mesmo com Simulados de provas anteriores, tente a ferramenta gratuita de Quiz de GoConqr. Aqui, você pode escolher entre várias formas de perguntas e respostas, além de poder configurar o tempo de realização da prova e a pontuação.Ao final, você confere sua pontuação , a estatística de desempenho e também pode rever as respostas certas e erradas. Uma experi~encia completa para quem está se preprando para enfrentar exames.

Slide 3

    2. Leia com atenção 3. Gerencie
    Ansiedade e estresse podem afetar sua compreensão durante a prova. Por isso, apesar do tempo contado, não tenha pressa para ler as perguntas. Compreender bem o enunciado é a chave para elaborar uma boa resposta. Enquanto você ler a questão, não se esqueça de anotar os principais tópicos. Você vai saber o porquê na Dica 4.
    Como o tempo é geralmente curto para responder a todas as questões discursivas, pratique antes para aprender a dominar o tempo que você tem. Estabeleça um limite de tempo para cada pergunta. E siga em frente caso perceba que está emperrado em uma questão. Lembre-se de deixar-se um pouco de tempo no final para tentar repsonder as perguntas que deixou para trás.

Slide 4

    4. Estruture Sua Resposta
    Antes de colocar a resposta definitiva no papel, reserve alguns minutos para estruturar sua resposta. Lembre-se que mencionamos na Dica 2 que, ao ler atentamente as questões discursivas o ideal é que você anote os tópicos essenciais. Isso lhe ajudará a estruturar sua resposta de forma mais clara e objetiva. E também vai otimizar o seu tempo!Lembre-se: a regra básica de “introdução, três pontos principais e conclusão”, vale sempre tanto para questões discursivas quanto para uma boa Redação. Mesmo que a pergunta demande uma resposta objetiva (e ser objetivo é sempre o caminho), lembre-se que desenvolver o raciocício com começo, meio e fim, é o tipo de construção de texto que os avaliadores procuram em um candidato.
    Caption: : Crie um Mapa Mental para estruturar sua resposta ou Redação

Slide 5

    Questões de língua portuguesa, por exemplo, lhe permitem explorar todos os lados de um argumento e, em seguida, concluir com uma análise crítica. Muitas questões discursivas sugerem uma resposta simples e direta mas, na realidade, o objetivo é sempre que o candidato desenvolva um raciocínio estruturado, como já mencionado acima. Não caia na armadilha de fornecer uma visão unilateral do assunto.
    5. Explore os dois lados de um argumento

Slide 6

    Mais uma vez, coordene bem o seu tempo para que você possa revisar suas respostas antes de entregar a prova. Esse tempo será fundamental para corrigir possíveis erros de ortografia e adicionar quaisquer comentários que você considere válido. Você ficará surpreso com o que pode fazer nesses últimos minutos antes de finalizar o exame. Com os Quizzes de GoConqr, além de todas as funcionalidades que você pode escolher, você também pode rever as respostas incorretas. Assim, você descobre o seu ponto fraco e pode dedicar mais tempo para estudá-lo.Veja alguns exemplos de Quizzes ao lado. Deixe um comentário!
    6. Reveja as respostas cuidadosamente
Show full summary Hide full summary

Similar

Plano de estudos em três etapas
GoConqr suporte .
15 Dicas para Passar nos Exames Nacionais
MarisaS
Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
10 Dicas para a Redação do ENEM
Alessandra S.
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
Tipos textuais
brunolorenzatto
Redação para Vestibular
Alice Sousa
Citações para Redação - ENEM
Jayne Torres
10 dicas para você lidar melhor com o seu tempo
vivi sousa
Redação Oficial
Lavs Agah