Arte e Ludicidade na Educação no Campo Public

Arte e Ludicidade na Educação no Campo

Ana Laura Roggeri
Course by Ana Laura Roggeri, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Curso destinado à alunos que desejam se aprofundar no assunto de Arte e Ludicidade na Educação no Campo.

Module Information

No tags specified
Queridos alunos, é com imenso prazer que iniciamos o nosso curso “Arte e Ludicidade na Educação no Campo”. Que todos sejam muito bem-vindos. Esperamos que esse período seja de muito aprendizado para todos. Contamos com a participação de todos durante todo o curso. Prezados estudantes, devemos agora, como uma forma completa de iniciar nossos estudos acerca do tema proposto, entender melhor sobre os dois conceitos que definem o mesmo: “Arte e Ludicidade” e “Educação no Campo”. Para isso, disponibilizaremos textos para leituras complementares sobre os assuntos para uma melhor compreensão. É de extrema importância que vocês tirem suas dúvidas sobre o assunto para o melhor aproveitamento do nosso curso.
Show less
No tags specified

Context

Assistam à esse vídeo para que possam entender melhor a importância da arte e da ludicidade como ferramenta de ensino na Educação Infantil e Anos Iniciais.
Show less
No tags specified
A arte e a ludicidade, assim como a educação no campo, não são valorizados, principalmente no ramo da educação infantil e, cada vez mais, vemos que essas práticas são deixadas de lado, muitas vezes por conta da rotina extremamente atarefada que as crianças e adolescentes tem hoje em dia, o que não torna o brincar uma atividade prazerosa. Segundo Lev Vigotski, diferenciar os termos “jogo”, “brinquedo” e “brincadeira” é essencial para que possamos entender o papel que o lúdico exerce dentro do cotidiano escolar. Quando pendemos para o lado da educação no campo, vemos que é um exemplo de falta de estrutura e organização, na maioria das vezes e por isso, as dificuldades são grandes quando falamos nela. Além da citada falta de estrutura nas instalações, muitas vezes, quando a distância casa-escola é grande, também há a dificuldade de conseguir um transporte de qualidade, isso quando o mesmo não é negado.   A ludicidade é importante, principalmente, porque auxilia no desenvolvimento do aluno, ainda mais se for praticada desde criança. Esse desenvolvimento se dá por meio de jogos, de música e até mesmo da dança, tais coisas que podem ser praticadas por toda a vida do estudante, até mesmo ao chegar na terceira idade. O lúdico une a diversão e o lazer com o prazer de se brincar. É importante frisar que não é o suficiente apenas se aplicar uma brincadeira sem intuitos e objetivos e sendo praticada apenas como método de avaliação, por exemplo. É necessário que haja planejamento e claro, sempre adaptados ao ambiente que os alunos estão inseridos. Para garantir o prazer em jogar, se desenvolver e aprender brincando.
Show less
No tags specified

Context

Perguntas simples e que podem ajudá-los a resumir melhor tudo que vimos até agora.  Esperamos que este tenha sido um curso que tirou todas e quaisquer dúvidas que tiveram ao longo desse tempo.  Agradecemos a participação de todos! Até uma próxima!
Show less
Show full summary Hide full summary