Roteiro do megalitismo no Alentejo Public

Roteiro do megalitismo no Alentejo

Ondina Santo
Course by Ondina Santo, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Roteiro/viagem virtual para os concelhos de Mora/Montemor-o-Novo (distrito de Évora dos monumentos megalíticos

Module Information

No tags specified
INSTRUÇÕES 1.Trabalho interdisciplinar para os 7º anos, a realizar na primeira semana de dezembro.  2.Trabalho de pares.  3. Os alunos elaboram um roteiro/viagem virtual, a partir da aplicação do Google Earth  para os concelhos de Mora ou de Montemor-o-Novo (distrito de Évora).  4.Os alunos poderiam escolher um concelho e elaborar um roteiro, quem escolhesse Mora poderia fazer a visita virtual ao Museu: http://www.museumegalitismomora.pt/  4.A entrega do trabalho será aceite até dia 14 de dezembro.
Show less
No tags specified
1. Definir “Neolítico”   2. Relacionar o clima e as suas alterações com a nova economia de produção e com a sedentarização (Revolução Neolítica).   3. Relacionar a Revolução Neolítica com o aumento da população, com a acumulação de riqueza, com o surgimento da propriedade privada e com a diferenciação social.  4. Identificar o surgimento de objetos e construções associados aos cultos agrários.   5. Descrever os monumentos megalíticos, associando-os quer a rituais funerários com diferenciação social, quer aos cultos agrários.
Show less
No tags specified
1-Identificar o tipo de rocha usadas nas construções megalíticas e a paisagem geológica associada.   2-Construção do roteiro virtual em Google Earth
Show less
No tags specified
1-A orientação do monumento arqueológico na paisagem em relação ao sol e/ou estrelas (pontos cardeais, colaterais e intermédios).  2-Elementos e fatores climáticos (análise regional)
Show less
No tags specified
A ligação entre as primeiras comunidades humana e a perceção do espaço e do tempo:  1.Relacionar as construções neolíticas - cromeleque e menir - com a perceção do movimento aparente do sol na terra e as mudanças das estações do ano.  2.Relacionar as construções neolíticas - cromeleque e menir - com o conhecimento sobre a desigualdade entre os dias e as noites ao longo do ano e os solstícios, os equinócios.  http://histgeo6.blogspot.com/2018/06/o-solsticio-de-verao-e-o-cromeleque-de.html https://www.natgeo.pt/historia/2018/09/cromeleque-dos-almendres-o-stonehenge-portugues https://www.infopedia.pt/$o-paleolitico-em-portugal https://whotrips.com/2020/06/15/o-equinocio-de-verao-no-cromeleque-dos-almendres-o-maior-da-peninsula-iberica/
Show less
No tags specified
LINKS DE INTERESSE   Museu de Mora Fala dos megalitos em Évora - jornal Observador - muita informação Mapa de alguns pontos importantes Anta da Zambujeira vídeo Cromeleque que Almendres (vídeo - Drone)
Show less
No tags specified
Mural dos trabalhos
Show less
No tags specified
Show full summary Hide full summary