Vetores, translações e Isometrias (8.º Ano) Public

Vetores, translações e Isometrias (8.º Ano)

Dulce Pedro
Course by Dulce Pedro, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Atividades diagnósticas

Module Information

No tags specified

Context

A ISOMETRIA (ISO - igual, METRIA - medida) é uma transformação geométrica que transforma uma figura noutra figura geometricamente igual, ou seja, não altera o comprimento dos segmentos da figura nem a amplitude dos seus ângulos. Assim sendo, a única coisa que é alterada numa isometria é a posição da figura. Existem 4 tipos de isometrias: as translações, as rotações, as reflexões (em relação a um eixo ou a um ponto) e a reflexão deslizante.  Esta última iremos trabalhá-la em sala de aula.
Show less
No tags specified

Context

Neste vídeo, através da observação de padrões de azulejos e da identificação das isometrias envolvidas na sua composição, pretende-se ilustrar ligações naturais entre geometria e arte e proporcionar uma abordagem estimulante das isometrias no plano. Esta iniciativa de "Geometria Intuitiva e Interativa (GI2)". um projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito dos Projetos Inovadores no Domínio Educativo, agora em colaboração com o Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (CMAFcIO), visa prosseguir uma abordagem intuitiva a temas de geometria baseada na observação dos objetos e na transformação de figuras
Show less

Description

Criar um painel de azulejos - Geogebra
No tags specified

Context

Tarefa - 1  Após visualizar o vídeo proposto (1.1. Os azulejos e a Geometria), acede ao site https://www.geogebra.org/m/bTu8dApb e cria um painel de azulejos com as figuras geométricas disponibilizadas. Escreve na barra de navegação o endereço indicado de forma a poderes aceder ao Geogebra. Podes abrir uma conta com o teu e-mail da escola   Após concluíres a tarefa faz um print para a Classroom. Bom trabalho!!
Show less
Show full summary Hide full summary