Karteikarten
Processo Decisório
Karten in diesem Stapel (5)
- 1MODELO DE RACIONALIDADE ABSOLUTA↳ Pressupõe que as consequências de cada opção são conhecidas com antecedência;
↳ Os tomadores de decisões deveriam ter um extremo grau de controle sobre as situações que enfrentam;
↳ Devem escolher a opção que maximize o alcance de seus objetivos, valores e metas individuais. - 2MODELO DE RACIONALIDADE LIMITADA↳ Reconhece as limitações cognitivas e informativas por parte dos tomadores de decisões.
↳ A tomada de decisão deverá se pautar na opção a qual seja tão somente satisfatória, mas não necessariamente ótima.
↳ Não há clareza dos valores; informações imperfeitas e falhas; falta de recursos e tempo para escolha perfeita. - 3INCREMENTALISMO↳ Busca solucionar problemas de forma gradual, sendo a melhor decisão aquela que assegurar o melhor acordo entre os interesses envolvidos;
↳ Estratégico par adoção de políticas que possuam elevado potencial de conflito ou que implicam limitação de recursos;
↳ Condições de validade: 1) Resultados devem ser satisfatórios; 2) Problemáticas não podem variar muito; 3) Constância da disponibilidade dos meios para atender aos problemas.
↳ Pouco compatível com necessidades de mudança constante, apresentando viés conservador. - 4MIXED-SCANNING↳ Requer que os tomadores de decisão se engajem em ampla revisão da decisão para definir alternativas fundamentais. Em seguida, realiza-se análise detalhada para escolha da melhor opção;
↳ Esse modelo é menos exaustivo que o racionalismo e mais estratégico e inovador do que o incrementalismo. - 5MODELO DE DECISÃO DE LATA DE LIXO↳ Aplica-se quando há um grande número de tomadores de decisão e uma grande dose de incerteza sobre as causas dos problemas e suas soluções.
Informationen
- Beschreibung
- Concursos Públicos Políticas Públicas Karteikarten am Processo Decisório, erstellt von Rodolfo Fernandes am 22/06/2024.
- Erstellt von
- Rodolfo Fernandes
- Aufrufe
- 0
- Bewertung