Karteikarten
FILOSOFIA MEDIEVAL
Karten in diesem Stapel (3)
- 1Santo Agostinhoincorpora teorias de Platão, adaptando-as ao contexto da Idade Média. Vale ressaltar que as teses metafísicas aristotélicas somente foram apropriadas de maneira sistemática pelo cristianismo com Tomás de Aquino.
- 2São Tomás de Aquinosepara a fé e a razão, garantindo que cada uma tenha o seu mérito. A fé é meritosa quando trata das questões relacionadas com o divino; já a razão é meritosa quando trata das questões relacionadas com a natureza. A fé não possui mérito para tratar das questões que a razão é capaz de indicar provas suficientes, do mesmo modo a razão não possui mérito para tratar daquilo que é questão de fé.
Porém, Tomás de Aquino também afirma que as verdades doutrinais – aquelas que dependem da fé – são geralmente confirmadas pela razão, de tal maneira que a razão pode ser útil para o fortalecimento da fé. O uso da razão persuasiva pode, então, servir à fé, fortalecendo a crença ou convencendo o descrente da verdade revelada cristã. - 3Uma das tendências fundamentais de pensamento da Idade Média é a escolástica. A escolástica caracteriza-se por vários elementos, tais comoa influência da filosofia grega, o ensino do trivium e quadrivium, as universidades e a filosofia aristotélico-tomista.
Informationen
- Beschreibung
- Filosofia Karteikarten am FILOSOFIA MEDIEVAL , erstellt von FELIPE MEDICINA am 24/10/2017.
- Erstellt von
- FELIPE MEDICINA
- Aufrufe
- 4
- Bewertung