GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Karteikarten

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

Jorge Damasceno Português Concursos Públicos Portugiesisch 17 Karten

Karten in diesem Stapel (17)

  1. 1REGÊNCIA VERBAL E NOMINALÉ o campo da língua portuguesa que estuda as relações de concordância entre os verbos (ou nomes) e os termos que completam seu sentido. Ou seja, estuda a relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
  2. 2NECESSIDADE DA REGÊNCIAA regência é necessário visto que algumas palavras da língua portuguesa (verbo ou nome) não possuem seu sentido completo.
    Observe o exemplo abaixo:
    Muitas crianças têm medo. (medo de quê?)
    Muitas crianças têm medo de fantasmas.
  3. 3REGÊNCIA NOMINALÉ quando um nome (substantivo, adjetivo) regente determina para o nome regido a necessidade do uso de uma preposição, ou seja, o vínculo entre o nome regente e o seu termo regido se estabelece por meio de uma preposição.
  4. 4DICA (REGÊNCIA NOMINAL)A relação entre um nome regente e seu termo regido se estabelece sempre por meio de uma preposição.
  5. 5ExemploOs trabalhadores ficaram satisfeito com o acordo, que foi favorável a eles.
    Veja: "satisfeito" é o termo regente e "com o acordo" é o termo regido, "favorável" é o termo regente e "a eles" é o termo regido
  6. 6REGÊNCIA VERBALDizemos que regência verbal é a maneira como o verbo (termo regente) se relaciona com seus complementos (termo regido)
  7. 7Nas relações de regência verbalO vínculo entre o verbo e seu termo regido (complemento verbal) pode ser dar com ou sem a presença de preposição.
  8. 8Exemplo:Nós assistimos ao último jogo da Copa.
    Veja: "assistimos" é o termo regente, "ao" é a preposição e "último jogo" é o termo regido.
  9. 9Transitividade VerbalUm verbo pode ter sentido completo, sem necessitar de complementos. São os verbos intransitivos.
    Há verbos que não possuem sentido completo, necessitam de complemento. São os verbos transitivos.
  10. 10Transitivo diretoQuando seu sentido se completa com o uso de um objeto direto (complemento sem preposição).
    Exemplo: A avó carinhosa agrada a netinha.
    "Agrada" é verbo transitivo direto e "a netinha" e o objeto direto.
  11. 11Transitivo IndiretoQuando seu sentido se completa com o uso de um objeto indireto (complemento com preposição).
    Exemplo: Ninguém confia em estranhos.
    "Confia" é verbo transitivo indireto, "em" é a preposição e "estranhos" é o objeto indireto.
  12. 12Transitivo Direto e Indiretoquando seu sentido e completa com os dois objetos (direto e indireto).
    Exemplo: Devolvi o livro ao vendedor. "Devolvi" é verbo transitivo direto e indireto, "o livro" é objeto direto e "vendedor" é objeto indireto.
  13. 13VERBO ASPIRARTRANSITIVIDADE (Sentido): Verbo transitivo direto (sugar/respirar)
    EXEMPLOS: Sentiu fortes dores quando aspirou o gás.
  14. 14VERBO ASSISTIRTRANSITIVIDADE (Sentido): Verbo transitivo direto (ajudar)
    EXEMPLOS: Rapidamente os paramédicos assistiram os feridos
  15. 15VERBO INFORMARTRANSITIVIDADE (Sentido): Verbo transitivo direto e indireto (passar informação)
    EXEMPLOS: Algumas rádios informam as condições das estradas aos motoristas. Algumas rádios informam os motoristas das condições das estradas
  16. 16VERBO QUERERTRANSITIVIDADE (Sentido): Verbo transitivo direto (desejar)
    EXEMPLOS: Todos queremos um Brasil menos desigual
  17. 17VERBO VISARVerbo transitivo direto (mirar); Verbo transitivo direto (pôr visto)
    EXEMPLOS: O atacante, ao chutar a falta, visou o ângulo do gol. Por favor, vise todas as páginas do documento.

Informationen

Beschreibung
Concursos Públicos Português Karteikarten am REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL, erstellt von Jorge Damasceno am 25/04/2018.
Erstellt von
Jorge Damasceno
Aufrufe
19
Bewertung

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck