Karteikarten
Revoltas regenciais
Karten in diesem Stapel (5)
- 1Cabanagem (1835 a 1840)Local: Província do Grão-Pará
- Revoltosos: índios, negros e cabanos (pessoas que viviam em cabanas às margens dos rios).
- Causas: péssimas condições de vida da população mais pobre e domínio político e econômico dos grandes fazendeiros. - 2Balaiada (1838 a 1841)Local: Província do Maranhão
- Revoltosos: pessoas pobres da região, artesãos, escravos e fugitivos (quilombolas).
- Causas: vida miserável dos pobres (grande parte da população) e exploração dos grandes comerciantes e produtores rurais. - 3Sabinada (1837 a 1838)Local: Província da Bahia
- Revoltosos: militares, classe média e pessoas ricas.
- Causas: descontentamento dos militares com baixos salários e revolta com o governo regencial que queria enviá-los para lutarem na Revolução Farroupilha no sul do país. Já a classe média e a elite queriam mais poder e participação política. - 4Guerra dos Farrapos (1835 a 1845)Local: Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (atual RS).
- Revoltosos: estancieiros, militares-libertários, membros das camadas populares, escravos e abolicionistas.
- Causas: descontentamento com os altos impostos cobrados sobre produtos do sul (couro, mulas, charque, etc.); revolta contra a falta de autonomia das províncias. - 5Revolta dos Malês (1835)Local: cidade de Salvador, Província da Bahia.
- Revoltosos: escravos de origem muçulmana.
- Causas: os revoltosos eram contrários à escravização, à imposição do catolicismo e às restrições religiosas.
Informationen
- Beschreibung
- Enem História do Brasil Karteikarten am Revoltas regenciais, erstellt von monyque bonadiman am 16/05/2017.
- Erstellt von
- monyque bonadiman
- Aufrufe
- 10
- Tags
- Bewertung