Mindmap
PROTEÍNAS

Mapa mental: Proteínas
Inhalt der Mindmap
PROTEÍNAS
ESTRUTURA
- PRIMÁRIA: Determinada pelo número, pelo tipo e pela sequência (ordem dos aminoácidos na proteína. É o número de identidade da proteína, determinado geneticamente.
- SECUNDÁRIA: resulta de ligações (pontes de hidrogênio) que ocorrem entre alguns aminoácidos. As cadeias polipeptídicas enrolam-se em forma de hélice e a proteína forma um filamento espiralado.
- TERCIÁRIA: resulta de certas atrações e repulsões entre diferentes pontos da cadeia. Define a estrutura tridimensional (espacial) da proteína. Diretamente relacionada às funções biológicas que a proteína exerce.
- QUARTENÁRIA: está presente em algumas proteínas, formadas por mais de uma cadeia peptídica. Forma uma estrutura globular mais complexa.
COMPOSIÇÃO
- Aminoácidos
- São substâncias orgânicas que apresentam em sua constituição um grupo carboxílico e um grupo amina, ligados ao mesmo átomo de carbono. Essas moléculas se unem a partir de ligações peptídicas, formando as proteínas.
- Estrutura
- Grupo amina (Nh2), hidrogênio (H), carbono central, grupo carboxílico (COOH) e radical (R)
- Existem 21 tipos diferentes de aminoácidos, todos com a mesma estrutura química básica, se diferenciando apenas pelo radical (R).
- Grupo amina (Nh2), hidrogênio (H), carbono central, grupo carboxílico (COOH) e radical (R)
- Classificação
- Baseada nas propriedades do grupo R
- Apolares alifáticos (sem anéis de benzeno)
- Apolares aromáticos (com anéis de benzeno)
- Polares não-carregados ou neutros (não tendem a doar ou receber prótons)
- Polares carregados negativamente (tendem a doar prótons)
- Polares carregados positivamente (tendem a receber prótons)
- Nutricional
- Dispensáveis: podem ser produzidos pelo nosso corpo.
- Indispensáveis: precisamos consumir, visto que não são sintetizados pelo organismo.
- Condicionalmente indispensáveis: podem ser sintetizados pelo nosso organismo, mas, em algumas situações (doença, por exemplo), precisamos consumir.
- Baseada nas propriedades do grupo R
- Composição química: C, H, O, N e S, sendo este último apenas em alguns casos.
- Aminoácidos
CLASSIFICAÇÃO
- Metabólica
- Glicogênicos: são precursores da glicose, ou seja, podem ser convertidos em glicose.
- Glicocetogênico: podem ser convertidos em glicose ou corpos cetônicos.
- Cetogênicos: podem ser convertidos em ácidos graxos ou corpos cetônicos.
- Nutricional
- Parcialmente incompletas: Apresenta todos os aminoácidos indispensáveis, mas em quantidade suficiente apenas para a manutenção do organismo.
- Completas: nelas estão presentes todos os aminoácidos indispensáveis em quantias adequadas para o crescimento e manutenção do organismo.
- Totalmente incompletas: Também apresenta todos os aminoácidos indispensáveis, mas a quantidade é tão pequena que não é suficiente nem para a manutenção do organismo.
- Químicas
- Cadeiras laterais
- Polaridade: baseada nas propriedades do grupo R.
- Anfotericidade: característica ácido-base.
- Isometria óptica
- Dextrogiro: desvia o feixe de luz polarizada para a direita.
- Levógiro: desvia o feixe de luz polarizada para a esquerda.
- Tamanho da cadeia peptídica
- Dipeptídeo: formado por dois aminoácidos.
- Tripeptídeo: formado por três aminoácidos.
- Oligopeptídio: de cinquenta a cem aminoácidos.
- Polipeptídeo: de quatro até cinquenta aminoácidos.
- Conformação espacial
- Primária
- Secundária
- Terciária
- Quartenária
- Quanto a forma
- Fibrosas: compostas por moléculas longas e filamentosas dispostas, que ficam lado a lado para formar as fibras e são insolúveis em água.
- Globulares: formadas por moléculas dobradas com uma forma esferoidal e são solúveis em água.
- Composição
- Simples: composta apenas por proteína.
- Conjugadas: composta por proteína e grupo prostético.
- Cadeiras laterais
- Metabólica
FUNÇÕES
- ENZIMAS
- Estrutura
- Enzima
- Podem ser formadas apenas por aminoácidos ou
- Apoenzima
- Formadas por aminoácidos e um componente químico adicional (grupo prostético).
- Possuem todas as características das proteínas, tendo zonas da sua estrutura responsáveis pela catálise.
- A manutenção da estrutura de uma enzima é de particular importância para a sua atividade e pode ser perdida se a enzima é colocada em um meio em que fatores como o ph ou a temperatura não favoreçam a estabilidade estrutural da cadeia polipeptídica.
- A zona reativa da enzima é chamada de sítio ativo e é onde se liga o reagente (substrato) que vai ser transformado no produto.
- Podem existir também outras zonas da cadeia polipeptídica que são sensíveis à presença de determinadas espécies químicas, modulando a atividade da enzimas. Tais zonas são denominadas centros alostéricos e essa modulação de alosteria.
- Enzima
- Regulação
- Inibição por feedback: o produto de uma via metabólica inibe a atividade de uma enzima envolvida na sua síntese.
- Irreversível: ligação do inibidor no sítio ativo e não se desfaz.
- Reversível:
- Competitiva: o inibidor não gera produto. Competem pelo sítio ativo.
- Não-competitiva: Não tem competição, mas tem um inibidor, que se liga a sítio próprio.
- Mista: um inibidor se liga ao sítio ativo e outro ao sítio alostérico.
- Regulação alostérica: a atividade da enzima é controlada pela ligação de pequenas moléculas em sítios regulatórios sobre as enzimas.
- Por fosforilação: a atividade das enzimas também podem ser regulada por modificações covalentes, tais como a adição de grupos fosfato a resíduos de serina, treonina ou tirosina.
- Inibição por feedback: o produto de uma via metabólica inibe a atividade de uma enzima envolvida na sua síntese.
- Função
- Funcionam como "gatilho" para reações biológicas. Agem como catalisadoras, ou seja, aceleram a velocidade das reações sem alterá-las, para que estas ocorram de forma mais eficiente.
- Classificação
- Oxirredutases: reações de oxidação-redução ou transferência de elétrons.
- Transferases: transferência de grupos funcionais como amina, fosfato, acil e carboxil.
- Hidrolases: reações de hidrólise de ligação covalente.
- Liases: reações de quebra de ligações covalentes e a remoção de moléculas de água, amina e gás carbônico.
- Isomerases: reações de interconversão entre isômeros óticos ou geométricos.
- Ligases: reações de formação de novas moléculas a partir da ligação entre duas pré-existentes.
- Estrutura
- Estruturais
- Responsáveis pela formação de alguns tecidos, além da manutenção e reparo.Exemplo: colágeno e elastina.
- Transportadoras
- Transportam substâncias. Exemplo: hemoglobina, mioglobina e globulinas.
- Regulatórias
- Regulação do metabolismo. Controlam atividades de outras proteínas. Exemplo: adrenalina.
- Defesa
- Defesa do nosso organismo contra patógenos, através dos anticorpos.
- Contráteis e móveis
- Responsáveis por movimentos nas células. Exemplo: miosina.
- ENZIMAS
O que são?
- São as macromoléculas orgânicas mais abundantes na célula e fundamentais para a estrutura e função celular. São formadas por aminoácidos ligados entre si e unidos através de ligações peptídicas.
Informationen
- Beschreibung
- BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS Mindmap am PROTEÍNAS, erstellt von Monique Campos am 27/02/2019.
- Erstellt von
- Monique Campos
- Aufrufe
- 9
- Bewertung