Mindmap
Estratos Gramaticais
Inhalt der Mindmap
Estratos Gramaticais
Oração
- Em O aluno estuda temos uma predicação referida; em Chove, Faz calor, uma predicação não referida.
Cláusula
- A oposição correspondente às funções “comentário” e “comentado”
- oposição correspondente às funções “comentário” e “comentado” ocorre no estrato funcional a que Coseriu dá o nome convencional cláusula, que é o estrato que, no interior de uma só e mesma oração, estabelece a referida oposição. O chamado “advérbio de oração”, que não passa de uma cláusula “comentário”, ocorre nesse nível de estruturação.
Texto
Grupos de Palavras
- “explicação” e a “especificação”
- são funções do nível do grupo de palavras e se expressam mediante a posição do adjetivo.
- Ex: No grupo substantivo + adjetivo o manso boi, o vasto oceano, o adjetivo é explicativo (já que não separa classes menores dentro das classes “boi” e “oceano”; apenas expressa propriedades inerentes a estas classes);
- “explicação” e a “especificação”
Palavras
Monema
Notas:
- o “pluralizador” e casa- o “pluralizado”, e o sintagma inteiro casas é o “plural”. Em português, a “explicação” e a “especificação” são funções do nível do grupo de palavras e se expressam mediante a posição do adjetivo. No grupo substantivo + adjetivo o manso boi, o vasto oceano, o adjetivo é explicativo (já que não separa classes menores dentro das classes “boi” e “oceano”; apenas expressa propriedades inerentes a estas classes); no entanto, em o boi manso, o adjetivo é “especificativo” (porque serve para opor um boi manso a outros bois não mansos). Como no exemplo anterior, manso é “explicador”e boi o termo “explicado”, e o sintagma inteiro o manso boi é um “explicativo”
Informationen
- Beschreibung
- CONCURSO (GRAMATICA) Mindmap am Estratos Gramaticais, erstellt von Antonio Márcio Silva am 03/02/2017.
- Erstellt von
- Antonio Márcio Silva
- Aufrufe
- 0
- Tags
- Bewertung