Sistema Digestório

Beschreibung

Vestibular Biologia (Fisiologia Animal) Notiz am Sistema Digestório, erstellt von Isadora Angelotti am 07/04/2014.
Isadora Angelotti
Notiz von Isadora Angelotti, aktualisiert more than 1 year ago
Isadora Angelotti
Erstellt von Isadora Angelotti vor etwa 10 Jahre
122
0

Zusammenfassung der Ressource

Seite 1

O que é a digestão?Processo que quebra partículas bem pequenas que podem ser absorvidas e aproveitadas pelo organismo e suas células.

Tipos de alimentosComposição química:ORGÂNICO- Carboidratos- Proteínas- Lipídios- Ácidos Nucleicos- VitaminasINORGÂNICOS- Água- Sais mineraisFinalidadeENERGÉTICOS: Carboidratos, lipídiosCONSTRUTORES: Proteínas, ácidos nucleicosREGULADORES: Sais minerais, água, vitaminas

Tipos de digestãoDigestão intracelularDigestão ocorre em uma célula pelo processo de fagocitose.Ocorre em protozoários e poríferos (nos poríferos ocorre nas células coanócitos).Digestão extracelularOcorre dentro de tubos digestivos mas também pode ocorrer fora do corpo do animal. Existem duas etapas: uma física onde o alimento é mecanicamente triturado e outra química onde há a ação das enzimas para quebrar o alimentos. Ocorre desde os asquelmintos até os cordados, com exceção de alguns molucos.Digestão mistaParte da digestão é extracelular e parte é intracelular. Acontece dentro de uma cavidade digestiva e continua no interior de células que revestem esses compartimentos. Pode ser no celêntero ou tubo digestivo incompleto dos platelmintos. 

A DIGESTÃO NOS RUMINANTESBoca (praticamente sem mastigar) > esôfago > rúmen > processo de fermentação com a degradação da celulose por bactérias > barrete > degradação bacteriana da celulose > compactado em massa esféricas > volta para a boca > deglutido novamente > folhoso onde ocorre a diluição > coagulador (digestão química) > intestino delgado

DIGESTÃO EM AVESBico > Faringe > Esôfago > Ao ingerir grãos, estes vão direto para o papo (inglúvio, que umedece o alimento) > Proventrículo (inicia-se a digestão química) > Moela (intensa trituração/ digestão mecânica pelo movimento da forte musculatura e pela presença de pedrinhas no seu interior > IntestinoProcesso químico e físico acontecem simultaneamente.

Questões sobre Sistema Digestivo

Teoria

Questões

Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
sarahnjife
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Fotossíntese
GoConqr suporte .
Plano de Estudo Vestibular- Semana 1
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Simulado Inglês
Marina Faria