Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas

GoConqr suporte .
Slide Set by , created almost 4 years ago

Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas

4096
130
0
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . almost 4 years ago
Plano de estudos ENEM 2017 - Matérias que mais caem
Nathalia - GoConqr
Simulado Geografia
Marina Faria
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
German Irregular Verbs
Shane Buckley
Část 19.
Nikola Truong
Recursos hídricos
Homero Borba
Simulado Filosofia
Marina Faria
Intensivo UEL
Otavio Ferreira
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Português para Vestibular
GoConqr suporte .

Slide 1

Slide 2

    Português
    1. Semântica: o significado das palavras em contexto"É um assunto que cai bastante, porque ajuda o aluno a compreender o texto". 2. Elementos coesivos: pronomes econjunções"Pronomes e conjunções são aqueles elementos que fazem a construção de um texto", diz Carrera. 3. Figuras de linguagemAs figuras de linguagem podem ser utilizadas como ferramenta para compreender o texto. 4. Relações entre textos"É comum que eles coloquem uma poesia, notícia, por exemplo. O aluno tem que saber o gênero textual. A poesia tem uma proposta, a charge outra [quebra a expectativa]". 
    5. Conjugação: uso dos tempos e modos verbais O tema é associado à elaboração da redação. 6. Paráfrase ou tradução de sentidoÉ essencial para a interpretação de um texto, principalmente na hora de analisar as alternativas de determinada pergunta.  7. Classes de palavras Os estudantes devem conhecer bem os aspectos estruturais que norteiam as dez classes gramaticais e ter noção de que seis dessas são flexionadas em número, gênero, grau, pessoa, tempo, voz, modo e/ou aspecto. Na construção do texto, a professora do cursinho do XI lembra que os vestibulares costumam tratar bastante de paralelismo.

Slide 3

    Literatura
    8. Romantismo: Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar e Almeida Garrett Para Augusta Aparecida Barbosa, professora de literatura do cursinho do XI, além de ler os livros pedidos pelos vestibulares, pode ser interessante que o aluno conheça outras obras dos autores solicitados."A Fuvest e a Unicamp não vão fazer perguntas fora dos livros, mas é bom que ele tenha lido outras obras do autor como referência", diz. "Do José de Alencar, por exemplo, é pedido Til, mas o aluno pode conhecer Senhora, Iracema". Os romances desse período tentavam atender aos anseios da burguesia de aparecer nos romances. "A burguesia quer estar nos romances e para isso tenta resgatar os heróis medievais e a religiosidade. Há muito sentimentalismo e nacionalismo também", comenta Augusta.9. Realismo: Eça de Queirós e Machado de AssisPeríodo associado ao cientificismo do final do século 19. "Essa é a época que a ciência ganha certo peso, e os artistas vão querer se posicionar diante da sociedade como se fossem cientistas, observando, apontando defeitos e propondo soluções", diz a professora do XI.10. Modernismo: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira,Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Guimarães RosaO aluno deve entender que o modernismo surge em um momento de entreguerras. "Os artistas vão mostrar esse mundo que está se rompendo, se esfacelando. Propõem, então, uma estrutura estética diferente. O poema em verso agora em versos livres, formato de triângulo, de espiral", conta Augusta. "O modernista tem tanta liberdade que pode até retomar os versos em redondilha".

Slide 4

    História
    1. Antiguidade Clássica: Grécia e Roma AntigaOs estudantes devem estudar os legados deixados pela Grécia e Roma Antiga para a sociedade ocidental. 2. FeudalismoEra um modo de organização restrito à Europa ocidental. É necessário entender características econômicas, políticas e sociais, lembrando que era uma sociedade estamental, que tinha grande influência da Igreja Católica.3. Civilizações pré-colombianas: incas,maias e astecas4. Revolução Francesa5. Colonização mercantilistaEssa era a prática econômica do absolutismo. É importante conhecer o mercantilismo para entender a lógica do Brasil colônia. A escravidão do negro africano é produto desse processo.6. Processo de independência do Brasil
    7. Segundo reinado: D. Pedro 2º Caracterizado pelo parlamentarismo às avessas e pelo ciclo do café, no Vale do Paraíba e oeste paulista (economia). Houve ainda a introdução do trabalho imigrante,Guerra do Paraguai (1864-1870) e aabolição da escravatura (1888).8. Era VargasVargas chegou ao poder por meio de um golpe de Estado em 1930 e se manteve no poder durante uma ditadura, conhecida por Estado Novo (1937-1945). O período é marcado pela centralização do Estado, estatização de grandes meios econômicos e grande aceitação popular (populismo).10. Ditadura militar As questões podem exigir que o candidato conceitue o golpe de 1964, além de todo o aparelho repressivo da ditadura. Outro tema que pode ser cobrado são: atos institucionais (principalmente AI-5), milagre econômico (durante governo Médici), surgimento do novo sindicalismo e movimento "Diretas Já" (1984).

Slide 5

    1. Globalização: Processo de internacionalização das relações econômicas capitalistas, apoiado em novas tecnologias de transporte e telecomunicações e na ampliação da capacidade produtiva2. Terceira Revolução Industrial: Essa nova é também chamada de revolução tecnocientífica3. Potências emergentes: A sigla Brics dá nome a um grupo formado por potências econômicas emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 4. Clima: elementos climáticos, como a umidade, pressão atmosférica e temperatura; fatores de determinação do clima; e as mudanças do clima e suas consequências.5. Teorias demográficas
    6. Fontes de energia: Alteração da matriz energética, fontes convencionais ou alternativas7. Migrações internacionais: haitianos no Brasil (mesma rota hoje é usada por imigrantes de outras nacionalidades, como senegaleses, nigerianos, dominicanos e indianos), novos fluxos imigratórios, xenofobia, motivação política e econômica8. Relevo: processos de formação, principais formas no Brasil e placas tectônicas9. Solos: formação, uso e degradação10. Recursos hídricos: potencial e aproveitamento (hidroeletricidade, irrigação e transporte)
    Geografia

Slide 6

    Inglês
    1. Leitura e interpretação de textos2. Domínio de gêneros textuais variados3. Vocabulário contextualizado: sinonímia e tradução4. Pronomes: pessoais, possessivos, relativos e indeterminados5. Linking words: conjunções
    6. Substantivos contáveis e incontáveis7. Verb tenses: presente, passado, futuro e condicional8. If Clauses: sentenças condicionais9. Reported Speech10. Passive voice

Slide 7

    Espanhol
    1. Domínio de gêneros textuais variados: texto científico, anúncios, charges, letra de música, poesia, campanhas publicitárias, etc. 2. Regras de acentuação gráfica e signos de pontuação.A maioria das palavras possui uma sílaba tônica, porém em espanhol não se acentuam todas. A acentuação dependerá do número de sílabas e da terminação da palavra.3. Artigos definidos e indefinidos.4. Substantivos e adjetivos: gênero e número.5. Pronome pessoal, pessoal de sujeito, possessivo, demonstrativo, reflexivo e relativo.
    6. Tratamento formal e informal.7. Os verbos ser, estar e haver. Verbos regulares e irregulares. Modos e tempos verbais.9. Advérbios. 10. Perífrases verbais. Elas são um conjunto formado por um verbo auxiliar mais um verbo em infinitivo, particípio ou gerúndio, que forma unidade como se fosse um único verbo. São importantes para uma boa dissertação em espanhol.

Slide 8

    Filosofia e Sociologia
    1. Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984,Caras Pintadas em 1992, e em 2013).é importante nesse tema os estudantes saberem diferenciar agrupamentos de movimentos. 2. Escola de Frankfurt e a indústria cultural.Sayeg define esse tema como um dos mais importantes, principalmente para o Enem e alguns vestibulares do Paraná e Santa Catarina. 3. A ação social no conceito de Max Weber.é um sociólogo que tenta enxergar dentro da sociedade a influência das relações sociais, que podem desencadear problemas econômicos ou políticos.4. As novas relações de trabalho.
    5. Política, ética e moralidade (Sócrates,Platão e Aristóteles).6. Estado de natureza, contrato social e estado de sociedade para Hobbes,Locke e Rousseau. 7. Relação da fé e da razão (São Tomás de Aquino). Na sua concepção aristotélica, São Tomás de Aquino propõe uma harmonia entre corpo e alma, fé e razão, Estado e Igreja. 8. Conceitos de Karl Marx.Conceitos de mais-valia, alienação do indivíduo social e materialismo histórico.9. Conceitos de Émile Durkheim.Ter domínio de conceitos como fato social e solidariedade mecânica e orgânica.  10. Conceitos de Jürgen Habermas.Distinção entre esfera pública e privada e atuação do individuo. Relações de poder Estado-política. 

Slide 10