Quiz
Aula 2
Erstelle ein kostenloses Konto, um dieses Quiz zu beenden
Speichere deinen Fortschritt und sieh dir dein Endergebnis an.
oder mit deiner E-Mail registrieren
Schon ein Konto? Anmelden
Fragen in diesem Quiz (8)
1Quando as bases filosóficas da bioética começaram a ser mais bem definidas?
- AAntes da Segunda Guerra Mundial
- BApós a Segunda Guerra Mundial
- CNa época da Santa Inquisição pela Igreja Católica
- DEntre a Primeira e a segunda Guerra Mundial
- EAntes da Primeira Guerra Mundial
2"Este princípio se origina do sistema psicológico da Gestalt que sustenta que o "todo é maior do que a soma de suas partes". Assim, as partes do corpo não podem ser compreendidas de modo dissociado da unidade física". A partir dos conceitos básicos de bioética qual princípio tal definição está relacionada:
- APrincípio da santidade da vida humana
- BPrincípio do duplo efeito
- CPrincípio da justiça
- DPrincípio dos meios ordinários e extraordinários de tratamento
- EPrincípio da totalidade
34 Com o Relatório Belmont e a National Comission for the Protection of Human Subjects of Biomedical and Behavioral Research foi estabelecido, como principal objetivo da Comissão, a identificação dos princípios éticos ¿básicos¿ que deveriam nortear a experimentação em seres humanos, o que ficou conhecido com Belmont Report, que apresentou os princípios éticos, considerados básicos, que deveriam nortear a pesquisa biomédica com seres humanos. O princípios são:
I Princípio do respeito às pessoas ou da autonomia;
II Princípio da beneficência
III Princípio da justiça.
Estão corretas as afirmativas:- AI, II e III
- BI e II
- Capenas I
- DII e III
- Eapenas III
4Divulgar melhor a Declaração Universal sobre a Bioética adotada pela Unesco em 2005 foi uma das maiores preocupações manifestadas pelo Comitê Internacional de Bioética reunido entre os dias 26 e 27 de outubro, em Paris. Durante dois dias, representantes dos 36 países que compõem o Comitê discutiram os relatórios elaborados por grupos de trabalho em torno de três temas: a vulnerabilidade humana e integridade pessoal, a clonagem humana e governança internacional e as implicações éticas da prática da chamada medicina tradicional. No encontro, o Brasil encaminhou proposta para criação de comitês regionais de Bioética para melhor difundir os princípios da Declaração da Unesco. Tudo isto é um exemplo, em Bioética, de um procedimento:
- AMoral.
- BHumano.
- CNormativo.
- DProtetor.
- EDescritivo.
5A Resolução nº 1.956/2010, publicada no dia 25 de outubro no Diário Oficial da União, que determinou que médicos não poderão indicar para seus pacientes marcas de órteses, próteses ou materiais implantáveis, é um exemplo, em Bioética, de um procedimento:
- AMoral.
- BDescritivo.
- CNormativo.
- DHumano.
- EProtetor.
6As bases da Bioética começaram a ser mais bem definidas após a Segunda Guerra Mundial, em função das práticas nazistas e das experiências com seres humanos. A partir daí há um fortalecimento da idéia de que:
- AA ciência não pode ser mais importante que o homem.
- BA ciência é feita pelo homem e pode desconsiderá-lo enquanto indivíduo.
- CO progresso depende de experiências independente dos efeitos para o homem.
- DAs formas de progresso justificam agressões ao homem.
- EEm nome da ciência justificam-se os meios e os fins para o progresso.
7A ética da responsabilidade e a bioética conduzem a responsabilidade para com as questões do cotidiano e das relações humanas em todas as dimensões desde que tenhamos uma postura consciente na arte de cuidar do outro como se fosse a si mesmo. Portanto, as discussões e reflexões da Bioética não se limitam aos grandes dilemas éticos atuais, podemos relatar estes grandes dilemas como:
Marque a afirmativa correta.- A- o projeto genoma humano, o aborto,
- B- os direitos e deveres dos profissionais da saúde e dos clientes, as práticas psiquiátricas, pediátricas e com indivíduos inconscientes.
- C- os campos da experimentação com animais e com seres humanos,
- D- a eutanásia ou os transgênicos.
- E- Todas as afirmativas estão corretas.
8Apesar de benéfica, a relação entre a ética e a biomedicina não é tão pacífica quanto se pensa. Muitos cientistas, filósofos e teólogos conflitam diante de suas posições, falaremos de três em especial, por serem muito significativas, segundo Pegoraro 2010, logo com relação a esse texto podemos afirmar que:
I - A primeira parte do princípio de reflexão ética e bioética não se aplicam no processo de produção científica, que tem autonomia para reformular hipóteses e verificá-las. É pensado que o problema ético é posterior e se aplica aos resultados científicos, quando se avalia riscos e consequências decorrentes do uso. Dessa maneira, o cientista acredita trabalhar em um campo ¿eticamente neutro¿.
II - A segunda tese defende que o código de honestidade é fator intrínseco ao trabalho de produção científica, pois se baseia na obediência rigorosa ao método científico, na comunicação correta dos resultados, de tal forma que a comunidade possa avaliá-los. Assim, esse é considerado o compromisso ético do cientista. Neste modelo de filosofia, também a ética e a bioética não devem interferir, visto que a ciência cria para o seu próprio caminho de conduta ética.
III - E o modelo personalista, ao contrário, coloca a pesquisa científica em uma dimensão mais ampla, ontológica e axiológica da realidade e impera critérios de julgamento ético que não excluem o da pesquisa científica, mas dá sentido geral da realidade pesquisada. Por exemplo, a intervenção científica sobre o indivíduo não pode rejeitar o que é o ser humano, seu valor, seu destino, dignidade e transcendência.
Assinale a afirmativa correta:- A- Somente as afirmativas I e II estão corretas.
- B- Nenhuma afirmativa está correta.
- C- Todas as afirmativas estão corretas.
- D- Somente a afirmativa I está correta
- E- Somente as afirmativas II e III estão corretas
Informationen
- Beschreibung
- Ética na Saúde Quiz am Aula 2, erstellt von Raquel Ribeiro am 22/05/2020.
- Autor
- Raquel Ribeiro
- Sprache
- Português
- Aufrufe
- 4
- Schlagwörter
- Bewertung
- Noch keine Bewertungen Bewerte dieses Quiz