GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Quiz

Questões de Atualidades III

Luís Felipe Mesiano 10 Fragen

Quiz starten

Fragen in diesem Quiz (10)

  1. 1“O comitê gestor do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) estabeleceu novas regras para o financiamento de projetos para os anos de 2017 e 2018. Em reunião realizada nesta quarta-feira (30), o comitê definiu questões como tecnologia e adaptação para orientar os programas que serão contemplados nos próximos dois anos. Temas ligados a monitoramento e transparência também estão na lista. A iniciativa busca manter a atuação do Fundo de acordo com os compromissos assumidos pelo Brasil, no contexto do Acordo de Paris.”
    http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2016/12/fundo-clima-definenovas-regras-para-os-proximos-dois-anos
    A respeito do Acordo de Paris, assinale a alternativa correta.
    1. AAssinado em 2002, dez anos após a Rio-92, tem como objetivo a redução na emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.
    2. BO acordo insere-se na mesma política do Protocolo de Kyoto, porém, diferentemente deste, não foi assinado pelos Estados Unidos.
    3. CO principal objetivo do acordo diz respeito a limitar o aumento da temperatura global a no máximo 2°C em relação aos níveis pré-industriais.
    4. DGrande parte dos países industrializados ainda não aceitaram o acordo, o que dificulta sua implementação.
    5. EO acordo tem por base a ideia de que a temperatura média global não sofre influência da ação antrópica.
  2. 2“A maioria da primeira turma do STF (Supremo Tribunal Federal) firmou o entendimento, nesta terça-feira (29), de que praticar aborto nos três primeiros meses de gestação não é crime.”
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/11/1836895-aborto-ate-oterceiro-mes-nao-e-crime-decide-turma-do-supremo.shtml
    Com relação ao aborto, assinale a alternativa que traz uma informação correta.
    1. ASegundo a lei brasileira, o aborto ainda não é permitido em nenhuma circunstância.
    2. BO caso julgado não altera diretamente a legislação, que continua considerando crime o aborto, salvo em alguns casos específicos.
    3. CEm relação a legislações de outros países da América, o Brasil é o único que aceita aborto nos casos de estupro.
    4. DNão há nenhuma relação entre o Código Penal e o aborto, já que é uma questão puramente Constitucional.
    5. EComo o julgamento do STF tem força de lei, alteram-se automaticamente os artigos do Código Penal.
  3. 3Sobre o Prêmio Nobel de Literatura, assinale a alternativa correta.
    1. AO prêmio foi dado apenas uma vez a escritor brasileiro, que foi o caso de Clarice Lispector em 1963.
    2. BNo ano de 2016, o compositor britânico David Bowie foi agraciado com o prêmio, o que surpreendeu a todos por ter sido um cantor de rock.
    3. CO prêmio é concedido desde 1937 pela Academia Sueca.
    4. DOs únicos escritores de Língua Portuguesa agraciados com o Nobel foram José Saramago e Fernando Pessoa.
    5. ENunca um escritor brasileiro chegou a ser premiado, ainda que muitos já tenham sido bem cotados, como é o caso, por exemplo, de Lygia Fagundes Telles.
  4. 4Conheça o vírus mayaro: a nova ameaça do mosquito Aedes aegypti. O vírus pode estar se espalhando pelo Brasil.

    Disponível< http://veja.abril.com.br/saude/conheca-o-virus-mayaro-a-nova-ameaca-do-mosquito-aedes-aegypti/ l> Acesso em 16/11/ 2016.

    Sobre o vírus mayaro é INCORRETO afirmar:
    1. ASobre a febre do mayaro. Trata-se de uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus que pode causar uma doença de curso benigno semelhante a dengue. Normalmente, após uma ou duas semanas, o paciente se recupera completamente. Entretanto, parte dos pacientes pode apresentar queixa de artralgia intensa, acompanhada ou não de edema nas articulações. A lesão pode ser limitante ou incapacitante e durar por meses, quando a recuperação é mais prolongada.
    2. BÉ considerado endêmico na região Amazônica, que envolve os estados da região Norte e Centro Oeste. O vírus ocorre em área de mata, rural ou silvestre e geralmente afeta indivíduos que adentram espaços onde macacos e vetores silvestres circulam. Considerado que o horário de maior atividade do principal vetor (Haemagogus Jantinomys) se dá entre 9 e 16 horas, recomenda-se evitar exposição em áreas de mata sobretudo desprotegido, durante esse período.
    3. CÉ um vírus que se encontra ativo e pica durante o dia, ao contrário do Anopheles, vector da malária, que tem atividade crepuscular, está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada, isto é, pobres em matéria orgânica em decomposição e sais (que confeririam características ácidas à água), que preferivelmente estejam sombreados e no Peri domicílio.
    4. DNenhuma das alternativas.
  5. 5A PEC 241 é uma das principais propostas do governo de Michel Temer para reequilibrar as contas públicas e viabilizar a recuperação da economia brasileira. Hoje a dívida bruta supera 70% do PIB e, se os gastos públicos continuarem a subir, pode chegar a 132,5% em 2026.

    Disponível< http://especiais.g1.globo.com/economia/2016/pec241-umtetoparaosgastospblicos/> Acesso em:25 out. de 2016.

    Sobre a PEC 241 é INCORRETO afirmar:
    1. AA PEC 241 prevê um limite anual de despesas para os três poderes ao longo das próximas duas décadas. Se a regra for aprovada, os gastos públicos só poderão aumentar de acordo com a inflação do ano anterior.
    2. BA premissa que orientou a criação da PEC 241 é pôr fim à sequência de rombos nas contas públicas brasileiras. O ano de 2016 será o terceiro seguido com as contas no vermelho.
    3. CPelas regras da PEC 241, saúde e educação só terão que obedecer à regra de teto de gastos a partir de 2018. O Conselho Nacional de Saúde calcula em mais de R$ 400 bilhões as perdas para a saúde nos próximos 20 anos com a PEC 241
    4. DNenhuma das alternativas.
  6. 6Ártico tem ano recorde de calor e derretimento maciço de gelo. Avaliação foi publicada no Arctic Report Card 2016, relatório revisado por pares de 61 cientistas de todo o mundo.
    Disponível< http://g1.globo.com/natureza/noticia/artico-temano-recorde-de-calor-e-derretimento-macico-de-gelo.ghtml>Acesso em 14 dez de 2016
    Sobre essa notícia é INCORRETO afirmar:
    1. AO Ártico quebrou recordes de calor no ano passado, quando um ar excepcionalmente quente provocou o derretimento maciço de gelo e de neve e um congelamento tardio no outono.
    2. BOs cientistas do clima dizem que as razões para o aumento do calor incluem a queima de combustíveis fósseis que emitem gases causadores do efeito estufa, que prendem o calor na atmosfera, bem como a tendência de aquecimento do oceano El Niño, que terminou no meio do ano.
    3. CEssa tendência de aquecimento também levou a uma cobertura de gelo adulta e grossa que derrete facilmente.
    4. DNenhuma das alternativas.
  7. 7O Impeachment de Dilma Rousseff foi um dos acontecimentos recentes mais importantes do Brasil, do ponto de vista político. Referente a isto, assinale a alternativa CORRETA:
    1. AEm discurso, o ex-presidente Fernando Collor adotou um tom conciliador com a oposição, gritando “Não vai ter golpe”.
    2. BComo previsto no texto constitucional, Dilma Rousseff teve que se afastar temporariamente do cargo. Seu vice, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu interinamente o posto.
    3. CFoi montada uma Comissão Especial de Impeachment para apurar as denúncias do processo, ouvir testemunhas da acusação e da defesa e debater política e juridicamente o caso.
    4. DNenhuma das alternativas.
  8. 8Qual a definição CORRETA para o termo “Nova Ordem Mundial”?
    1. AÉ o campo político mundial após a Guerra Fria
    2. BÉ a independência de alguns países após a Segunda Guerra Mundial.
    3. CSão movimentos que ocorreram em algumas províncias brasileiras.
    4. DNenhuma das alternativas.
  9. 9Sobre a qualidade de vida no Brasil, podemos considerar que:
    1. AA medição de o que é ter qualidade de vida é realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
    2. BO tempo é um dos problemas com a qualidade de vida atual, pois as pessoas têm cada vez uma separação menor entre prazer e trabalho.
    3. CUma vida de qualidade envolve somente o meio em que a pessoa vive e como são suas relações sociais.
    4. DNenhuma das alternativas.
  10. 10O Ciclo do Ouro é o período da História do Brasil correspondente ao século XVIII. Foi o período em que ocorreu intensa atividade extrativista de ouro em qual região do país?
    1. AMinas Gerais.
    2. BSão Paulo.
    3. CSanta Catarina.
    4. DNenhuma das alternativas.

Informationen

Beschreibung
Focado no Concurso do tj/pr
Sprache
Português
Aufrufe
106
Bewertung
Noch keine Bewertungen
Bewerte dieses Quiz
Bewerte dieses Quiz

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck