Atualidades Vestibular Enem 2

Description

5 fatos mais importantes no Brasil, em 2015, de acordo com o Guia do Estudante
GoConqr suporte .
Flashcards by GoConqr suporte ., updated more than 1 year ago
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . almost 7 years ago
254
15

Resource summary

Question Answer
5 fatos mais importantes no Brasil, em 2015 Retrospectiva 2015 de acordo com o Guia do Estudante http://guiadoestudante.abril.com.br/
Rompimento de barragem provoca desastre ambiental em Mariana Em novembro, o rompimento dea barragem de rejeitos de mineração da Samarco, na zona rural de Mariana (MG), provocou o maior desastre ambiental do Brasil. 50 bilhões de litros de lama atingiram 9 cidades, percorrendo o Rio Doce até desaguar no litoral do Espírito Santo, a mais de 600Km de distância. A região mais afetada foi o distrito de Bento Rodrigues, onde ao menos 17 pessoas morreram e mais de 600 ficaram desabrigadas. Ainda não é possível dimensionar os efeitos ambientais do desastre, mas a recuperação das áreas afetadas levará anos e consumirá bilhões de reais. O Ministério Público de MG entrou com ação para que a Samarco providencie ajuda financeira e indenização às vítimas. A empresa, que é controlada pelas mineradoras Vale (brasileira) e BHP Billiton (anglo-australiana), também foi multada em 250 milhões de reais pelo Ibama. No entanto, os danos continuam.
Casos de dengue, chikungunya e zika se multiplicam Os casos de dengue, chikungunya e zika se multiplicaram pelo Brasil. Em 2015, o país registrou recorde de casos de dengue: até 14 de novembro foram identificados 1,5 milhão de pessoas infectadas, com mais de 700 mortes confirmadas. A região Sudeste concentra quase 2/3 dos casos, e os mais atingidos são Goiás, São Paulo e Pernambuco. A chikungunya, que chegou ao Brasil em 2014, também se espalhou. Já os casos da febre zika tiveram seus primeiros registros em maio de 2015. A chegada da doença ao Brasil veio acompanhada de um agravante: diversos casos de microcefalia em recém-nascidos estão associados ao contágio de mães pela febre zika durante a gravidez. A situação é especialmente grave no Piauí, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba, que decretaram estado de emergência.
Elevado endividamento agrava a crise econômica O desequilíbrio das contas públicas levou o ministro da Fazenda Joaquim Levy a adotar medidas para cortar os gastos do governo. O chamado ajuste fiscal afetou o acesso ao seguro-desemprego, aos benefícios da previdência e ao abono salarial, além de cortar investimentos em diversas áreas. Para conter a alta da inflação, os juros subiram ainda mais, dificultando o acesso ao crédito. Além disso, a desconfiança do mercado diante do cenário econômico brasileiro inibiu investimentos na indústria e a desaceleração da economia chinesa afetou as exportações de commodities. Tudo isso levou à redução da atividade econômica: entre janeiro e setembro, o PIB caiu 3,2%, colocando o país em recessão; em novembro, a inflação superou 10% no acumulado de 12 meses (maior taxa desde novembro de 2003); e o desemprego bateu 7,5% em novembro (crescimento de 2,7% em um ano).
Eduardo Cunha e Delcídio do Amaral são alvos da Operação Lava Jato Deflagrada pela Polícia Federal em 2014, a Operação Lava Jato investiga esquema de lavagem e desvio de dinheiro da Petrobras, envolvendo executivos da estatal, grandes empreiteiras e políticos de alto escalão. Em 2015, a operação avançou com depoimentos das testemunhas de acusação. Em março, o STF e STJ autorizaram abertura de inquérito para investigar 50 políticos. Entre eles, o tesoureiro do PT Vaccari Neto (condenado a 15 anos de prisão em setembro), o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) e o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB). Em novembro, o STF autoriza a prisão do senador do PT Delcídio do Amaral por tentar obstruir as investigações da operação. É a primeira vez que um senador é preso no Brasil desde a redemocratização, em 1985.
Câmara abre processo de impeachment contra Dilma Rousseff O principal argumento para a cassação do mandato de Dilma é a edição de decretos que ampliaram os gastos federais sem a autorização do Congresso – segundo a acusação, a medida seria ilegal por ferir a Lei Orçamentária. Em 2 de dezembro, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) autorizou a abertura do processo de impeachment. Sua decisão é considerada retaliação ao PT – horas antes o partido havia decidido apoiar o pedido de cassação do mandato de Cunha no Conselho de Ética, onde o deputado é acusado de mentir sobre existência de contas secretas na Suíça. Com a decisão, o processo deve tramitar nos primeiros meses de 2016.
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz Sobre Atualidades do Vestibular
Alessandra S.
Retrospectiva de abril 2017
Luís Felipe Mesiano
Provas anteriores de Vestibular - Fuvest 1
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM 2017 - Matérias que mais caem
Nathalia - GoConqr
Provas anteriores de vestibular - Fuvest 2
GoConqr suporte .
5 Ferramentas de Estudo para Melhorar sua Aprendizagem -Vestibular e Enem
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
Alice Sousa
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Simulado Matemática
Marina Faria
Vestibular - Guia de Estudos
Alessandra S.