Ansiedade, medo e exaustão: como a quarentena está abalando a saúde mental dos educadores

Beschreibung

As rápidas mudanças, alto nível de cobranças, frustrações diárias e dificuldades técnicas durante o ensino remoto comprometem o psicológico dos educadores brasileiros
FABIANA APARECIDA DA SILVA
Karteikarten von FABIANA APARECIDA DA SILVA, aktualisiert more than 1 year ago
FABIANA APARECIDA DA SILVA
Erstellt von FABIANA APARECIDA DA SILVA vor mehr als 3 Jahre
15
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Como cuidar na prática da saúde mental? O cuidado com a saúde mental não deve ser apenas quando os problemas se tornam maiores do que conseguimos lidar. É preciso ter cuidados também para prevenir e saber pedir ajuda. Confira algumas dicas para cuidar de si durante a pandemia:
1. Alinhe expectativas consigo mesmo: É necessário diminuir a expectativa e aceitar que nem tudo sempre sairá como o planejado e que estamos fazendo o possível com o tempo e recursos disponíveis. "Para não ficar com a sensação de estar devendo", afirma Adriana Fóz, diretora da NeuroConecte, e especialista em psicopedagogia e neuropsicologia.
2. Estabeleça uma rotina: Nessa programação é importante estabelecer os horários para cada tipo de atividade (trabalhar, lazer, descanso, cuidados domésticos, exercício, etc). Não deixe de incluir pelo menos 20 minutos diários para se exercitar. Também reserve um tempo para atividades que te façam bem, seja assistir um programa de televisão, ouvir música ou contemplar o céu. "Coisas pequenas que ajudem a acrescentar alegria", diz Marilda Lipp.
3. Tenha conexão afetiva: O Dr. Cláudio Duarte, psiquiatra pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da unidade de dependência química do Hospital Santa Mônica, em Itapecerica da Serra (SP), diz que é possível vencer a distância com criatividade, se fazer presente de outras formas. "São pequenos carinhos que estimulam a sensação de afeto, importância e elo com o outro”. Esse mesmo olhar sensível é preciso ter com si. Ele aconselha prestar atenção em como você está se sentindo, cultivar uma autoestima profissional e assumir a sua própria importância.
4. Compartilhe seus sentimentos: Conversar e falar sobre si com outra pessoa, seja um familiar, um colega de trabalho ou amigo, ajuda a tirar o peso da realidade e espairecer os pensamentos.
5. Fiscalize o pensamento: Como comentamos anteriormente, o estresse está muito relacionado com a forma que percebemos um problema. Por isso, se apenas o enxergarmos como algo muito grande, a resposta do corpo será negativa. Então, tentar mudar a forma de pensar as situações para torná-las menos amedrontadoras.
6. Evite o excesso de notícias: É importante estar bem informado, mas consumir notícias o dia inteiro sobre a situação da covid-19 pode alimentar a ansiedade e o medo. Mantenha o equilíbrio!
7. Não se automedique: A automedicação e as compensações não saudáveis (por exemplo, encontrar no consumo de bebida alcóolica um alívio ao estresse) podem agravar a forma como vemos ou nos relacionamos com as situações. Se sentir que o problema está controlável procure práticas como meditação, técnicas de respiração e um espaço de confiança para se abrir. Se sentir que ele tomou proporções maiores do que consegue lidar, procure ajuda de profissionais.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Deutsche Bundesländer und ihre Hauptstädte
max.grassl
Der Stephansdom
Karin Wanke
Die wichtigsten funktionelle Gruppen
Mirmo
E - Funktion
Kaja-Lotta
Englisch Vokabeln
anna.grillborzer0656
Vererbung
Greta Warnke
Der elektrische Stromkreis
Robert Mairginter
Vertragsrecht - Multiple-Choice-Test
Maximilian Mustermann
U1 Buchproduktion
Lena A.
GESKO A WERB WS 2018/19
Caroline Hannah
Vetie - Lebensmittel 2022
Ann Borg