Plural em palavras compostas

Description

Plural em palavras compostas
Marcella Alves
Flashcards by Marcella Alves, updated more than 1 year ago
Marcella Alves
Created by Marcella Alves over 2 years ago
13
0

Resource summary

Question Answer
Qual o plural de "pimenta-do-reino" e de "pé de moleque"? pimentas-do-reino pés de moleque Regra: Compostos ligados por preposição, com ou sem hífen, somente o primeiro elemento é flexionado.
Qual o plural de "couve-flor"? couves-flores ou couves-flor Regra: Substantivo + substantivo – os dois podem ir para o plural ou apenas o primeiro
Qual o plural de "guarda-civil" e "erva-doce"? guardas-civis e ervas-doces Regra: Substantivo + adjetivo – os dois irão para o plural
Qual o plural de "cata-vento" e "beija-flor"? cata-ventos e beija-flores Regra: Verbo + substantivo ou uma palavra invariável – somente o substantivo vai para o plural
Quais classes de palavra são invariáveis? Advérbios, conjunções, interjeições e as preposições
Qual o plural de "guarda-roupa"? guarda-roupas
Qual o plural de "porta-mala"? Porta-malas
Qual o plural de "verde-claro"? Verde-claros Regra: Nos adjetivos compostos, somente o último termo receberá a flexão de número.
Qual o plural de "azul-marinho"? azul-marinho Regra: Os adjetivos azul-marinho e azul-celeste são invariáveis.
Qual o plural de "corre-corre"? "corre-corres ou corres-corres" Regra: verbo+ verbo, ambos variam ou só o segundo vai para o plural"
Qual o plural de "tico-tico"? "tico-ticos" Regra: em compostos formados por palavras repetidas ou onomatopeias apenas o segundo elemento vai para o plural
Qual o plural de "verde-oliva"? blusas verde-oliva Regra: Os adjetivos compostos que fazem referência a cores, são invariáveis quando o segundo elemento é um substantivo.
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Vestibular - Crase
GoConqr suporte .
Português para Vestibular
GoConqr suporte .