Doença de Chagas

Description

:)
Felipe Soares
Mind Map by Felipe Soares, updated more than 1 year ago
Felipe Soares
Created by Felipe Soares over 7 years ago
22
0

Resource summary

Doença de Chagas
  1. A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.
    1. O parasita pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos, principalmente um conhecido como barbeiro, e é um dos maiores problemas de saúde na América do Sul, América Central e também do México.
      1. Devido à imigração, a doença também afeta pessoas em outros continentes atualmente.
    2. Sintomas
      1. A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão:
        1. • Febre • Mal-estar • Inchaço de um olho • Inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto • Fadiga • Irritação sobre a pele • Dores no corpo • Dor de cabeça
      2. Transmissão
        1. A transmissão acontece pelas fezes do "barbeiro" depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue. A picada provoca coceira, facilitando a entrada do tripanossomo no organismo, o que também pode ocorrer pela mucosa dos olhos, do nariz e da boca ou por feridas e cortes recentes na pele.
          1. Outros mecanismos de transmissão são a transfusão de sangue de doador portador da doença, a transmissão vertical via placenta (mãe para filho), a ingestão de carne contaminada ou acidentalmente em laboratórios.
        2. Ciclo de vida
          1. --Os barbeiros se contaminam com o tripanossoma quando se alimentam do sangue de mamíferos infestados. --Os humanos se contaminam com o protista quando são picados por barbeiros infectados. --Os tripanossomas são liberados junto às fezes do inseto, penetrando na circulação sanguínea através da ferida provocada pela picada. --Os tripanossomas podem atingir outros tecidos ou órgãos. --Ao atingir o coração, o parasita danifica as fibras musculares, prejudicando o funcionamento do órgão.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Glossário de Biologia
          GoConqr suporte .
          Sistema Respiratório - Biologia
          GoConqr suporte .
          Sistemas do Corpo Humano
          GoConqr suporte .
          A Célula
          Nathalia - GoConqr
          Exercícios- Tipos de Reprodução
          Andrea Barreto M. Da Poça
          Ecologia I
          kyungsos
          2a Lei de Mendel
          Andrea Barreto M. Da Poça
          Mitose
          Igor -
          Reino Monera
          nathaliaires
          Vitaminas
          Júlia Figueiredo