Definições

Description

Reportagem exclusiva OP+ sobre aves da lagoa da Precabura.
Wanderson Trindade
Note by Wanderson Trindade, updated more than 1 year ago
Wanderson Trindade
Created by Wanderson Trindade almost 3 years ago
734
0

Resource summary

Page 1

EXTINTA (EX) Uma espécie é considerada Extinta quando não restam quaisquer dúvidas de que o último indivíduo tenha morrido. Quando exaustivos levantamentos no habitat conhecido e/ou potencial, em períodos apropriados (do dia, estação e ano), realizados em toda a sua área de distribuição histórica, falharam em registrar a espécie. As prospecções devem ser feitas durante um período de tempo adequado ao ciclo de vida e forma biológica da espécie em questão. Quando há indícios de extinção da espécie, mas ainda não houve esforço de busca suficiente para afirmar que o último indivíduo tenha morrido, por precaução se considera a espécie como CR, mas com uma indicação de “possivelmente extinta”, ficando a notação como CR(PEX). Caso a espécies em questão possua população em cativeiro, a notação é CR(PEW).

Page 2

EXTINTA NA NATUREZA (EW) A espécie está extinta na natureza quando sua sobrevivência é conhecida apenas em cultivo, cativeiro ou como uma população (ou populações) naturalizada fora da sua área de distribuição natural. Quando exaustivos levantamentos no habitat conhecido e/ou potencial, em períodos apropriados (do dia, estação e ano), realizados em toda a sua área de distribuição histórica, falharam em registrar a espécie. As prospecções devem ser feitas durante um período de tempo adequado ao ciclo de vida e forma biológica da espécie em questão.

Page 3

REGIONALMENTE EXTINTA (RE) Equivale a extinto no Brasil. Quando não há dúvida de que o último indivíduo potencialmente capaz de se reproduzir na região tenha morrido ou desaparecido da natureza, ou no caso de ser um táxon visitante, o último indivíduo tenha morrido ou desaparecido da natureza, na região. Táxon (classificação científica de seres vivos) extinto há mais de 500 anos não precisa mais ser avaliado.

Page 4

CRITICAMENTE EM PERIGO (CR) Quando as melhores evidências disponíveis indicam que está enfrentando um risco extremamente alto de extinção na natureza.

Page 5

EM PERIGO (EN) Quando as evidências disponíveis indicam que está enfrentando um risco muito alto de extinção na natureza.

Page 6

VULNERÁVEL (VU) Quando as evidências disponíveis indicam que está enfrentando um risco alto de extinção na natureza.

Page 7

QUASE AMEAÇADA (NT) Quando, ao ser avaliado pelos critérios, não se qualifica atualmente como Criticamente em Perigo, Em Perigo ou Vulnerável, mas está perto da qualificação (se aproxima dos limiares quantitativos dos critérios) ou é provável que venha a se enquadrar em uma categoria de ameaça num futuro próximo.

Page 8

MENOS PREOCUPANTE (LC) Quando é avaliado pelos critérios e não se qualifica como Criticamente em Perigo, Em Perigo, Vulnerável ou Quase Ameaçado. Táxons de distribuição ampla e táxons abundantes normalmente são incluídos nesta categoria. Táxons raros e de distribuição restrita também podem ser classificados como LC, desde que não haja ameaças significativas.

Page 9

DADOS INSUFICIENTES (DD) Quando não há informação adequada para fazer uma avaliação direta ou indireta do seu risco de extinção, com base na sua distribuição e/ou estado populacional. Uma espécie nesta categoria pode estar bem estudada e a sua biologia ser bem conhecida, mas faltam dados adequados sobre a sua distribuição e/ou abundância. Classificar uma espécie nesta categoria indica que é necessário obter mais informações, mas que se reconhece a possibilidade de que ela possa estar ameaçada, e que pesquisas futuras poderão indicar uma categoria de ameaça.

Page 10

NÃO APLICÁVEL (NA) Categoria de um táxon considerado inelegível para ser avaliado em nível regional. Um táxon pode ser NA por não ser uma população selvagem ou não estar dentro da sua distribuição natural, ou por ser errante na região. Também pode ser NA porque sua proporção de ocorrência na região é muito pequena (normalmente < 1%) se comparada com a população global.

Page 11

NÃO AVALIADA (NE) Espécies ainda não avaliadas pelos critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Page 12

Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção -Volume I (ICMBio, 2018)

Show full summary Hide full summary

Similar

Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Glossário de Português
Alessandra S.
Síntese da Arte Rupestre
Sandra Barros
Arte Rupestre
GoConqr suporte .
RCA 12-1/2014 (RADA)
Marcos Freitas
Teoria das cores e aplicação do círculo cromático
Myllena Souza
Concentração
Leonardo Angonese
Genética
Kaleane Cunha
CONAMA 237/ 1997
Graziely Konzen
DENSIDADE
Murillo Alves