Aula 1: A estrutura das agências e a área de criação

Description

Apresentaremos a área de Criação em sua estrutura mais profissional e entenderemos por que as agências de publicidade são o modelo de empresa que possibilita o bom funcionamento da área, enfrentando os desafios atuais da comunicação.
Mari Ribeiro
Note by Mari Ribeiro, updated about 2 months ago
Mari Ribeiro
Created by Mari Ribeiro about 2 months ago
2
0

Resource summary

Page 1

Sobre a publicidade e atualidade

A área da Comunicação está em constante mutação. Sempre se transformou e sempre se transformará. Nosso campo de atuação em comunicação evoluiu junto às novas tecnologias. Isso significa que algumas bibliografias sobre publicidade podem se tornar obsoletas muito rápido, mas o esforço é sempre tentar explicar os movimentos atuais de mercado, seus processos e fenômenos que precisam de constante atualizações. Vamos tomar como exemplo o telefone celular. Hoje é absolutamente comum que todos utilizem aplicativos, que estejamos sempre conectados, que inclusive você esteja lendo este conteúdo de um smartphone. No entanto, essa evolução abrupta tem cerca de 15 anos e não irá parar. Tanto para os mobiles quanto para diversas outras tecnologias, isso significa uma constante remodelagem de nossa sistema de comunicação e informação.

Por que estamos tratando desse assunto para falar de criação publicitária? Para que você entenda que o modelo atual não é fixo, continuará se transformando à medida que as mudanças forem ocorrendo. 

Page 2

As agências de publicidade

A área de Criação se relacionará primordialmente com os seguintes setores ou funções: Atendimento/Planejamento Segundo Sampaio (1999, p. 57) é o setor que presta assistência aos clientes, administrando as contas publicitárias dentro da agência. É responsável pelo relacionamento agência-cliente, é sua função central conduzir as demandas dos clientes e acompanhar os processos internos, como criação, produção etc. Sua principal relação com a Criação é elaborar os pedidos de trabalho advogando em favor do cliente. Tráfego Sampaio (1999, p. 63) afirma que "é o setor responsável pelo acompanhamento dos serviços em suas diversas etapas, nos vários departamentos". É de responsabilidade do tráfego o bom fluxo de trabalho de um departamento para o outro, é uma área ou função que costuma ser inexistente em agências menores, mas imprescindível em agências de maior porte. Produção Gráfica São as áreas mais técnicas das agências. A produção gráfica é responsável por industrializar o trabalho em larga escala, junto à equipe de finalização, especialistas em fechamentos de arquivos, ajuste de cor conforme os fornecedores ou veículos. São departamentos com muita troca junto à Criação. Finalização, programadores Os programadores, funções mais atuais, zelam pelo desenvolvimento das criações online, função, por vezes, terceirizada. RTVC O RTVC (a sigla significa Rádio, TV e Cinema), geralmente é chamado de produção, por se tratar do vínculo da agência com produtoras de som, produtoras audiovisuais, fotógrafos, ilustradores etc.  

Page 3

A área de Criação

Esse é o lugar em que há o maior imaginário sobre a figura do publicitário. É nessa área que as campanhas publicitárias, tanto online quanto offline, surgem. Podem ser compostas por anúncios de revistas e jornal, filmes publicitários, folhetos, ações especiais, materiais promocionais etc. Em linhas gerais, os chamados Criativos – divididos entre diretores de arte e redação publicitária, recebem um pedido de trabalho – chamado de job  –, ou mesmo, um briefing , um relatório com todas as informações necessárias para criação.

Qual a diferença entre o briefing e o job?   Um briefing, em geral, dá início a um trabalho que contém diversas etapas, é mais amplo e abrangente. Depois, esse trabalho precisa ser fragmentado em trabalhos menores, chamados de jobs. Aliás, a área de publicidade em geral conta com diversos termos em inglês. O que ocorre depois que o briefing chega na área de criação? ⇨ Quem cuida dessa logística, é o departamento de tráfego, responsável pelo bom andamento dos prazos. ⇨ Bom, o tráfego submete o job ou o briefing a uma figura importante que é o diretor/a de criação, que abordaremos na próxima aula.

Page 4

DICAS

Estrutura de Agência: Administração (organização), atendimento (filtro), tráfego (controle de cumprimento de prazos), pesquisa (estrutura de planejamento/dados, informações e argumentos para criação), planejamento (espinha dorsal das  campanhas), criação/midia (midia diz se os veiculos - meios de comunicação suportam as ideias que a criação está tendo), produção multimida (coloca em pratica/realiza planejamentos de plataformas eletrônicas). Procurar estágio de tráfego. Fazer cursos técnicos de contabilidade, controle financeiro, estrutura organizacional). Departamento de Criação: Diretor de Arte (pensa na estética e aplicação visual da comunicação - olha cores, tipologias, ordem visual, elementos), Redator (escreve os textos/roteiros, palavras-chaves, slogans, tudo que é escrito/ortográfico determinada por esse função), Revisor (aponta problemas de orografia e tem conhecimento em artes para dizer se está compreensão para quem recebe a mensagem), Diretor de Criação (organiza e recebe o briefing, define o papel de cada uma das funções, aprova e faz a defesa da campanha - linguagem e elementos tecnicos e dados a serem aprovados). Conhecer programas gráficos atuais. Fazer curso de design gráfico. GTD: Método que pensa 5 etapas: Capturar: (pegar todas as ideias existentes, da mais simples a mais elaborada;; Esclarecer: (filtro, pôr foco, o elemento vai suprir a necessidade? não desrespeitas elementos/plágios?); Organizar: (o que é prioridade e secundário?); Refletir: (faz o processo, coloca no papel, cria, coloca no texto e ver se funciona); Engajar: (após aprovação interna e do cliente, momento de engajar o cliente com a ideia). Plano de Atualização de Informações: Quebre-Regras (buscar soluções/alternativas que outras pessoas não pensariam pois estão engessadas); Sem medo de errar (Tentar é a chave/a internet é a plataforma de fazer criações de ideias diferencias/saber diferenciar o que é desafiador e o que costuma fazer); Anotações (nascer ideias de locais inesperados); Experiências diferenciadas (conhecer pessoas, locais diferentes, festas populares, livros - principal regra é não ter preconceitos, ideias carregadas de outros ambientes, ser aberto a novas culturas e ideias); Descanse (Procure descansar, o cérebro não pensa cansado); Questione padrões, pense em opções que acredita, seja ativo e conheça seu ritmo de desenvolvimento).

Show full summary Hide full summary

Similar

REVISION TIMETABLE
v.r.123
Direito ambiental
Luiz Ricardo Oliveira
Quick tips to improve your Exam Preparation
James Timpson
Biology B3
James Burns
GCSE Computing: Hardware
Yasmin F
The Endocrine System
DrABC
Treaty of Versailles
Krista Mitchell
SFDC App Builder 1 (26-50)
Connie Woolard
Mapa Mental Planificación estratégica
Verny Fernandez
Macbeth Quotes To Learn
Sophie Brokenshire
Pscod new model test#1
Sukesh Angla