Idade Média - Quiz 1

Description

Primeiro Quiz da Disciplina de História Medieval.
Maria Eduarda Couto De Melo
Quiz by Maria Eduarda Couto De Melo, updated more than 1 year ago
Maria Eduarda Couto De Melo
Created by Maria Eduarda Couto De Melo almost 3 years ago
27
0

Resource summary

Question 1

Question
Sobre o período conhecido como Idade Média, é CORRETO afirmar que:
Answer
  • a formação das corporações de ofício está relacionada à efervescência comercial da Europa no início da Idade Média.
  • o romance de cavalaria foi um gênero literário que divulgou ideias de amor cortês.

Question 2

Question
Em A civilização feudal, o historiador Jérôme Baschet escreveu que a “Idade Média convida, com particular acuidade, a uma reflexão sobre a construção social do passado”. BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Editora Globo, 2006, p. 26. Tendo como referência a citação acima e o período da história, conhecido como Idade Média, assinale a alternativa incorreta.
Answer
  • O Iluminismo consolidou ideias como fragmentação política, fixação espacial, desordem, regressão e estagnação nas suas representações sobre o mundo medieval.
  • Os debates contemporâneos sustentam que fazem parte da dinâmica feudal o poder monárquico, a função militar e a presença de autoridade episcopal.
  • A Idade Média Central está associada a uma queda populacional, apesar de existirem poucos documentos sobre a época, alguns indícios comprovam essa baixa da população.
  • A visão sobre o mundo medieval foi pautada por perspectivas do período no qual o historiador escreve, como exemplo, a idealização romântica produzida no século XIX

Question 3

Question
Considere as seguintes afirmações acerca das relações entre o Oriente e o Ocidente no mundo medieval. I - A cultura árabe levou para as sociedades europeias estudos sobre autores como Platão e Aristóteles, estabelecendo um elo de ligação entre o mundo antigo pagão e o mundo moderno cristão. II- A península ibérica foi profundamente marcada pela presença muçulmana, que se estendeu entre os séculos VIII e XV, produzindo reflexos na cultura lusitana e hispânica. Essas afirmações são:
Answer
  • True
  • False

Question 4

Question
Um grande manto de florestas e várzeas cortado por clareiras cultivadas, mais ou menos férteis, tal é o aspecto da Cristandade — algo diferente do Oriente muçulmano, mundo de oásis em meio a desertos. Num local a madeira é rara e as árvores indicam a civilização, noutro a madeira é abundante e sinaliza a barbárie. A religião, que no Oriente nasceu ao abrigo das palmeiras, cresceu no Ocidente em detrimento das árvores, refúgio dos gênios pagãos que monges, santos e missionários abatem impiedosamente. J. Le Goff. A civilização do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005. Adaptado. Acerca das características da Cristandade e do Islã no período medieval, pode-se afirmar que:
Answer
  • o cristianismo se desenvolveu a partir do mundo rural, enquanto a religião muçulmana teve como base inicial as cidades e os povoados da península arábica.
  • a Cristandade é considerada o negativo do Islã, pela ausência de cidades, circuitos mercantis e transações monetárias, que abundavam nas formações sociais islâmicas.
  • a expansão econômica islâmica caracterizou-se pela ampliação das fronteiras de cultivo, em detrimento das florestas, em um movimento inverso àquele verificado no Ocidente medieval.
  • a concentração humana assemelhava-se nas clareiras e nos oásis, que se constituíam como células econômicas, sociais e culturais, tanto da Cristandade quanto do Islã.

Question 5

Question
Os calendários são fontes históricas importantes, na medida em que expressam a concepção de tempo das sociedades. Essas imagens compõem um calendário medieval (1460-1475) e cada uma delas representa um mês, de janeiro a dezembro. Com base na análise do calendário, apreende-se uma concepção de tempo:
Answer
  • humanista, identificada pelo controle das horas de atividade por parte do trabalhador.
  • romântica, definida por uma visão bucólica da sociedade.
  • natural, expressa pelo trabalho realizado de acordo com as estações do ano.

Question 6

Question
Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento. SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984. O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre:
Answer
  • política e economia.
  • arte e astronomia.
  • fé e arte.
  • ciência e arte.
  • cultura e comércio.
Show full summary Hide full summary

Similar

Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes