Mercantilismo

Description

Principais conceitos do Mercantilismo
Professor Junior
Flashcards by Professor Junior, updated more than 1 year ago
Professor Junior
Created by Professor Junior over 8 years ago
3579
83

Resource summary

Question Answer
Utilize Flashcards para reforçar seus estudos. Navegue pelos Flashcards e clique sobre eles para visualizar o verso. www.professorjunioronline.com Conheça também: www.professorjunioronline.com www.facebook.professorjunioronline www.youtube.com/professorjuniorccs www.twitter.com/Prof_Jr_Online
Definição de Mercantilismo Conjunto de práticas econômicas adotadas por alguns países absolutistas europeus entre os séculos XVI e XVIII, visando o enriquecimento do Estado com intervenção direta deste.
Maiores Potências Mercantilistas Espanha França Inglaterra Países Baixos Portugal
Características do Mercantilismo Acúmulo de Metais Preciosos Saldo Positivo na Balança Comercial Protecionismo Monopólio Colonialismo Livre Comércio Interno Estado Nacional Forte
Metalismo Acúmulo de metais preciosos -ouro e prata- Segundo os conceitos mercantilistas, era a reserva e não a circulação destes metais que garantia a prosperidade econômica das nações.
Balança Comercial Favorável O resultado positivo na Balança Comercial era obtido garantindo-se que as exportações superassem as importações, ou seja, que as vendas ao exterior fossem maiores que as compras de produtos estrangeiros.
Protecionismo Com o objetivo de obter mais ouro e garantir uma balança comercial favorável, eram adotadas medidas que dificultavam as importações e facilitavam as exportações, como aumento de taxas alfandegárias e proibição da exportação de matéria prima.
Monopólio A exploração de determinada região ou matéria prima e o comércio eram exclusividade do Estado. Este atuava diretamente ou, mais frequentemente, concedia a indivíduos ou empresas particulares os direitos de exploração.
Colonialismo Dominação e exploração por parte das metrópoles (potências europeias) sobre as áreas periféricas ou colônias (Américas, África, Ásia) por meio de um conjunto de regras chamado de Pacto Colonial.
Livre Comércio Interno Enquanto fortalecia o Protecionismo, incentivava também o Livre Comércio Interno, estimulando a produção de mercadorias no nível local, sempre com o objetivo de gerar mais riquezas.
Estado Nacional Forte O Mercantilismo necessitava de um Estado Nacional fortalecido, sendo a prática econômica de governos absolutistas, nos quais os reis intervinham e controlavam as atividades econômicas.
Principais consequências do Mercantilismo Além de fortalecer o poder absoluto dos reis, gerou também rivalidades entre as potências mercantilistas, que começaram a se enfrentar por novos territórios e novos mercados.
F I M :::Visite::: www.professorjunioronline.com Conheça também: www.professorjunioronline.com www.facebook.professorjunioronline www.youtube.com/professorjuniorccs www.twitter.com/Prof_Jr_Online
Show full summary Hide full summary

Similar

História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
Iluminismo
Priscila Reinaldo
República Velha
Vitor Gomes
2º Guerra Mundial
João Gabriel