¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Módulo 2 de 5 · Texto

Ética e diversidade

Eduardo Brandão

Ética

Ética: é o conhecimento que fornece os critérios necessários para a melhor escolha de conduta, visando o bem coletivo. A ética não varia pois é cientifica.

Virtude: é a disposição para fazer o bem.

Ética e moral são construídas ao longo do tempo através de experiências

Ética x moral: ética trata do comportamento humano como objeto de estudo e moral busca atribuir valores as atitudes

Classificações da ética

Ética dos bens: comportamento humano é orientado em busca de algum bem, busca o bem supremo mirando o fim e não os meios (Sócrates). 

Ética formal: a qual se pode identificar pureza da vontade, sem buscar recompensas ou temer punições (Kant).

Ética da responsabilidade: atenção ao escopo e resultado, prega que a ação deve ser benéfica para o maior número de pessoas.

Ética de valores: todo dever encontra fundamento num valor, papel da ética é possibilitar a descoberta desses valores.

Ética de empírica: todos os conhecimentos são extraídos da experiência, a ética empírica se baseia então na constatação moral, observando o que o humano realmente fez, o princípio de valores é extraído com base na observação dos fatos.

Princípios x regras: pincípios são juízos de valor que orientam a interpretação e aplicação das regras e revgras são prescrições de condutas claras.

Princípios básicos da ética

Honestidade: ser honesto e verdadeiro

Transparência: ser aberto e claro sobre suas intenções

Respeito: tratar os outros com dignidade e consideração

Responsabilidade: assumir responsabilidade sobre suas ações e consequências

Justiça: Agir de forma justa e igualitária com todos

Equidade: Garantir que todos tenham as mesmas oportunidades

Cuidado: Cuidar de si e dos outros

Solidariedade: Agir em prol do bem da comunidade

Gestão pública segue os princípios da legalidade, impesoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (Artigo 37 e decreto 1171 em 1994). Moralidade -> Ética

 

Diversidade

Gênero: está relacionado a construções sociais atreladas ao sexo

39.1% dos cargos gerenciais ocupados por mulheres, mulheres ganham em media 76% dos homens

Equidade: tratar de maneira desigual as pessoas desiguais para que elas tenham as mesmas condições

Instrucciones

Para avanzar en el curso, envía un intento de este test. Puedes enviarlo después de la última pregunta.

Ir al módulo elegido

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?