Fases da escrita

Descripción

Nome: Gislane Mendes Pinto - RA 12104074 A atividade foi realizada com quatro crianças em tempos diferentes, com idades de quatro, cinco e seis anos. Através de uma lista de palavras (nome de animais). Utilizei figuras dos animais correspondentes e cada criança pôde identificar cada animal, assim foi feito o autoditado com a escrita espontânea.
Gislane Mendes
Fichas por Gislane Mendes, actualizado hace más de 1 año
Gislane Mendes
Creado por Gislane Mendes hace casi 4 años
140
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Pré-silábico: Neste nível a criança descobre que coisas diferentes têm nomes diferentes - diferenciação interfigural. Em suas produções e escritas, imprimem diferenças na grafia das palavras: às vezes apenas mudando a ordem ou até mesmo mudando a posição das letras. Usam mais letras se o objeto for grande e menos letras se o objeto for pequeno, utiliza letras do seu nome próprio. Analisando a escrita da Bruna, observa-se que ela está em transição, pois em algumas palavras ela coloca letras relativas à palavra da lista.
Hipótese silábica: este nível corresponde à "fonetização" da representação escrita. A criança tenta dar um valor sonoro as letras que compõem uma escrita. Cada letra vale por uma síbala. A escrita silábica constitui um grande avanço e se traduz num dos mais importantes esquemas construídos pela criança durante o seu processo de desenvolvimento. É o momento em que a criança revela a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala. Analisando a escrita do Gabriel, pode-se observar que ele lê silabando, uma letra para cada sílaba.
Hipótese silábica-alfabética: nesta fase, algumas letras podem passar por síbalas, enquanto outras representam unidades sonoras menores (fonemas). A criança descobre que o esquema de uma letra de cada sílaba não funciona; assim, procura acrescentar letras à escrita silábica e começa a grafar algumas sílabas completas, ao lado de grafias silábicas. Analisando a escrita do Theo, verifica-se que ele está nessa fase.
Alfabético: a escrita alfabética constitui o final desta evolução. Nesse nível, a criança já compreende cada um dos caracteres da escrita correspondente a valores sonoros menores que a sílaba, e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever. Não podemos considerar que todas as dificuldades estejam vencidas. A criança enfrentará os problemas com a ortografia. Neste momento a correção ortográfica começa a ser feita com todo cuidado. Verificando a escrita do Daniel, percebe-se que ele chegou ao final dos níveis psicogenéticos, conforme teoria de Emília Ferreiro e Ana Taberosky.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Níveis Psicogenéticos ou Fases da Escrita
Cristiane Coura Pena
Alfabetização
Renata Rainho
fases da escrita
Ana Paula Pereira
Raíz Cuadrada 75.281
JL Cadenas
Mapa Conceptual
Laura Perez6723
PRACTICA EL SPEAKING DEL FIRST
Cristina Capdevila
ANATOMIA DE LA PELVIS
may RODRIGUEZ
Tejido epitelial
Nadim Bissar
mapa mental historia de la psicologia
Marcela Zapata
Independencia de México
Alejanda Aias
COMPLEMENTO DIRECTO E INDIRECTO
ROSA MARIA ARRIAGA