Filosofia da Linguagem e Existencialismo

Descripción

Material preparatório para Avaliação Trimestral: _Filosofia da Linguagem _Existencialismo
Marcos  Rogerio
Fichas por Marcos Rogerio, actualizado hace más de 1 año
Marcos  Rogerio
Creado por Marcos Rogerio hace más de 7 años
130
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Existencialismo: Há vários pensadores e filosofias que podem ser considerados existencialistas. Apesar de todas as diferenças e particularidades entre esses filósofos e teorias, a preocupação central é a mesma: a existência humana.
Heidegger e o ser no mundo: O filósofo alemão Martin Heidegger ressaltou que cada pessoa só pode ser compreendida na sua relação com o mundo. Quer dizer, antes de tudo, a pessoa é um ser no mundo. Esse termo pode ser traduzido por ser-aí. O ser humano é um ser-aí, um ser no mundo, um ser que estabelece relações com as coisas e as pessoas ao seu redor.
O indivíduo é um projeto Dessa forma, como não temos uma essência preestabelecida e dependemos da nossa relação com o mundo, somos, antes de tudo, um projeto. O ser humano projeta-se sobre o mundo – as coisas e as pessoas – e o mundo passa a ser projeto de suas ações e atividades.
Existência inautêntica: Para o filósofo, a maioria das pessoas vive uma existência inautêntica ou imprópria porque se mantém no plano factual, manipulando as coisas e se relacionando com os outros de maneira superficial.
Para que o ser-aí volte a refletir sobre sua existência, é preciso que rompa os padrões e as rotinas, rompa a existência inautêntica. Heidegger deu a esse momento de ruptura o nome de angústia. O sentimento de angústia apareceria quando o ser humano se colocasse diante da própria existência e assumisse a responsabilidade por sua vida, não se perdendo entre as coisas do mundo ou as ocupações cotidianas.
Sartre: o ser humano é liberdade: Para o filósofo francês Jean-Paul Sartre, o ser humano não nasce com uma essência predeterminada, como as coisas e os objetos que criamos. O homem aparece ou é lançado no mundo e, por meio de suas escolhas e decisões, vai determinando o significado da própria vida.
A existência precede a essência: O indivíduo se torna um sujeito ao se projetar para o mundo, ao visá-lo. Dito de outra forma, o homem procura o seu ser ou a sua identidade no mundo quando entra em contato com as coisas e as pessoas. Para Sartre, não há uma essência humana preestabelecida. O homem descobre o seu ser por meio de sua vida, das suas ações e decisões. Por isso, o filósofo afirmou que “A existência precede a essência”.
CULTURA, LINGUAGEM A cultura é tão importante para o desenvolvimento do ser humano que alguns a chamam de segunda pele. Ela perpassa todo nosso corpo, nosso jeito de ser, de nos movimentar, de pensar e de sentir.
O ser humano é um ser cultural: Nenhum indivíduo nasce com as qualidades da espécie já estabelecidas nem as adquire apenas com o desenvolvimento do organismo, como acontece com um cachorro, um tigre ou um elefante. O indivíduo da nossa espécie se humaniza vivendo em sociedade, construindo, assimilando e transformando cultura. Por isso, pode-se dizer que o homem é um ser cultural. Assimilando cultura: Ao mesmo tempo que assimilo cultura e me transformo, eu também crio novos produtos culturais e modifico a realidade. Assim, há um processo incessante de mudança individual e cultural.
A importância da linguagem: Toda pessoa que aprende uma forma de linguagem amplia seu repertório de ideias e de conceitos, pois aprende a operar com signos e representações na mente de maneira ordenada, aprende a lidar com palavras e a estabelecer sentidos ou significados.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227