¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Mapa mental

CDB e RDB

Marielle Dourado Concurso carreiras bancárias - Portugués

Contenido del mapa

CDB e RDB

  1. Certificado de Depósito Bancário

    • É um título de crédito físico ou escritural
    • Sendo um titulo, pode ser negociado por meio de transferência. Pode ser transferido para outra pessoa até o vencimento, possibilitando a sua negociação no mercado secundário.
    • Escalonado ou Progressivo
      • A rentabilidade aumenta com o decorrer do tempo, de acordo com condições preestabelecidas.
      • Vencimento de 3 a 4 anos e a taxa oferecida evolui periodicamente (rentabilidade crescente) sendo interessante alternativa em renda fixa por acrescer um prêmio ao investidos de longo prazo.
      • Composto
        • A remuneração paga na data de resgate poderá ser dada pela composição das taxas aplicadas em cada período.
      • Retroativo
        • Aplicação regressiva da remuneração vigente para os períodos anteriores.
      • Quanto maior o tempo de permanência, o prazo da aplicação, maior será a rentabilidade do investidor.
    • Convencional
      • Possui uma única possibilidade de remuneração, contratada no momento da aplicação.
  2. Recibo de Depósito Bancário

    • É um recibo que ao ser emitido gera a obrigação das instituições emissoras pagar ao aplicador, ao final do prazo contratado, o capital inicial mais a remuneração prevista.
    • É inegociável e intransferível.
  3. O investidor ao adquirir um CDB ou RDB está concedendo empréstimos ao banco onde é correntista tornando-se credor do banco e o banco, naturalmente, torna-se devedor do investidor.

  4. A rentabilidade vem dos juros pagos pela instituição ao cliente pelo emprástimo do dinheiro ao fim do término do contrato. O valor da aplicação inicial varia conforme o banco.

  5. Pode ser formalizada por:

    • Banco Múltiplo
    • Comercial
    • Investimento
    • Sociedade de Crédito
    • Financiamento e Investimento (só em RDB)
  6. Investimentos de Renda fixa que podem ser contratados com taxa:

    • pré-fixada: o investidor sabe, no momento da aplicação, quanto irá receber no vencimento (ex. 2% a.m.)
    • pós-fixada: o rendimento é composto por uma taxa de juros definida no momento da aplicação e ainda é atrelado a algum índice (ex. 1,7% a.m.+TR)
    • taxas flutuantes: quando a taxa flutua ela varia conforme o seu comportamento no mercado financeiro.. A rentabilidade final somente será conhecida quando do término do investimento.
  7. CDI

    • Certificado de Depósito Interbancário ou Certificado de Depósito Interfinanceiro
    • É o Depósito a prazo realizado entre duas instituições bancárias ou financeiras. Essas operações são realizadas no curto prazo, em geral com o prazo de um dia.

Información

Descripción
Depósito A Prazo
Visitas
7
Valoración

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?