Apuntes
Processo de Desenvolvimento de software
Contenido del apunte (3)
Página 1
Aula 1
Processo de Desenvolvimento de software
Software é É uma sequência de instruções organizadas de maneira que, ao iniciá-lo, tem como objetivo executar, manipular ou modificar um dado, informação ou acontecimento.
Software gratuito ou freeware(free) Programa de computador cujo uso não implica o pagamento de licença de uso.
Software Livre Programa de computador cuja utilização, cópia e distribuição não possui restrição.É comum o código fonte estar disponível para manuseá-lo..
Shareware Programa de computador que possui limitações de tempo e/ou funcionalidades. Ao final do tempo estabelecido, o programa pode requisitar o pagamento para uso do software completo ou pode continuar rodando sem todas as suas funcionalidades ou, ainda, interromper o seu uso..
Adware Programa de computador que executa automaticamente algum tipo de publicidade após sua instalação ou durante sua utilização.
Demo Fração de um programa. Funciona como material promocional para dar a oportunidade do produto ser avaliado.
Trial Programa semelhante ao demo, mas com funcionalidades disponíveis por tempo determinado.
Comercial Programa por que se paga uma taxa de licenciamento para sua utilização.
Fluxo de Dados
Dados é a matéria prima inicial, conjuntos de fatos de uma forma primária;
Informação é o conjunto de dados u fatos organizados de uma forma que adquirem valor;
Conhecimento, são regras diretrizes ou procedimentos ultilizados para manipular ou organizar dados para torna-los úteis com um fim especifico;
fluxo básico de processamento de dados entrada >> processamento >> saida
hardware = fabricado
hardware = falhas inicio e fim
hardware = substitui peças
hardware = componentes padrões
software = manufaturado
software = falhas ao ser alterado
software = tem que ser alterado
software = dificil padronizar para re-uso
O software nasce da necessidade de alguma solução;
Página 2
Aula 2
Estudo de viabilidade: estudo inicial para saber se vale a pena desenvolver a ideia. O estudo deve oferecer base para ajudar nessa decisão:
O projeto/produto pode ser feito?
O projeto/produto beneficiará os clientes interessados?
Existe uma outra alternativa?
Técnicas de elicitaçãocobrir);
Entrevista > Utilização na análise de problema e na engenharia de requisitos com o objetivo de entender as perspectivas do cliente/usuário. Entender quem são os agentes e quais as necessidades, o problema e a solução.
Questionarios >Forma de utilização que faz perguntas referentes ao sistema. Utilização de hipóteses para as relevâncias. Podem ser utilizados após a entrevista.
Casos de Uso > Identificação dos agentes que agem no sistema, das interfaces que o o sistema/produto possuirá, validação de pré-requisitos. Representação visual ao invés de textual.
Brainstorm > Ou tempestade de ideias, faz o levantamento de ideias, em que cada uma sugerida pode combinar na propositura de uma nova. Atividade de livre imaginação que deve ser tratada sem críticas ou debates.
Página 3
AULA 3
Estudar , entendeer, modelar;
Modelar = criar modelos para apresentar os requisitos
- modelos de abstração da realidade
- exemplos = maquete, prótoticos
Estruturada / essencial(obsoleta)
-eventos que afeta o sistema > funções
- foco :funcional
-funções, dados e controle
- sistemas = conjunto de processos
Orientada a Objeto (atual)
-o mundo é composto por objetos
Estruturada / essencial
-sistemas = modulos que interagem
- pespectivas isoladas : dados funções
CASO E USO
fluxo principal =
fluxos alternativos=
Información
- Descripción
- Apunte sobre Processo de Desenvolvimento de software, creado por Fernando Araujo el 10/10/2017.
- Creado por
- Fernando Araujo · oct 2017
- Actualizado
- 25 oct 2017
- Visitas
- 4
- Valoración