¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Diapositivas

SLIDE SOBRE O CAMINHO DO ENSINO

Igor Breno Barros Portugués 6 diapositivas

Diapositivas del conjunto (6)

  1. MODOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO

    • Podemos modificar a forma de ensinar, segundo " José Manoel Moran", “Ensinar e aprender exigem, hoje, muito mais flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. Uma das dificuldades atuais é conciliar a extensão da informação, a variedade das fontes de acesso, com o aprofundamento da sua compreensão, em espaços menos rígidos, menos engessados.
    • Temos informações demais e dificuldade em escolher quais são significativas para nós e conseguir integrá-las dentro da nossa mente e da nossa vida. A aquisição da informação dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor – o papel principal – é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. Aprender depende também do aluno, de que ele esteja pronto, maduro, para incorporar a real significação que essa informação tem para ele, para incorporá-la vivencialmente, emocionalmente.
  2. ORIENTADOR/DOCENTE DO ENSINO

    • O Papel do Professor/Mediador
    • O professor é o orientador. o aluno constrói o conhecimento de forma colaborativa. Cabe ao professor esclarecer os pontos de acordo ou divergências. O papel do professor é ser mediador, facilitando o conhecimento do aluno; sendo este um protagonista. Professor deve envolver os alunos na sua aprendizagem, despertando nos mesmos o prazer e o desejo pelo conhecimento. Promovendo a criatividade e deixando-os livres para construir seu próprio conhecimento, mas de maneira planejada e organizada.
    • A mediação é uma postura. Uma atitude que desempenhada pelo docente faz do estudante um sujeito ativo no processo de sua aprendizagem.
    • O mediador é o especialista, o articulador. O mediador não é aquele que apresenta as respostas, mas aquele que apresenta os meios para que os aprendizes construam suas aprendizagens.
    • O professor mediador deve contribuir para que o aluno seja capaz de:
    • Recolher informações;
    • Selecionar;
    • Refletir a prática;
    • Direcionar para novos desafios;
    • Partilhar as conclusões e os resultados
    • ORIENTADOR/DOCENTE DO ENSINO
  3. MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO

    • Utilizando os meios de comunicação como ferramentas pedagógicas na complementaridade do ensino, a escola dará ao aluno a oportunidade de se expressar de forma mais viva e completa. Com isso, as escolas concentrarão a atenção dos alunos o que estimulará, entre outras coisas, o senso crítico e o raciocínio. Deve haver disposição docente para despertar não só o fascínio pelos meios de comunicação, mas também uma racionalidade crítica.
    • A escola precisa estar sempre atenta aos seus alunos e renovar seu processo pedagógico, trazendo para o campo educacional a criatividade. Segundo Roldão (apud SCHENKEL4) a meta última da educação é recolocar a dimensão racional e a dimensão imaginativa, ambas, como elementos centrais, integradores de um processo global de construção de conhecimento que faça de cada indivíduo uma pessoa mais bem equipada para compreender a realidade.
    • Enquanto a informação não fizer parte do contexto pessoal - intelectual e emocional – não se tornará verdadeiramente significativa, não será aprendida verdadeiramente. Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos.
    • Pergunta sobre o tema:
    • Como podemos resolver os problemas nas estruturas tecnologicas da educação basica?
  4. CARACTERÍSTICAS DO PROF. MED...

    • PARCEIRO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
    • INTERMEDIARIO ENTRE O SUJEITO E A REALIDADE, ENTRE O ALUNO E O SABER.
    • FAVORECE O PROGRESSO DO ALUNO E COMPARTILHAR AS EXPERIENCIAS DE APRENDIZAGEM.
    • DESENVOLVER APRENDIZAGEM SIGUINIFICATIVAS.
    • LEVAR O ALUNO A PENSAR E BUSCAR CONHECIMENTOS.
    • Pergunta sobre o tema:
    • No contexto atual, o professor tem sua valorização de forma justa? Para melhor atender a todos esses requesitos como um bom professor orientador/pedagogico.
  5. AS "TICS" NO ÂMBITO ESCOLAR

    • Segue a baixo o link do breve vídeo de como usar as Novas Tecnologias na escola
    • https://youtu.be/Zge9v2jIhRA
  6. Diapositiva 6

    • FIM

Información

Descripción
SLIDE SOBRE O CAMINHO DO ENSINO
Creado por
Igor Breno Barros · nov 2019
Actualizado
28 nov 2019
Visitas
64
Etiquetas
slide
Valoración

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?