Gênero Textual

Description

Aula dobre os tipos de gêneros textuais.
Dara Maria
Slide Set by Dara Maria, updated more than 1 year ago
Dara Maria
Created by Dara Maria over 3 years ago
4
0

Resource summary

Slide 2

    O que são gêneros textuais?
    Consiste na classificação dos textos de acordo com as características comuns que eles apresentam com relação ao contexto e linguagem aplicada. Para escolher o gênero textual adequado é necessário considerar a finalidade, função e contexto. Para isso, o primeiro passo é conhecer os tipos de gêneros textuais. Existe seis tipos de gêneros textuais e vamos conhecer cada um deles. 

Slide 3

    Tipos de gêneros textuais:
    1 – Narrativo São caracterizados por apresentarem ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura de um texto narrativo é composta por: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
    Exemplos: Romances; Contos; Lendas; Fábulas; Novelas; Crônicas etc.   

Slide 4

    2 – Descritivo Esse tipo de texto tem o objetivo de relatar e expor determinado acontecimento, lugar, pessoa ou objeto. Por esse motivo, um texto descritivo é rico em adjetivos que transmitem ou descrevem imagens por meio da percepção das sensações do emissor.
    Exemplos: Diários; Relatos de viagem; Folhetos turísticos; Currículo; Biografia ou autobiografia; Cardápios de restaurantes; Classificados etc.
    Tipos de gêneros textuais:

Slide 5

    3 – Dissertativo argumentativo Esse tipo de gênero textual é empregado com a finalidade de expor um assunto ou tema utilizando argumentações. O texto dissertativo argumentativo é caracterizado pela defesa de um determinado ponto de vista. A estrutura é composta por três partes: apresentação, desenvolvimento e conclusão. Este é o tipo de texto mais solicitado nas provas de Enem e concursos, sendo um dos mais cobrados principalmente durante o Ensino Médio.
    Exemplos: Artigos de opinião; Abaixo-assinados; Manifestos; Sermões etc.
    Tipos de gêneros textuais:

Slide 6

    4 – Dissertativo expositivo Um texto dissertativo expositivo tem a função de expor determinada ideia utilizando recursos de comparação, conceituação, definição, informação e descrição.  
    Exemplos: Jornais; Enciclopédias; Resumos escolares; Verbetes de dicionário etc.
    Tipos de gêneros textuais:

Slide 7

    5 – Explicativo injuntivo Também conhecido como texto instrucional, trata-se de um dos gêneros textuais caracterizados por indicar uma ordem de maneira que o emissor busca persuadir e orientar o receptor (interlocutor). Por esse motivo, esses textos geralmente possuem um ou mais verbos no imperativo.
    Exemplo: Receitas culinárias; Manuais de instruções; Bula de remédio etc.
    Tipos de gêneros textuais:

Slide 8

    6 – Explicativo prescritivo Esse tipo de texto busca instruir o leitor com relação a um procedimento, exigindo que o leitor proceda de determinada maneira. Um texto explicativo prescritivo não permite a liberdade de atuação do leitor. A linguagem utilizada é simples e objetiva.
    Exemplo: Edital de concursos públicos; Leis; Cláusulas contratuais; Regras de trânsito; Constituição; Códigos.
    Tipos de gêneros textuais:

Slide 9

Slide 10

    Compartilhando o conhecimento
      Leia para a turma o texto que acabou de produzir e deixem que seus colegas diga qual tipo de narrativa você criou, um romance, um conto, uma lenda, uma fábula, etc.       Até a próxima aula!  Professora Dara. 
    Caption: :
Show full summary Hide full summary

Similar

Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
Alessandra S.
Glossário de Português
Alessandra S.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Gabriela Vianna
Substantivos
Peter Ensi
Substantivo (em construção)
Ray Macunayma
Morfologia - Português
Naima Miranda
Pronomes
anginhayme
Falsos Sinônimos
Alessandra S.
simulado de português
Alessandra S.
Estrutura e Formação das Palavras
Alessandra S.
Novo Acordo Ortográfico
Alessandra S.