¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Diapositivas

Hisb 48- República Oligárquica: Estruturas Políticas e Sociais

maria livia mariani História do Brasil Portugués 14 diapositivas

Diapositivas del conjunto (14)

  1. Observação

    • A Primeira República Brasileira, também conhecida como República Velha, foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930.
  2. Sociedade

    • Muitos dos elementos do Período Imperial permanecem, apesar da existência de transformações em alguns setores.
  3. Movimentos sociais da República Velha

    • Revoltas no campo:
    • *Arraial de Canudos;
    • *Juazeiro e padre Cícero;
    • *Contestado;
    • *Cangaço;
    • Revoltas urbanas:
    • *Revolta da Vacina;
    • *Revolta da Chibata;
  4. *Arraial de Canudos

    • Em sua essência, o universo de Canudos era uma denúncia das mazelas da sociedade rural brasileira. Movimento messiânico. Universo monárquico isolado.
    • Antônio Conselheiro arrastava uma multidão de seguidores oprimidos pela pobreza do Nordeste, que se deixavam levar pelos seus sermões carregados de religiosidade. Conselheiro considerava a ação de destituição da monarquia brasileira injusta. A crítica de Conselheiro ao republicanismo talvez possa ser explicada por sua forte religiosidade e consequente repulsa ao laicismo introduzido pelo Estado republicano.
    • A vila foi derrotada pelo Governo Federal.
  5. *Juazeiro e padre Cícero

    • Fusão da temática religiosa com a política.
    • Conquistou número expressivo de seguidores devido a um episódio de milagres por ele realizado. Afastado de atividades oficiais da Igreja Católica, fazendo trabalhos com tendências místicas.
  6. *Contestado

    • Esse movimento está associado à condição de pobreza da população rural, que teve suas terras tomadas no projeto de construção de uma ferrovia por parte de uma empresa norte-americana.
    • Houve dispersão dos seguidores do movimento por todo o território, fundando as chamadas “monarquias celestes”.
    • Foi ocasionada uma desorganização da economia tradicional, que sustentava os posseiros e os trabalhadores rurais da região.
    • Tais manifestações populares foram sufocadas.
  7. *Cangaço

    • Sem caráter messiânico.
    • Grupos armados que dedicavam seu tempo a práticas ilegais, como assalto a fazendas e cidades, além de agirem como grupos de extermínio a mando dos chamados coronéis.
    • O Cangaço, também classificado como banditismo social, não apresentou caráter político-ideológico, retratando apenas as alternativas ilegais em um universo de extrema pobreza. Esse enfrentamento clandestino da miséria transformou o cangaceiro em uma figura vista com ambiguidade, que tanto poderia cumprir o papel de protetor dos mais pobres como seria capaz de retirar a vida de inocentes.
    • Entre os mais famosos cangaceiros cantados e reverenciados na cultura nordestina, destaca-se Virgulino Ferreira da Silva, chamado de Lampião, que chegou a contar com trezentos homens em seu bando. Lampião foi morto em uma emboscada do governo.
  8. *Revolta da Vacina

    • Rio de Janeiro. Os cariocas não aceitaram a imposição da vacina. Aquilo era considerado pela população mais um ato de opressão das autoridades públicas.
  9. *Revolta da Chibata

    • Após um marujo negro chamado Marcelino desmaiar enquanto era fustigado, os marinheiros do navio Minas Gerais, chefiados pelo negro João Cândido, revoltaram-se e tomaram a embarcação, chegando a matar alguns de seus oficiais. A ação foi repetida em outros navios de guerra localizados na capital. Os marinheiros, dispostos a colocar um fim nos maus-tratos e obter anistia em virtude da revolta, ameaçaram o Rio de Janeiro com os canhões da esquadra. Pressionado, o Governo Federal atendeu aos pedidos dos marinheiros. Após alguns dias da anistia governamental, novas rebeliões ocorreram dentro da Marinha, porém, sem os importantes instrumentos de guerra da primeira revolta. A reação do governo veio avassaladora.
  10. Política da República Velha

    • Política dos Governadores: nesse sistema, ocorria a troca de favores entre o Governo Federal, os governos estaduais e as oligarquias regionais, permitindo que os mesmos grupos detentores do poder econômico mantivessem o controle político da nação.
    • Coronéis: indivíduos que arregimentavam, através da influência local, um corpo de eleitores que seguiam o rumo eleitoral definido por esse chefe político. Esse sistema era favorecido pelo fato de o voto ser aberto, até então, no Brasil. Voto de cabresto. -> Coronelismo.
    • O chamado coronelismo, já presente no período do Império, só era possível através do clientelismo, manifestado na realização de favores por parte do coronel aos seus controlados, que poderiam ser, por exemplo, um emprego público ou mesmo um par de sapatos.
    • O poder de São Paulo e de Minas Gerais, regiões produtoras de café e com uma considerável concentração de eleitores, ficou assegurado frente aos demais estados, gerando a chamada República do Café com Leite.
  11. Política da República Velha

    • -Prudente de Morais (1894-1898);
    • -Campos Sales (1898-1902);
    • -Rodrigues Alves (1902-1906);
    • -Afonso Pena (1906-1909);
    • -Hermes da Fonseca (1910-1914);
    • -Venceslau Brás (1914-1918);
    • -Epitácio Pessoa (1919-1922);
    • -Artur Bernardes (1922-1926);
    • -Washington Luís (1926-1930).
  12. A crise do regime na década de 1920

    • *Movimento Tenentista;
    • *Fundação do PCB e do BOC;
    • *Produção cultural.
  13. Movimento Tenentista

    • Clara manifestação de desgaste da arcaica política das oligarquias de Minas Gerais e São Paulo. Nítida oposição de alguns setores das Forças Armadas ao regime que vigorava no país. O Tenentismo, de origem urbana, representava a luta pela implementação de um novo projeto de modernização no Brasil. Propunha o voto secreto, o fim da corrupção, a defesa do nacionalismo, a modernização econômica com o rompimento de uma economia meramente agroexportadora e a reformulação na educação. Nesse sentido, o desejo marcante do movimento era a eliminação das estruturas da República Velha.
    • Os três principais momentos do Tenentismo foram os seguintes:
    • #Revolta dos 18 do Forte de Copacabana;
    • #Revolta de 1924;
    • #Coluna Prestes.
  14. Fundação do PCB e do BOC

    • PCB: Partido Comunista Brasileiro.
    • BOC: Bloco Operário Camponês.

Información

Descripción
História do Brasil Diapositivas sobre Hisb 48- República Oligárquica: Estruturas Políticas e Sociais, creado por maria livia mariani el 18/08/2017.
Creado por
maria livia mariani · ago 2017
Actualizado
28 mar 2019
Visitas
1
Valoración

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?