Test
Gestão de Informações em Serviços Hospitalares
Preguntas del test (50)
11 - Assinale a alternativa que contenha apenas exemplos de tecnologia leve:
- Aa) Filosofia; seringa; farmacologia.
- Bb) Seringa; conversa terapêutica; vínculo.
- Cc) Filosofia; conversa terapêutica; vínculo.
- Dd) Filosofia; sociologia; farmacologia.
- Ee) Conversa terapêutica; vínculo; acolhimento.
22- Quais as principais funções das TICs?
- Aa) Tornar o acesso às informações ágil e mais hierarquizado; diminuir as distâncias geográficas; segregar profissionais e processos.
- Bb) Tornar o acesso às informações ágil e menos hierarquizado; diminuir as distâncias geográficas; agregar profissionais e processos.
- Cc) Tornar o acesso às informações lento e hierarquizado; aumentar as distâncias geográficas; segregar profissionais e processos.
- Dd) Tornar o acesso às informações lento e menos hierarquizado; diminuir as distâncias geográficas; segregar profissionais e processos.
- Ee) Tornar o acesso às informações lento e menos hierarquizado; diminuir as distâncias geográficas; agregar profissionais e processos.
33- As TICs podem ser classificadas a partir de sua mediação, em três categorias.
Assinale a alternativa que cita corretamente todas elas:- Aa) Mediadas por computadores; relacionadas às telecomunicações; associadas às tecnologias de comunicação em rede.
- Bb) Mediadas por grupos de pesquisa; relacionadas à telemedicina; associadas às tecnologias de comunicação em rede.
- Cc) Mediadas por computadores; relacionadas à telemedicina; associadas às tecnologias de comunicação em rede.
- Dd) Mediadas por computadores; relacionadas às telecomunicações; associadas às tecnologias de comunicação offline.
- Ee) Mediadas por grupos de pesquisa; relacionadas à telemedicina; associadas às tecnologias de comunicação offline.
44 - Além dos benefícios associados ao uso de TICs, também podemos observar novos desafios éticos, técnicos e científicos. Qual é um desafio ético oriundo do uso deste tipo de tecnologia?
- Aa) Extensão do código de programação.
- Bb) Linguagem de programação.
- Cc) Rapidez da aplicação.
- Dd) Confiabilidade e segurança das informações armazenadas.
- Ee) Recuperação rápida das informações.
55- Com relação às etapas do ciclo de Gestão da Informação definidas por Monteiro e Falsarella (2007), assinale a alternativa correta:
- Aa) O ciclo é composto por três fases: Necessidade de informação; Disponibilização; Uso.
- Bb) O ciclo é composto por cinco fases: Internalização; Busca e obtenção; Tratamento; Uso; Relacionamento.
- Cc) O ciclo é composto por cinco fases: Necessidade de informação; Internalização; Tratamento; Uso; Relacionamento.
- Dd) O ciclo é composto por três fases: Necessidade de informação; Busca e obtenção; Tratamento.
- Ee) O ciclo é composto por cinco fases: Necessidade de informação; Busca e obtenção; Tratamento; Disponibilização; Uso.
66- Identifique se as afirmativas abaixo são (V) verdadeiras ou (F) falsas:
( ) O processo de GI possui quatro etapas: aquisição, coleta de dados, distribuição e uso.
( ) Durante a etapa de aquisição, composta pela necessidade de busca e coleta de dados, devem ser utilizadas apenas fontes científicas, descartando a fonte humana para a coleta de dados.
( ) Durante a etapa de tratamento e armazenamento é agregado valor, informação coletada a partir de sua análise quantitativa ou qualitativa.
( ) A distribuição da informação é a etapa mais simples do processo, sendo que a organização sempre faz a partilha total da informação coletada, visando conseguir um lugar de destaque no mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente:- Aa) F, V, F, F.
- Bb) F, F, V, F.
- Cc) F, F, F, V.
- Dd) F, F, V, V.
- Ee) F, V, V, V.
77- A partir das considerações feitas sobre a influência do mercado no processo de GI, pode-se dizer que a informação:
- Aa) Não flui livremente, pois é influenciada por questões de poder político, econômico e social.
- Bb) Não flui livremente, pois o objetivo do processo de GI não objetiva o compartilhamento de informações.
- Cc) Flui livremente, pois o objetivo do processo de GI objetiva o compartilhamento de informações.
- Dd) Flui livremente, independentemente de sua relação com questões de poder político, econômico e social.
- Ee) Flui livremente, pois é um produto e tem valor de mercado.
8Leia e analise o trecho abaixo:
Durante a etapa de ____________, mais precisamente no levantamento da _______________é que se identifica o propósito do processo de GI. É nessa etapa que se busca encontrar e preencher uma lacuna _____________ originada dos diferentes problemas, incertezas e ambiguidades encontrados no ambiente organizacional. A partir das frases acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas:- Aa) Distribuição; coleta de dados; de mercado.
- Bb) Aquisição; necessidade de informação; de mercado.
- Cc) Aquisição; necessidade de informação; de conhecimento.
- Dd) Tratamento; coleta de dados; de conhecimento.
- Ee) Tratamento; necessidade de informação; de mercado.
99- Com relação ao processo de tomada de decisão e seus elementos, assinale a alternativa CORRETA:
- Aa) As decisões programadas são aquelas de momento, mal estruturadas, de novas políticas ou tratadas pelos processos gerais de solução de problemas.
- Bb) As decisões não programadas são aquelas de rotina ou guiadas através de processos específicos da estrutura organizacional.
- Cc) Não há necessidade de um arcabouço teórico para a tomada de decisão.
- Dd) A tomada de decisão é um processo simples, pois a decisão tomada não influenciará o sucesso ou fracasso da organização.
- Ee) É o processo de resolver qual a melhor solução para uma questão organizacional ou do processo de trabalho.
1010 - Analise as afirmativas acerca dos estilos de gestão da informação:
I – Os cinco estilos são: anarquia, feudalismo, federalismo, monarquia e utopias tecnocráticas.
II – Na anarquia há a ausência completa de uma gerência da informação, deixando, consequentemente, a cargo do indivíduo obter e gerenciar sua própria informação.
III – Na monarquia o gerenciamento da informação é feito por unidades de negócios, que definem suas próprias necessidades de informação e repassam apenas uma informação limitada à empresa.
IV – A escolha de um estilo de gestão da informação ocorre a partir da estratégia empresarial da organização e após essa escolha ser feita pelos gestores os modelos políticos da empresa não poderão ser influenciados pelo trabalhador.
Estão CORRETAS somente as afirmações:- Aa) I e II.
- Bb) I, II e III.
- Cc) I, II e IV.
- Dd) II, III e IV.
- Ee) I, II, III e IV.
1111- A respeito dos sistemas de informação (SI), assinale a alternativa CORRETA:
- Aa) Em um SI não há controle sobre as operações, aumentando a eficiência.
- Bb) Um dos benefícios é a diminuição de custos e menor quantidade de erros.
- Cc) Não há relação entre os benefícios de um SI e a melhoria dos serviços/produtos fornecidos ao consumidor.
- Dd) Não há relação entre um bom SI e a organização das atividades operacionais da organização.
- Ee) Um SI não contribui para facilitar as decisões dentro das organizações
1212- eia e analise o trecho abaixo:
Para que os gestores façam a tomada de decisão, visando a _______________, seis passos devem ser seguidos, desde a identificação da lacuna até a __________ da decisão, sendo que a informação, nesse contexto, é vista como __________ entre as etapas. Em seguida, assinale a alternativa cujas palavras são adequadas às lacunas acima:- Aa) Resolução de problemas; implementação; um fluxo contínuo.
- Bb) Resolução de problemas; implementação; inexistente.
- Cc) Resolução; avaliação; um fluxo contínuo
- Dd) Identificação de problemas; avaliação; inexistente.
- Ee) Identificação de problemas, avaliação, inexistente.
1313- Assinale a alternativa CORRETA em relação às limitações e desafios ligados aos SIG:
- Aa) Permitem a disponibilização de dados, processando informações, porém não apoiam o trabalho gerencial.
- Bb) Limitam-se ao apoio gerencial ligado aos gastos e custos, não contribuindo para a tomada de decisão.
- Cc) Suas limitações estão somente na qualidade do processamento de dados.
- Dd) A disponibilização das informações em um SIG não é eficiente.
- Ee) Podem ser de difícil implementação na organização, sendo que um dos principais desafios é sua manutenção.
1414- Leia e analise as afirmativas abaixo, julgando-as verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Os SIG tornam-se potentes ferramentas para empoderar a equipe de alta performance.
( ) Na gestão de alta performance, os SIG objetivam aumentar o controle do gestor sob o trabalhador, sendo esse tipo de gestão rígido e hierarquizado.
( ) A equipe de alta performance é composta por gestores de altos cargos hierárquicos e o melhor estilo de gestão da informação nesse cenário é o modelo monárquico.
( ) Quanto mais informações o trabalhador tem na gestão de alta performance maior a resolução de problemas em nível local.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente:- Aa) F, F, F, V.
- Bb) F, V, V, V.
- Cc) F, V, F, F.
- Dd) V, F, F, V.
- Ee) V, F, V, F.
1515- Leia e analise o trecho abaixo:
Com relação aos SIG na gestão de alta performance, quanto _________ a quantidade de informação dos trabalhadores, ___________ o poder decisório e __________ a resolutividade de problemas. A partir do trecho acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas:- Aa) Menor, menor, menor.
- Bb) Menor, menor, maior.
- Cc) Menor, maior, maior.
- Dd) Maior, maior, menor.
- Ee) Maior, maior, maior.
1616- Em relação aos objetivos dos Sistemas de Informação em Saúde, leia e analise as afirmativas abaixo:
I. Fornecimento de informações para análise e melhor compreensão de importantes problemas de saúde da população.
II. Embasar a tomada de decisões, contribuindo para o cuidado em saúde de qualidade.
III. Monitorar e coletar dados apenas do setor público de saúde.
IV. Sustentar o planejamento, o aperfeiçoamento e o processo decisório de todos os profissionais envolvidos no trabalho em saúde.
Estão CORRETAS somente as afirmações:- Aa) I e II.
- Bb) I, II e III.
- Cc) I, II e IV.
- Dd) II, III e IV.
- Ee) I, II, III e IV.
1717- Acerca do Vendor Managed Inventory (VMI), assinale a alternativa CORRETA:
- Aa) Ele aumenta a responsabilidade do usuário sobre a cadeia de abastecimento.
- Bb) Com o VMI há necessidade de os clientes fazerem pedidos de material.
- Cc) O VMI facilita a previsão e manutenção de materiais.
- Dd) Com o VMI o fornecedor passa a ter zero controle sobre a cadeia de abastecimento.
- Ee) O VMI não pode ser entendido como um SIS, sendo que não pode ser informatizado.
1818- Leia e analise o trecho abaixo:
A informação em saúde é ___________, tendo em vista que é coletada por diversos profissionais em diferentes momentos. Dessa forma, é necessária uma atenção especial para que os sistemas integrem adequadamente essas informações. Caso isso não ocorra, o SIS terá como principal característica a _______________. A partir das frases acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas:- Aa) Homogêneo, fragmentação.
- Bb) Homogêneo, descentralização.
- Cc) Heterogêneo, universalidade.
- Dd) Heterogêneo, descentralização.
- Ee) Heterogêneo, fragmentação.
1919 - Observe as colunas atentamente:
Assinale a alternativa que contém a associação correta entre as colunas:
- Ae) 1C; 2A; 3B.
- Bd) 1B; 2C; 3A.
- Cc) 1C; 2B; 3A.
- Db) 1B; 2A; 3C.
- Ea) 1A; 2B; 3C.
2020- Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) a partir da análise das sentenças abaixo
( ) A Business Intelligence (BI) extrai e integra dados de apenas uma única fonte.
( ) A BI usa a experiência, trabalhando com hipóteses e simulações.
( ) Para a BI há relações de adição e correlação, porém não há relações de causa e efeito.
( ) A BI transforma os registros obtidos em informação útil para o conhecimento empresarial, a partir de inferências em um banco de dados histórico
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente:- Aa) F, F, F, V.
- Bb) F, V, F, V.
- Cc) F, V, F, F.
- Dd) V, F, F, V.
- Ee) V, F, V, F.
2121-Em relação à implantação de um SIG, indique verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmativas abaixo:
( ) Estará ancorada à filosofia e cultura organizacional.
( ) Deve buscar o alinhamento estratégico do sistema a ser implementado com as estratégias de uso de informação e de negócio da organização.
( ) Agrega recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros para sua efetivação.
Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:- Aa) F, F, F.
- Bb) F, V, F.
- Cc) F, F, V.
- Dd) V, V, F.
- Ee) V, V, V.
2222- Relacione as duas colunas abaixo:
Assinale a alternativa que apresenta a correspondência CORRETA entre as colunas acima:
- Aa) A1; B2; C3.
- Bb) A3; B2; C1.
- Cc) A2; B3; C1.
- Dd) A1; B3; C2.
- Ee) A2; B1; C3.
2323-Acerca do modelo de PESI, leia as alternativas abaixo e identifique aquela que apresenta um enunciado CORRETO:
- Aa) Os objetivos representam as razões para as quais o planejamento é direcionado, sendo sempre complexos e extensos.
- Bb) Os recursos é que vão ditar o escopo e a continuidade do processo de planejamento.
- Cc) Obter recursos adequados não costuma ser um obstáculo para o PESI.
- Dd) As análises não constituem relevância no processo de PESI, sendo que não há relevância significativa entre a qualidade do processo proporcional e o nível de detalhe das análises realizadas.
- Ee) Dentre as análises que devem ser realizadas, apenas o ambiente interno é relevante, sendo que o ambiente externo à organização será abordado na etapa de avaliação.
2424- Assinale a alternativa que traz apenas variáveis do grupo “cenário” para o sucesso ou fracasso do PESI
- Aa) História da organização; Capacitação profissional; Recursos.
- Bb) Recursos; Conflitos; Apoio da alta gerência.
- Cc) Estratégias de negócio; Capacitação profissional; Recursos.
- Dd) Conflitos, História da organização; Estratégias de negócio.
- Ee) Conflitos, Capacitação profissional; Apoio da alta gerência.
2525- Leia e analise o trecho abaixo:
Como resultado primário do PESI é possível encontrar: o próprio _______________, além dos múltiplos projetos construídos e a identificação de aplicações com potencial estratégico. Em seguida, assinale a alternativa cujas palavras completam a lacuna acima CORRETAMENTE:- Aa) Plano de mercado.
- Bb) Plano estratégico de negócio.
- Cc) Plano estratégico do Sistema de Informação.
- Dd) Plano de estrutura organizacional.
- Ee) Plano de capacitação de pessoal
2626- Julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo sobre o acesso às informações:
( ) Deve estar ancorado em princípios éticos, legais e operacionais.
( ) O aspecto segurança relacionado ao acesso às informações é de cunho institucional, sendo que o profissional envolvido não tem responsabilidades éticas sobre o sigilo dessas informações.
( ) Deve ser livre e irrestrito, ou seja, nenhuma informação deve ser protegida ou ter seu acesso negado.
Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:- Aa) F, F, F.
- Bb) F, V, F.
- Cc) F, F, V.
- Dd) V, F, F.
- Ee) V, V, V.
2727- Considere o trecho da notícia publicada pelo Jornal Estadão:
Este é o segundo vazamento de resultados de exames de Marisa Letícia em redes sociais. Na semana passada, o hospital Assunção, em São Bernardo do Campo, onde a ex-primeira-dama recebeu o primeiro atendimento depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), afastou preventivamente todos os profissionais que participaram do procedimento e abriu sindicância para apurar a divulgação de vídeo e foto da tomografia à qual ela foi submetida (ESTADÃO, 02/02/2017). Com relação ao tema, leia o trecho abaixo: A prática descrita pelo jornal como “vazamento” diz respeito ao acesso não autorizado de uma informação hospitalar. Essa prática ocorre a partir de uma _____________ e é interpretada como ___________e _____________.
Assinale a alternativa cujas palavras completam as lacunas acima:- Aa) Falha na segurança; legal; ética.
- Bb) Falha na confiabilidade; ilegal; antiética.
- Cc) Falha na segurança; legal; antiética.
- Dd) Falha na confiabilidade; legal; ética.
- Ee) Falha na segurança: ilegal; antiética.
2828- Assinale a alternativa que contém a definição de informações sensíveis:
- Aa) Aquelas cuja utilização é potencialmente discriminatória ou particularmente lesiva, apresentando maiores riscos que a média, para o indivíduo e até mesmo para a coletividade.
- Bb) Toda a informação armazenada em um sistema de informação.
- Cc) Aquelas cujo acesso é permitido livremente, como as informações do portal da transparência.
- Dd) Toda a informação de cunho pessoal.
- Ee) Informações genéricas sobre a instituição de saúde.
2929- Considere as afirmações acerca da qualidade no uso de sistemas de informação:
I – O conceito de qualidade em uso é definido a partir de quatro atributos principais: eficácia, produtividade, segurança e satisfação.
II - Eficácia é a capacidade de contentar os usuários.
III – Segurança é a capacidade de cumprir metas específicas com acurácia e completitude.
IV – Produtividade é a capacidade de permitir o emprego de quantidade apropriada de recursos em relação à eficácia obtida.
Assinale a alternativa que contém apenas afirmações CORRETAS- Aa) I.
- Bb) I e III.
- Cc) I, IV.
- Dd) I, III, IV.
- Ee) I, II, III, IV.
3030 - Analise o trecho exposto abaixo:
Uma ____________ será efetiva quando reconhece ________________ de um sistema, protegendo-os contra ______________. Essa proteção garante a privacidade e sigilo das informações armazenadas no software. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta as palavras que completam a lacuna CORRETAMENTE:- Aa) Medida defensiva; vulnerabilidades do sistema; ameaças.
- Bb) Medida defensiva; vulnerabilidades do sistema; ataques.
- Cc) Medida defensiva; ataque; ameaças.
- Dd) Ameaças; medida defensiva; ataques.
- Ee) Ameaças; vulnerabilidades do sistema; medida defensiva.
3131 Considere os elementos expostos abaixo:
I) Nível de excelência profissional. I
I) Uso de recursos.
III) Risco ao usuário.
IV) Grau de aceitação dos clientes.
V) Efeito à saúde.
Assinale a alternativa que contém o termo conceituado por esses elementos:- Aa) Tomada de decisão.
- Bb) Qualidade do serviço.
- Cc) Gestão da informação.
- Dd) Auditoria.
- Ee) Inspeção.
3232- Julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as proposições abaixo acerca da evolução da gestão da qualidade proposto por Galvin (2002):
( ) São identificados cinco períodos durante a evolução da qualidade.
( ) O primeiro período histórico a partir do qual a qualidade passou a ser pensada foi o pós-guerra mundial, período chamado de Garantia da Qualidade.
( ) Na última era de evolução da qualidade, compreendida até a atualidade, a satisfação final do consumidor foi agregada ao conceito de qualidade vigente.
Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:- Aa) F, F, F.
- Bb) F, V, F.
- Cc) F, F, V.
- Dd) V, F, F.
- Ee) V, V, V.
3333- Leia atentamente o trecho da notícia publicada no portal de notícias G1 em abril de 2017:
O HSPM foi alvo de uma auditoria que durou três meses. Um dos focos do trabalho foi um contrato de 2013, celebrado entre o hospital e a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), que também presta serviços a outras dezenas de unidades de saúde em São Paulo, Bahia e Goiás, e faz, em média, 4,5 milhões de exames por ano (G1, 04/04/2017. Disponível em: <http:// g1.globo.com/sao-paulo/noticia/auditoria-da-cgm-aponta-superfaturamento-no-hospital-do-servidor-publico-municipal.ghtml>. Acesso em: 23 abr. 2017).
Identifique o tipo, com relação à modalidade, de auditoria expressa na notícia:- Aa) Auditoria prospectiva.
- Bb) Auditoria concorrente.
- Cc) Auditoria retrospectiva.
- Dd) Auditoria de observação de documentos.
- Ee) Auditoria de análise de documentos.
3434- Leia atentamente o trecho da notícia publicada pelo portal de notícias G1 em setembro de 2016:
Uma ação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e uma auditoria da Secretaria Estadual de Saúde confirmaram irregularidades no Hospital (...) Profissionais que trabalharam no hospital confirmaram ao MP que doenças foram diagnosticadas sem a realização de exames. Ainda segundo o MP houve desvio de medicamentos e cobrança de pacientes atendidos pelo SUS. O prejuízo é de R$ 116 mil (G1, 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/09/auditoria-confirma-fraudes-em-hospital-do-oeste-de-sc-diz-mp. html>. Acesso em: 23 abr. 2017). A reportagem ainda notifica que as medidas legais cabíveis foram aplicadas pelo Ministério Público. Em posse dessas informações, assinale a alternativa que contém as melhores condutas a serem tomadas pelo hospital:- Aa) Apenas punir severamente todos os trabalhadores envolvidos. Caso não consiga ser realizada a identificação de todos os profissionais envolvidos, a punição deve ser estendida a todos os trabalhadores que atuavam no hospital durante o período da fraude.
- Bb) Identificar as possíveis lacunas que contribuíram para a ocorrência dessa fraude, buscando contribuir para a formação ética dos trabalhadores de saúde e evitar situações semelhantes em eventos futuros.
- Cc) Nenhuma medida deve ser tomada, pois infelizmente o erro já aconteceu.
- Dd) Nenhuma medida deve ser tomada, pois o Ministério Público já fez tudo o que podia ser feito.
- Ee) Nenhuma medida deve ser tomada, a exposição dessa fraude na mídia já contribuiu negativamente para a reputação do hospital. O melhor a fazer é ignorar a situação.
3535- Considere as proposições acerca da gestão da informação na gestão da qualidade, segundo a Organização Nacional de Acreditação (ONA):
I - A utilização de sistemas de informação é facultativa na avaliação da qualidade hospitalar visando a acreditação hospitalar.
II - A preocupação com a gestão da informação deve ocorrer apenas no nível um de acreditação.
III - É indispensável a utilização de um sistema de informação institucional para os serviços que queiram alcançar o mais alto nível de acreditação hospitalar.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmações CORRETAS:- Aa) I.
- Bb) III.
- Cc) I e II.
- Dd) I e III.
- Ee) I, II, III.
3636- Leia e analise as afirmações abaixo:
( ) A tendência de comercialização eletrônica originou-se a partir do avanço dos sistemas informatizados em associação com a competitividade empresarial.
( ) A tendência de uso do comércio eletrônico surgiu na área da saúde. ( ) O comércio eletrônico inter-relaciona organizações e potencializa parcerias.
Assinale a alternativa CORRETA:- Aa) F, F, F.
- Bb) F, V, V.
- Cc) V, V, V.
- Dd) V, F, F.
- Ee) V, F, V.
3737- Qual das alternativas abaixo contém a definição completa de e-commerce?
- Aa) A compra de bens e serviços pela internet.
- Bb) As transações e pós-transações de atividades desempenhadas por compradores e vendedores por meio da Internet, em que há uma clara intenção de comprar e vender.
- Cc) Todas as atividades que utilizam ferramentas de aplicativos específicos para efetuar negócios.
- Dd) As atividades que incluem comércio eletrônico em associação às transações internas da organização.
- Ee) As atividades de comércio eletrônico, exceto as atividades de e-procurement.
3838- A disponibilização de internet banking pode ser compreendida como uma interação entre:
- Aa) Empresas e consumidores.
- Bb) Empresas e administração pública.
- Cc) Administração pública e empresas.
- Dd) Administração pública e administração pública.
- Ee) Consumidores e administração pública.
3939- Leia atentamente as proposições a seguir:
I – A comunicação, tanto interna quanto externa, é um fator determinante para o e-business, embora haja limitações, como a dependência de comunicação em tempo real. II – A comunicação da organização com o ambiente externo ocorre a partir da comunicação das várias estratégias: organizacionais, de e-business, funcionais e de sistemas de informação. III – A comunicação interna da organização é feita a partir do marketing, tanto tradicional quanto digital. Assinale a alternativa que contém somente as proposições CORRETAS:- Aa) I.
- Bb) II.
- Cc) III.
- Dd) I e II.
- Ee) II e III.
40Analise o trecho abaixo:
A área da saúde tem se mostrado promissora para o e-business brasileiro, sendo o ramo ___________ o nicho que mais se destaca. Ademais, a ___________ é um exemplo de nicho voltado para os profissionais de saúde como público-alvo, enquanto a ___________ é um exemplo de nicho para os cidadãos em geral. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta as palavras adequadas às lacunas acima:- Aa) Educacional; educação continuada; venda de produtos hospitalares.
- Bb) Farmacêutico; venda de planos de saúde; venda de produtos hospitalares.
- Cc) Farmacêutico; educação continuada; venda de planos de saúde. .
- Dd) Gestor; educação continuada; venda de planos de saúde
- Ee) Gestor; venda de planos de saúde; venda de produtos hospitalares.
4141-Considere as afirmações sobre os principais sistemas de informação em saúde (SIS) do sistema único de saúde (SUS):
I - O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) dispõe de dados de mortalidade consolidados nacionalmente desde 1979.
II – A implantação de um SIS deve ser financiado de acordo com as normais de financiamento do SUS, ou seja, em tripartite (municipal, estadual e federal).
III - O Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) contém dados sobre a gravidez, parto e condições da criança ao nascer.
Assinale a alternativa que contém todas as proposições CORRETAS:- Aa)
I. - Bb)
II. - Cc)
III. - Dd)
I e II. - Ee)
I, II e III
- Aa)
4242- Acerca da primeira fase histórica para o progresso de software descritas por Valle et al (2010) é correto afirmar que:
- Aa)
Iniciou-se nos anos 1960 com a implementação de sistemas complexos. - Bb)
Seu principal objetivo era a eficiência organizacional e a orientação dos sistemas passou a ser o fornecimento de informações. - Cc)
É a fase marcada pela implementação dos sistemas de informação estratégicos. - Dd)
Finalizou-se nos anos 1970 a partir da criação de softwares que passaram a integrar módulos complementares estrategicamente - Ee)
Surgiu com o início do processamento de dados, sendo os sistemas simples e sem sistematização técnica.
- Aa)
4343- Assinale a alternativa que contém a comparação correta entre a comunicação no marketing:
- Aa)
Tanto no marketing tradicional quanto no digital, um anúncio fala por todos, não precisando de segmentação do público alvo. - Bb)
No marketing tradicional, o anúncio deixa de falar por todos como no marketing digita,l e passa a ser mais individualizado por grupos de interesse. - Cc)
No marketing digital, ao contrário do marketing tradicional, identificar o público alvo é imprescindível. - Dd)
No marketing tradicional, ao contrário do marketing digital, identificar o público alvo é imprescindível. - Ee)
Tanto no marketing tradicional quanto no digital, um anúncio nunca falará por todos, sempre precisando de segmentação do público alvo.
- Aa)
4444- Fonte: (ADAMS, 2005. Disponível em: < www.dilbert.com>> Acesso em: 27 abr. 2017).
Com base na síntese da tirinha, assinale a alternativa CORRETA:
- Aa)
O personagem de gravata não pode ser um trabalhador da organização, pois não conhece as metas do plano estratégico. - Bb)
A fala no último quadrinho demonstra que as metas não fazem parte do plano estratégico. - Cc)
A fala no último quadrinho demonstra que o trabalhador de gravata é o gestor da organização. - Dd)
A situação descrita na tirinha reflete criticamente sobre a falta de comunicação entre o planejamento estratégico e o processo de trabalho. - Ee)
A fala no último quadrinho demonstra a pro-atividade do personagem de gravata em conhecer conceitos que vão além do que é obrigatório para seu exercício profissional.
- Aa)
4545- Assinale a alternativa que relaciona corretamente os critérios que compõem as relações entre os mercados digitais às suas extensões:
- Aa)
Duração da colaboração: vertical ou horizontal. - Bb)
Foco na cadeira de valor: dinâmica ou estável. - Cc)
Diferenciação de papéis: focal ou vários fotos - Dd)
Estabilidade da rede: estratégica ou pontual. - Ee)
Natureza do acordo: dinâmica ou estável.
- Aa)
4646- Assinale a alternativa que ilustra a aplicação do marketing digital:
- Aa)
Panfleto de promoções da semana distribuído no hipermercado Extra. - Bb)
Um outdoor promocional da nova coleção da grife de roupas Cavaleira. - Cc)
Cartão fidelidade da cafeteria Starbucks com descontos nas compras. - Dd)
Propaganda no site da livraria Saraiva sobre o Black Friday. - Ee)
Uma propaganda do McDonalds em uma revista.
- Aa)
4747-7)
Considere as proposições a seguir acerca da gestão da informação e da gestão da qualidade:
I – Em ambas as gestões um objeto de trabalho é a informação.
II – Os sistemas de informação contribuem para a busca de qualidade através da composição de taxas e indicadores de saúde.
III – Os sistemas de informação contribuem para o acesso mais rápido e fácil das informações, dificultando o processo de auditoria.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmações CORRETAS:- Aa)
I. - Bb)
II. - Cc)
III. - Dd)
I e II. - Ee)
II e III.
- Aa)
4848- A ISO/IEC 9126-1, de 2003, por exemplo, é composta por quatro atributos principais para a avaliação da qualidade em uso. Acerca destes atributos, assinale a alternativa que define corretamente o atributo segurança:
- Aa)
É o atributo que permite que metas especificas sejam alcançadas. - Bb)
É o atributo que permite o emprego de quantidade apropriada de recursos para que uma meta seja alcançada. - Cc)
É o atributo que permite a apresentação de níveis aceitáveis de risco. - Dd)
É o atributo que permite a satisfação do usuário. - Ee)
É o atributo que permite evitar falhas decorrentes de defeitos do software.
- Aa)
4949- Julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as proposições sobre o conceito de qualidade da informação:
( ) É um conceito objetivo, mensurável e analítico.
( ) Refere-se principalmente à noção de excelência, ou seja, à percepção que algo positivo deve ser alcançado no trabalho com a informação.
( ) Para compreender a concepção de qualidade da informação é preciso identificar os padrões de referência de qualidade para sistematizar a avaliação.- Aa)
V, V, V. - Bb)
F, V, V. - Cc)
V, F, V - Dd)
V, V, F - Ee)
F, F, F
- Aa)
5050-Associe os conceitos com seus respectivos exemplos:
a)Variáveis de cenário.
b)Variáveis de atores.
c)Variáveis de planejamento de intervenção.
1) Recursos.
2) Impactos sociais da implementação deste sistema de informação.
3) Apoio da alta gerência.- Aa)
A1; B2; C3. - Bb)
A3; B2; C1. - Cc)
A2; B3; C1. - Dd)
A1; B3; C2. - Ee)
A2; B1; C3.
- Aa)
Información
- Descripción
- prova janeiro 2018
- Idioma
- Português
- Visitas
- 153
- Etiquetas
- Valoración
- Aún sin valoraciones Valora este test