Como estudar melhor?

Description

O flash card traz dicas de como estudar melhor. Mais dicas acesse http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/13-dicas-se-concentrar-hora-estudos-682308.shtml
Profa. Claudia Coutinho
Flashcards by Profa. Claudia Coutinho, updated more than 1 year ago
Profa. Claudia Coutinho
Created by Profa. Claudia Coutinho about 9 years ago
482
7

Resource summary

Question Answer
Na hora de estudar um conteúdo, você apenas lê, ou escreve também? Segundo o professor e autor de livros com dicas para estudos Pierluigi Piazzi, é importante estudar escrevendo, e não só lendo. "Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente", explica ele.
O que é melhor? Escrever à mão ou digitar? Pesquisas já mostraram que os alunos que escrevem aprendem mais do que quem só digita. "Você tem movimentos totalmente distintos para escrever cada letra a mão, mas isso não existe quando você está digitando. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita", diz o professor.
Como saber o que vale a pena colocar no papel? Faça resumos, fichamentos e esquemas da matéria. Mas nada de ficar copiando todo o conteúdo dos livros. Para saber o que vale escrever, faça de conta que você está preparando uma cola para uma prova. Por ter pouco espaço e pouco tempo para consulta-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. É disso que você precisa quando for estudar.
E os aparelhos eletrônicos, o que fazer? Na hora de estudar, nada de deixar o celular por perto avisando você de cada notificação no Facebook ou do WhatApp. E nem caia na tentação de abrir o Facebook só por "dois minutinhos". Esses dois minutinhos sempre se estendem e acabam com toda a sua concentração. Reserve um tempinho do seu dia só para as redes sociais e faça isso virar rotina para que se acostume a checá-la apenas nesse tempo específico.
É melhor estudar ouvindo música? Não é proibido estudar ouvindo música - há quem precise dela para se concentrar. Mas evite ouvir músicas em idiomas que você entenda - isso pode fazer com que você desvie sua atenção para a letra e esqueça a matéria.
Show full summary Hide full summary

Similar

Macetes para Fórmulas de Física
Marina Faria
Temas mais cobrados em Física
Marina Faria
5 passos para organizar e monitorar o desempenho nos estudos
Alessandra S.
Nutrição para o Cérebro e a Memória
Joana Meira
Aprenda português brincando
Luís Fernando Olivei
10 Dicas de Como Estudar Online
GoConqr suporte .
5 Ferramentas de Estudo para Melhorar sua Aprendizagem
GoConqr suporte .
5 Ferramentas de Estudo para Melhorar sua Aprendizagem -Vestibular e Enem
GoConqr suporte .
Horarios
Rebecca Ferreira
5 passos para organizar e monitorar o desempenho nos estudos
GoConqr suporte .
Flashcards noções de informática para concurso
OSVALDO TUON