Sin título
Diapositivas del conjunto (4)
-
- Para contar uma história com sentido, são necessárias algumas palavras. Observe abaixo as que estão destacadas. Essas palavras ajudam a dar continuidade ao texto.
- Pinote
- "Pinote era o menino mais fraquinho da turma. Mas derrubou Janjão, o fortão.
- Um dia, turma resolveu brincar de Rei dos Piratas. Está claro que o Rei era o Janjão, como sempre, aproveitou para abusar: Jogou Pedras no veludo e obrigou os piratas a jogarem também, passou rasteiras nas galinhas e só parou quando o galo tomou uma providência, bicando-o com bastante força. Então Janjão agarrou o galo pelo pescoço e deu ordem aos piratas:
- - Prendam esse criminoso!
-
- 1. Complete os espaços da narrativa com as palavras escritas abaixo.
- Numa bela tarde - Então - quando - e - de repente
- _________________ os meninos decidiram dar uma lição em Janjão. Combinaram um encontro na pracinha. _______________
- esperaram por ele escondidos para pregar-lhe um grande susto. ______________________, Janjão chegou, não encontrou ninguém, ficou chateado pensando que naõ tinha mais nenhum amigo _____________________, todos apareceram __________________ fizeram as pazes com Janjão.
- 2. No trecho: "Foi Então que reparou em Pinote e viu que Pinote não estava rindo." A palavra e destacada:
- ( ) acrescenta uma informação ( ) termina a frase.
-
- 3. Reescreva o trecho abaixo substituindo e pelas palavras e expressões abaixo.
- depois - mas - além disso
- Ficou passeando de bicicleta e não deixou ninguém dar uma voltinha, mandou invadir o pomar de Seu Manoel e não deixou ninguém comer nada, comeu todas as frutas sozinho e jogou as casas em cima dos piratas.
- __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- 4. Os pronomes no texto funcionam para dar seguimento às ideias, evitando repetições. Indique em cada questão o referente dos pronomes destacados.
- a. "Janjão só parou quando o galo tomou uma providência, bicando - o com bastante força." A palavra destacada se refere a:
- ( ) Janjão ( ) galo ( ) Providência ( ) força
- b. "Avançou na bicicleta da Juju e, quando a Juju reagiu, obrigou todo o mundo a lutar com ela."
- ( ) bicicleta ( ) Juju ( ) Janjão ( ) todo mundo
- c. "E se lembrou que Pinote não tinha obedecido a nenhuma de suas ordens."
- ( ) ordens de Pinote ( ) ordens de Janjão
- d. "- Pois diga ao seu pensamento que ele tem que achar graça nas minhas piadas!"
- ( ) pensamento de Janjão- piada de Pinote ( ) Pensamento de pinote - piadas de Janjão
-
- 5. Crie outro diálogo para Janjão e Pinote e preencha os balões de fala. Lembre-se: em história em quadrinhos as falas são escritas em caixa alta, ou seja, com todas as letras maiúsculas.
Información
- Descripción
- Diapositivas sobre Sin título, creado por Isaía Valdomiro de Souza Souza el 20/05/2020.
- Creado por
- Isaía Valdomiro de Souza Souza · may 2020
- Actualizado
- 20 may 2020
- Visitas
- 0
- Valoración