Membrana plasmática

Description

Membrana plasmática
avila.nathan
Flashcards by avila.nathan, updated more than 1 year ago
avila.nathan
Created by avila.nathan almost 10 years ago
222
14

Resource summary

Question Answer
Teoria Celular Postulada por Mathias Schleiden e Theodor Schwann, segundo essa teoria, todos os seres vivos são contituídos de célular, e é dentro delas que as atividades metabólicas do organismo acontecem
Evolução da Microscopia Graças a isso, estruturas celulares foram descobertas e possibilitaram o estudo mais aprofundado da unidade básica de todos os seres vivos. Foi possível detectar diferentes tipos e funções das células, promoveram o avanço na detecção precoce de doenças.
Autoria do Primeiro Microscópio Tudo indica que foi de autoria de Zacharias Jansen. Ele associou duas lentes de vidro apoiadas nas extremidades de um tubo e observou que juntas, elas ampliavam objetos. Entretanto, a descoberta microscópica é atribuída a outro holandês, Leeuwenhoek.
Tipos de microscópios Microscópio Composto - São constituídos de pelo menos 2 lentes, mais tarde sendo encorporado um tripé. Foi tão importante que mais tarde apenas aprimoraram os mecanismos de sustentação e estabilização.
Tipos de microscópios - 2 Século XIX - Foi criado o microscópio óptico, usando espelhos curvos para melhorar a capacidade de foco e visibilidade. Corantes começaram a ser usados para aumentar o contraste entre as estruturas celulares observadas.
Ernest Ruska e o microscópio Desenvolveu o microscópio eletrônico de transmissão , capaz de aumentar o objeto em 100 mil vezes. Permitiu observar estruturas celulares internas. Usava a emissão de feixes de elétrons, a imagem era transmitida em uma tela.
Microscópio eletrônico de transmissão É possível visualizar estruturas internas de células ou de materiais muito pequenos. Muito utilizado por virologistas e oncologistas.
Microscópio eletrônico de varredura Permite visualizar estruturas externas das células e de outros materiais em até 300 mil vezes. Não é necessário seccionar a amostra, o que torna possível obter uma imagem com aspecto tridimensional.
Unidades de medidas microscópicas Para facilitar a identificação desses minúsculos organismos foram criadas unidades de medida específicas para mensurar seres observados em escala microscópica. O micrômetro e o nanômetro.
Membrana plasmática Ela é responsável pela delimitação e proteção da célula, além de controlar a entrada e saída de substâncias. Essa estrutura celular é de grande importância para os seres vivos, pois atua diretamente no funcionamento das menores estruturas do corpo e, consequentemente nas funções vitais do organismo.
Modelo do mosaico fluido Proposto por Singer e Nicholson em 1972, apresenta em sua composição um mosaico constituído de substâncias orgânicas : lipídios e proteínas, essas comportam-se com fluidez ao movimentar suas estruturas, proporcionando flexibilidade às células.
Lipídios Fosfolipídios, apresentam em sua estrutura uma porção hidrofóbica, denominada cauda e uma porção hidrofílica, denominada cabeça.
Bicamada lipídica A bicamada lipídica determina o formato das células e protege a integridade celular, visto que tanto dentro quanto fora da célula há água. Porções hidrofóbicas voltadas para dentro e hidrofílicas para fora.
Proteínas na membrana plasmática São responsáveis pelo funcionamento da membrana. Elas realizam o transporte de substâncias de dentro para fora e de fora para dentro da célula(Proteínas transportadoras). Auxiliam no reconhecimento das substâncias entre as células(Proteínas receptoras)
Proteínas integrais e periféricas Integrais: atravessam a bicamada lipídica e auxiliam no transporte de substâncias. Proteínas periféricas: Localizadas fora da membrana, porém unidas a ela por ligações moleculares fracas, como as ligações de hidrogênios.
Permeabilidade seletiva, a saída e entrada de substâncias. A integração dos vários tipos de proteínas torna a membrana capaz de ser permeável e seletiva, por meio dessa propriedade a membrana controla a entrada e saída de substâncias.
Carboidratos e o glicocálice Estão majoritariamente associados às proteínas e lipídios, formando glicoproteínas e glicolipídios. O glicocálice é uma camada delgada externa à membrana plasmática de animais e protozoários que é responsável pelo reconhecimento dos diferentes tipos de células.
Movimento Podemos nos mover graças a membrana plasmática, que proporciona flexibilidade, por meio dessa estrutura podemos correr, nadar, andar, sem que o nosso corpo rompa suas estruturas
Absorção das células - Microvilosidades Microvilosidades são expansões semelhantes a dedos de luvas, que aumentam superfície de absorção. Existem na mucosa intestinal e nos tubos renais (rins).
Interdigitações Conjunto de saliências e reentrâncias nas membranas de células vizinhas, que se encaixam aumentando a superfície e facilitando as trocas entre elas, são observadas nas células dos tubos renais.
Transporte Passivo É o transporte realizado sem gasto de energia, nesse processo algumas moléculas podem atravessar a membrana espontaneamente. O transporte dessas moléculas se deve às diferenças de concentração existentes entre os meios interno e externo da célula. O transporte passivo ocorre a favor de um gradiente de concentração. As substâncias movem-se de uma região onde estão muito concentradas para uma onde estão menos concentradas
A água no transporte passivo A água atua como solvente das substâncias que iram entrar e sair da célula.
Solução Hipotônica, isotônica e hipertônica. Hipotônica - pobre em soluto, rica em solvente. Isotônica - concentrações iguais de soluto e solvente. Hipertônica - rica em soluto e pobre em solvente
Formas do transporte passivo - Difusão simples, difusão facilitada e osmose. Nos referimos a difusão quando tratamos do transporte de solutos e osmose quando nos referimos ao transporte de solventes.
Gradiente de concentração É a diferença de concentração entre os dois lados da membrana plasmática.
Difusão simples Ocorre do local de maior concentração para o de menor concentração, a favor de um gradiente de concentração. Ex: difusão do oxigênio do sangue para os tecidos.
Difusão facilitada Permite o transporte de moléculas maiores como aminoácidos, monossacarídeos, etc, que não conseguem atravessar a bicamada lipídica, querem proteínas transportadoras para facilitarem sua passagem.
Osmose Transporte de solvente através de uma membrana semipermeável, saindo o solvente do local de menor concentração em soluto para o local de maior concentração em soluto.
Transporte Ativo É o transporte com gasto energético, nem sempre é a favor de um gradiente, ou seja, pode ser contra um gradiente, contra a passagem de soluto do meio hipotônico para o meio hipertônico. Ex: Bomba de sódio e potássio.
Bomba de sódio e potássio Acontece quando íons como o sódio e potássio tem que atravessar a membrana contra um gradiente de concentração. A concentração de sódio e potássio dentro e fora da célula é diferente, na maioria das vezes a concentração de sódio é mais baixa dentro da célula do que fora.
Endocitose - Fagocitose e Pinocitose Endocitoses ocorrem através de incorporação de partículas à célula. Esse processo pode ser dividido em fagocitose(partículas sólidas) e pinocitose(partículas líquidas).
Fagocitose Consiste na captura de moléculas e outras partículas sólidas por meio da emissão de pseudópodes. A partícula ou molécula será englobada pela membrana e então será levada para o interior da célula. Após a fagocitose ocorre a formação de uma bolsa denominada de fagossomo.
Pinocitose Ocorre quando a partícula a ser englobada é muito pequena, estando dissolvida em água. Após a partícula estar no interior da célula são formados os pinossomos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Ecologia I
kyungsos
Reino Monera
nathaliaires
Mitose
Igor -
Vitaminas
Júlia Figueiredo