Roma Republicana : GUERRAS

Description

Flashcards que apresentam as guerras nas quais Roma se envolveu no período republicano.
Arthur Rocha
Flashcards by Arthur Rocha, updated more than 1 year ago
Arthur Rocha
Created by Arthur Rocha over 6 years ago
50
0

Resource summary

Question Answer
GUERRAS PÚNICAS Foram uma série de três conflitos militares entre Roma e Cartago que ocorreram entre os anos de 264 a.C. a 146 a.C. ganharam este nome porque os romanos chamavam os cartaginenses de púnicos.
1ª GUERRA PÚNICA Ocorreu entre os anos de 264 a.C e 241 a.C. No início foram batalhas terrestres no Norte da África e ilha da Sicília. Na segunda etapa, caracterizou-se por conflitos navais. Roma saiu vitoriosa, conquistando a Sicília, Sardenha e Córsega.
2ª GUERRA PÚNICA Ocorreu entre os anos de 218 a.C a 201 a.C. É a mais conhecida da História em função da estratégia do líder militar cartaginês Aníbal. Cruzando os Alpes, Aníbal comandou o exército cartaginês com grande quantidade de soldados e elefantes. Embora tivessem obtido sucesso em várias batalhas iniciais, Cartago saiu derrotada quando Roma resolveu atacar o território cartaginês, forçando Aníbal a retornar para proteger sua terra. Foi durante a Segunda Guerra Púnica que os romanos conquistaram a Península Ibérica.
3ª GUERRA PÚNICA Ocorreu entre os anos de 149 a.C e 146 a.C. A última etapa das guerras decretou a vitória romana sobre os cartagineses. Cartago foi totalmente destruída por Roma, que conquistou o domínio sobre o Mar Mediterrâneo, fato de grande importância para a formação do futuro Império Romano.
CONSEQUÊNCIAS Com a vitória definitiva nessa guerra, Roma transformou-se na maior potência política, militar e econômica da Antiguidade. Além disso, o Mar Mediterrâneo passou a ser chamado pelos romanos de "mare nostrum" ( mar nosso ).
GUERRAS MACEDÔNICAS As Guerras Macedônicas foram, semelhante às Guerras Púnicas, uma série de três conflitos militares entre Roma e Macedônia. E com a vitória de Roma, a Macedônia foi dividida em quatro repúblicas em 148 .C., todas sobre o domínio romano.
1ª GUERRA MACEDÔNICA A primeira guerra da macedônica, ocorrida entre 211 - 205 a.C., Filipe V enfrentou a oposição de uma aliança entre Roma, Etólia e Pérgamo. Porém, como Roma estava envolvida com a Segunda Guerra Púnica, Felipe V obrigou a Etólia a aceitar os termos como sua aliada, na tentativa de enfraquecer a aliança e derrotar Roma. A primeira guerra terminou rapidamente, por causa do envolvimento de Roma com as Guerras Púnicas.
2ª GUERRA MACEDÔNICA A segunda guerra macedônica aconteceu no ano de 200 a.C, quando Roma exigiu que os macedônicos se retirassem completamente da Grécia. Filipe V aceitou em parte, pois queria continuar mantendo o poder sobre algumas cidades gregas, fato que não foi aceito pelos gregos. Filipe V foi definitivamente derrotado em Cinoscéfalos em 197 a.C..
3ª GUERRA MACEDÔNICA No ano de 179 a.C., Perseu, filho de Filipe V, subiu ao trono, dando início a uma bem-sucedida política de influências e boas relações com a Grécia. Ao contrário de seu pai, que via os gregos como inferiores, ele possuía um contato muito próximo com a Grécia e com isso obtinha vantagens. Isso acabou gerando grande preocupação em Roma, dando início assim, a Terceira Guerra Macedônica, esta também com vitória romana, em Pidna no ano 168 a.C.
GUERRAS DA GÁLIA São a série de campanhas de Júlio César iniciadas em abril de 58 a.C. e finalizadas durante a primavera de 52 a.C., quando, após um cerco de dois meses, César apoderou-se de Alésia e aprisionou Vercingetórix, líder dos Gauleses. Estas campanhas permitiram estabelecer o domínio romano sobre a Europa a oeste do rio Reno (Gália Transalpina).
Show full summary Hide full summary

Similar

A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
Roma Antiga
Professor Junior
Roma Antiga
Ighor Ferreira
II Guerra Mundial
GoConqr suporte .
II GUERRA MUNDIAL
Luis Augusto Oliveira
Primeira Guerra Mundial.
Yasmin Padovan
História da China
Vitor Gomes
A Segunda Guerra mundial (1939-1945)
Elian Caldeira
História do Mundo
Raíza Da Cunha
Holocausto
carol.nhack