A Segunda Guerra mundial (1939-1945)

Description

A Segunda Guerra mundial (1939-1945)
Elian Caldeira
Mind Map by Elian Caldeira, updated more than 1 year ago
Elian Caldeira
Created by Elian Caldeira over 9 years ago
1036
6

Resource summary

A Segunda Guerra mundial (1939-1945)
  1. Introdução: Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia. Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas.
    1. O início: O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).
      1. Final e ConsequênciasEste importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
        1. Guerra fria: Divisão do mundo entre bloco capitalista liderado pelos EUA, e bloco socialista liderado pela URSS ). A guerra fria teve início após o término da II Guerra Mundial e foi na verdade uma luta de nervos, ninguém queria luta armada, pois as grandes potências (URSS e EUA) caso entrassem em guerra teriam capacidade para acabar com o mundo porque essa guerra culminaria em uma guerra atômica e creio que nem teria tempo de existir III GM, pois o mundo seria destruído antes. Ao mesmo tempo em que não queriam guerra, ambos os lados lutavam um para o avanço socialista e o outro para o fim do socialismo e domínio capitalista. O grande símbolo da guerra fria foi o muro de Berlim.
    2. - O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.
      1. - Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.
        1. - De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas.
          1. - O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.
            1. Elian Caldeira e Rildo Luciano
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Períodos da História do Brasil
              GoConqr suporte .
              II Guerra Mundial
              GoConqr suporte .
              II GUERRA MUNDIAL
              Luis Augusto Oliveira
              Primeira Guerra Mundial.
              Yasmin Padovan
              História da China
              Vitor Gomes
              PERIODO DE ENTREGUERRAS
              Ana Jabour
              Holocausto
              carol.nhack
              NAZISMO ALEMÃO
              jaanainavieiraa
              Crise de 1929
              Vitor Ribeiro
              II Guerra Mundial
              Alessandra S.
              II Guerra Mundial
              GoConqr suporte .