422017 Gestão de Pessoas

Description

Quarto semestre, segundo bimestre, ano 2017
Lucas Marques
Flashcards by Lucas Marques, updated more than 1 year ago
Lucas Marques
Created by Lucas Marques over 6 years ago
9
0

Resource summary

Question Answer
Para que serve o planejamento estratégico? Ter um bom planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio de sucesso. É ele que ajuda a definir quais os próximos passos que serão dados e o que precisa ser feito para que a empresa continue crescendo no ritmo desejado.
Qual o resultado que se espera de um processo de seletivo? Efetuar uma contratação com qualidade, o que faz toda a diferença para o negócio.
Na era da informação, o capital financeiro deixa de ser o centro das atenções, cedendo lugar à que? Ao capital intelectual.
Na era da informação a organização é ágil e flexível, mais simples e inovadora, e apresenta o que? Apresenta grande capacidade de processar informações.
Qual instrumento de investigação algumas empresas vem usando para identificar causas e consequências de rotatividades? Entrevista de desligamento.
A cultura organizacional é uma estratégia para que resultados sejam alcançados, impactando diretamente à que? Ao clima organizacional.
Qual proveito temos com o feedback no processo de desenvolvimento no ambiente de trabalho? Aproveitamos o relacionamento interpessoal como oportunidade de desenvolvimento.
O que conceitua clima organizacional? Percepção, satisfação e cultura.
O que é o processo de integração? É uma espécie de cerimônia e aculturamento às práticas e filosofias predominantes na organização e um conjunto de ações com o objetivo de fazer com que os funcionários, novos e antigos, identifiquem-se mais rapidamente com a empresa.
Os programas de integração representam uma forma da empresa socializar informações e pessoas, aumentando à que? A possibilidade de melhor adaptação do novo funcionários.
De quais formas podemos aplicar o programa de integração? Há várias formas de se realizar o programa, incluindo palestras, jogos, apresentações e visitação à empresa e em alguns casos até mesmo visita a fornecedores e clientes.
Qual o benefício do processo de seleção interno? Mais engajamento.
Qual o benefício do processo de seleção externo? Mais opções.
Qual a melhor maneira para manter os funcionários motivados? Através de uma boa cultura organizacional.
Qual competência não deve ser desvalorizada em um futuro digital, computadorizado e robotizado? A criatividade.
Qual a competência necessária para integrar pessoas à cultura da empresa? A liderança.
Qual a melhor geração para as empresas? Não é a geração X, nem Y, nem Z e sim a geração focada no futuro.
Quais são os 5 passos para esboçar uma PCO (Pesquisa de Clima Organizacional)? Alinhamento, Definição, Essência, Dimensões e Divulgação.
O que é Gestão de Pessoas? É a função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.
O que é gestão de Pessoas segundo Fisher? É a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho.
Como se estrutura a gestão de pessoas? Definindo princípios, estratégias, políticas e práticas ou processos de gestão.
O que visa a Gestão de Pessoas? A cooperação das pessoas.
Como foram chamadas as áreas durante a evolução da gestão de pessoas? Era clássica, era neoclássica e era da informação.
Quais são os subsistemas da Gestão de Pessoas? Subsistema de Provisão (Suprir), Aplicação, Manutenção, Desenvolvimento, Monitoração. Sendo todos eles inter-relacionados.
O que é o subsistema de provisão? Ele supri a organização de talentos, buscando pessoas para trabalhar naquela empresa.
O que é o subsistema de aplicação? Significa aplicar o trabalho delimitando o que as pessoas farão naquela empresa.
O que é o subsistema de manutenção? Manter as pessoas trabalhando na empresa através da satisfação.
O que é o subsistema de desenvolvimento? Aborda todas as práticas que vão preparar, desenvolver e capacitar o trabalhador no exercício do seu cargo e pra que ele claro, possa crescer e se aprimorar dentro da empresa.
O que é o subsistema de monitoração? Como saber o que as pessoas fazem naquela organização? Para isso controlamos os processos e tarefas.
A gestão de pessoas é exercida somente pelo profissional de RH e pelo gestor de pessoas? A gestão de pessoas é exercida por todos os gestores de todas as áreas da empresa que estão dentro da organização.
Qual o papel do gestor de pessoas? ATRAIR o melhor colaborador pra dentro da organização. GERENCIAR o seu trabalho indicando pra essa pessoa o seu trabalho dentro da empresa. MANTER e fazer com que ele se sinta satisfeito dentro da sua função. DESENVOLVER e aprimorar as suas habilidades e tambpem ACOMPANHAR todas as informações que são geradas a partir do exercício do seu trabalho.
Qual a relação entre gestão e o mercado de trabalho? É muito importante que a gente se atualize e fique antenado com o mercado de trabalho.
O que é o mercado de trabalho? É constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecida pelas organizações. Baseado em termos de oferta e procura.
O que é o mercado de RH? É o mercado para gestores.
O que é maior, a procura ou a oferta de emprego? A procura.
Quais são as três etapas de um recrutamento? Pesquisa interna, pesquisa externa e tipo e técnicas para atrair pessoas.
O que é pesquisa interna? Busca suprir a necessidade de contratação de uma empresa através dos próprios funcionários.
O que é a pesquisa externa? Busca suprir a necessidade de contratação de uma empresa através de pessoas disponíveis no mercado, buscando isso nas fontes certas.
Quais são os 3 tipos de recrutamento? Recrutamento interno, externo e misto (interno e externo juntos).
Quais são as técnicas de recrutamento interno? Consulta em banco de dados interno, pedir indicações, cartazes em lugares estratégicos da empresa, etc.
Quais são as técnicas de recrutamento externo? Consulta dos arquivos dos candidatos (currículos), escolas e universidades, mídia (anúncios em jornais, rádio, TV e internet), etc.
O que compõe o subsistema de divisão? O recrutamento e a seleção.
Como fazer uma seleção? Comparar o que o cargo requer e o que os candidatos oferecem e escolher o(s) que mais se adequa(m).
Quais são os 4 passos clássicos de uma seleção? Entrevista de seleção, provas de conhecimento ou capacidade, testes psicológicos e técnicas de simulação.
Quais os principais pontos de um roteiro para entrevista de seleção? Dados pessoais do candidato, formação acadêmica, experiência profissional, características pessoais, expectativas para o futuro e outras questões pertinentes.
Como conduzir uma entrevista de seleção? Planeje antecipadamente a entrevista, crie um ambiente cordial, busque ficar atento também à comunicação não-verbal, anote, informe ao candidato os dados do cargo que ele está pleiteando e envolva o gerente responsável pela vaga.
O que é um cargo? Cargo é o conjunto de deveres, responsabilidades e requisitos que o torna distinto dos demais cargos da organização.
O que é uma descrição de cargo? É um documento do que o ocupando faz, como faz e porque faz.
O que é o CBO? É a classificação brasileira de ocupações (trabalhos) através de um catálogo.
Quais os tópicos da descrição do cargo? O que faz, quando faz, como faz, onde faz e porque faz.
O que é a análise de cargo? É a busca da informação a respeito do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que ele precisa para desempenhar o cargo adequadamente.
Quais são os requisitos da análise de cargo? São as competências técnicas (conhecimentos) e competências comportamentais (habilidades e capacidades).
Como a descrição e análise de cargo pode acompanhar as constantes mudanças de mercado? Os cargos devem ser constantemente descritos, analisados e redefinidos para acompanhar as mudanças na organização e no seu conteúdo.
O que é a avaliação de desempenho? É o ato de avaliar o desempenho do colaborador sobre metas e resultados, feito periodicamente.
Qual o objetivo da avaliação de desempenho? Aprimorar o desempenho dos colaboradores.
Qual o ciclo do processo de avaliação e desempenho? Primeiro a avaliação do melhor método a ser aplicado, depois o envolvimento das lideranças, depois a viabilização, a divulgação àqueles que serão avaliados e então a aplicação da avaliação.
O que é o Efeito Halo? É quando a pessoas que está avaliando se deixa levar pela amizade e não avalia o desempenho do colaborador.
O que é o efeito tendência central? Dar notas medianas para não se comprometer com os colaboradores, e isso é errado por não ser transparente para que eles possam realmente melhorar.
Show full summary Hide full summary

Similar

AS Pure Core 1 Maths (AQA)
jamesmikecampbell
IB SL Biology: Cells
mcgowan-w-10
Analysing Text
amberbob27
C2.1 Structure and Bonding
elzzie
GCSE CHEMISTRY UNIT 2 STRUCTURE AND BONDING
mustafizk
Nervous System
4everlakena
AQA AS Biology Unit 2 DNA and Meiosis
elliedee
GCSE REVISION TIMETABLE
nimraa422
Simple Present Tense (Test)
Onur Kalafat
DEV I Part II
d owen
Preparing for ACT Math section
Don Ferris